Lançado o Gnome 2.16!

Iniciado por Ubuntu Surfer, 06 de Setembro de 2006, 18:49

tópico anterior - próximo tópico

Ubuntu Surfer

Li no BR-Linux:

http://br-linux.org/linux/lancado_o_gnome_2.16

" O GNOME 2.16 é a versão mais recente do GNOME, um ambiente de trabalho popular e multi-plataforma para Linux™, UNIX™ e outras plataformas. Baseado em Software Livre e de Código Aberto, o GNOME fornece todas as ferramentas comuns que usuários de computadores esperam de um ambiente de computação, além se ser uma plataforma flexível e poderosa para desenvolvedores de software.

Algumas caractéristicas merecem destaque como efeitos 3D avançados; tema de ícones mais limpo; Cairo e Wanda; controle permissões de arquivos simplificado; entre outras.

GNOME (acrônimo para GNU Network Object Model Environment) é um ambiente gráfico desktop gratuito e livre para sistemas UNIX. É o ambiente desktop oficial do projeto GNU e incluído em muitas distribuições GNU/Linux e BSD. O projeto nasceu em Agosto de 1997 por Miguel de Icaza com o esforço de criar um ambiente desktop inteiramente livre para sistemas livres."

Alguém sabe informar qual a previsão de estar nos repositórios oficiais?

Kwezer

Cara, ultima vez que eu tentei instalar uma versão mais nova do Gnome "bugo" todo meu sistema...
Vou tentar dinovo, se der erro eu venho aqui e falo

pedropg

por enquanto td ok aqui...
cada dia mais o gnome se supera ( principalmente pelo seus lançamentos regulares )
" A dúvida é o preço que pagamos pela pureza, e é inútil ter certeza. "
( Jean Paul Sartre )

Kwezer

Citação de: pedropg online 06 de Setembro de 2006, 21:42
por enquanto td ok aqui...
cada dia mais o gnome se supera ( principalmente pelo seus lançamentos regulares )

Eu não consegui atualizar, como você fez para atualizar?
Usou o Garnome --não sei se é esse nome mesmo...mas se não for, deu pra entender O_O --?
Eu usei ele aqui e não funcionou.

pedropg

Estou com o Edgy, e com o Frugalware Linux aqui, e eles estão com quase todos os arquivos do 2.16.
" A dúvida é o preço que pagamos pela pureza, e é inútil ter certeza. "
( Jean Paul Sartre )

persechini

o edgy vai vir com o gnome 2.16?

galactus

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

jc87

CitarAlguém sabe informar qual a previsão de estar nos repositórios oficiais?

Nunca, pelos menos nos do 6.06 e anteriores releases, para usar o Gnome 2.16 vai ter de usar edgy , já que os ubuntu-devs apenas lançam updates de segurança (e ocasionalmente para corrigir bugs) para cada release, e o gnome 2.16 é uma package excessivamente complexa para ser backportada.

daskrs

Cara, não sei pra que tanta pressa pra instalar o gnome 2.16..
espera até outubro que vai sair uma versão mais estavel do edgy.

Screwball

Citação de: daskrs online 07 de Setembro de 2006, 16:36
Cara, não sei pra que tanta pressa pra instalar o gnome 2.16..
espera até outubro que vai sair uma versão mais estavel do edgy.
Exatamente.
O GNOME novo tem algumas novidades (Metacity com compositing) que vão precisar de suporte do X 7.1 (AIGLX) e em especial, de suporte nos drivers de vídeo da NVIDIA/ATI (suporte a GLX_texture_from_pixmap).

Quem realmente não está aguentando e PRECISA dar uma fuçada no GNOME novo, pode baixar o live CD diário do Ubuntu, que inclui o GNOME 2.16.
$>cd /pub && more beer && \
> cd ~ && make unzip && strip && touch && grep && \
> finger && mount && fsck && \
> more && yes && umount && sleep

boi

Citação de: Screwball online 08 de Setembro de 2006, 04:41
Exatamente.
O GNOME novo tem algumas novidades (Metacity com compositing) que vão precisar de suporte do X 7.1 (AIGLX) e em especial, de suporte nos drivers de vídeo da NVIDIA/ATI (suporte a GLX_texture_from_pixmap).
Pelo que vi, o Metacity terá novidades no visual, algo parecido com o compiz, mas só vai funcionar no AIGLX. E o AIGLX só funciona em placas gráficas da Intel e nas ATI Radeon 7000 a 9250, com o driver open source. Uma boa notícia é que a partir do xorg 7.1, mais placas da ATI serão suportadas, como a Radeon 9500/9700 e a 9600. Mas é preciso usar os drivers open source, o AIGLX não funciona com os drivers proprietários da ATI. E também não funciona com as placas Nvidia em hipótese nenhuma.

ricardorrm

Citação de: boi online 08 de Setembro de 2006, 09:42
Exatamente.
Pelo que vi, o Metacity terá novidades no visual, algo parecido com o compiz, mas só vai funcionar no AIGLX. E o AIGLX só funciona em placas gráficas da Intel e nas ATI Radeon 7000 a 9250, com o driver open source. Uma boa notícia é que a partir do xorg 7.1, mais placas da ATI serão suportadas, como a Radeon 9500/9700 e a 9600. Mas é preciso usar os drivers open source, o AIGLX não funciona com os drivers proprietários da ATI. E também não funciona com as placas Nvidia em hipótese nenhuma.

Rapaz, e eu que passei a noite baixando o cd do edgy (o alternate). Será que nem se compilar o driver da Nvidia do zero não dá certo?  :-\
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós

boi

Citação de: ricardorrm online 08 de Setembro de 2006, 10:16
Rapaz, e eu que passei a noite baixando o cd do edgy (o alternate). Será que nem se compilar o driver da Nvidia do zero não dá certo?  :-\
O problema é que o driver open source das placas Nvidia não tem suporte para 3D. Com placas Nvidia, só o XGL.

Screwball

Citação de: boi online 08 de Setembro de 2006, 09:42
Exatamente.

Foi o que eu postei. O X 7.1 precisa que os drivers ofereçam suporte a GLX_texture_from_pixmap para que o AIGLX funcione.
Parece que os próximos drivers da NVIDIA série 9xxx vão trazer esse recurso.
O problema é que ninguém sabe quando vão sair. Na melhor das hipóteses, no final de Setembro. Mas pode ser que saia apenas em 2007 também, pois a NVIDIA não dá nenhuma informação.  >:(
Enquanto isso temos que esperar e podemos ir brincando com o XGL + Compiz.  ;D
$>cd /pub && more beer && \
> cd ~ && make unzip && strip && touch && grep && \
> finger && mount && fsck && \
> more && yes && umount && sleep

boi

Atualizei aqui para o Edgy, mas não mudou nada. O AIGLX continua não funcionando na minha Radeon 9600. Mas isso é um problema do Ubuntu, testei com um beta do Mandriva 2007 e funcionou normalmente. Estou inclinado a mudar de distro.