É verdade Eliseu, minha transição do Gnome 2.33 para o Gnome 3 (Unity) foi um verdadeiro sofrimento, porém, descobri algo que falou bem mais alto, que é o fato de que eu não suporto pensar que existe uma "nova versão" disponível e que eu estou ainda com uma com ar de "atrasada", "antiga", "antiquada". Tenho essa postura de querer "o mais novo", "o mais atual". E convenhamos, não bastasse isso, o fato de eu não receber atualizações para meu (excelente) ubuntu 10.10 foi um dos critérios decisivos em prol da mudança. Mais veja só, passei do 10.10 para o 12.04 e logo logo para o 12.10, isso porque, ao menos pelo que pesquisei (na época), o Unity 11.04 e 11.10 eram uma desgraça, motivo pelo qual muitos saíram do Ubuntu e foi "adeus", ou seja, não mais voltaram. No meu caso, quando resolvi "dar uma trégua", percebi que o Unity estava bem mais "maduro" que aquilo que eu havia visto no 11.04. Por sinal, não foi só uma questão de gosto não, tive um sem fim de problemas bastante complicados com o 11.04/11.10, mais muitos problemas mesmo.