Squid 3.2.x - o que vocês acham ?

Iniciado por joserley, 05 de Dezembro de 2012, 23:34

tópico anterior - próximo tópico

joserley

Ola pessoal !

O que vocês acham do squid 3.2.X ? (ultima versão 3.2.4) ?
Vale a pena migrar ?
Será que podemos abandonar o confiável 2.7.9 ?

Alguem sabe de alguma coisa contra ? - ou a favor ?
Gostaria de alguns pareceres antes de me aventurar a migrar com minha pouca experiência.

Grato
Joserley !

joserley

Ola !
Em dezembro de 2012 postei este tópico perguntando se alguém daria uma opinião sobre o squid 3.2.
Como não tive nenhuma opinião, resolvi testar eu mesmo esta versão do squid em um computador em separado.
Depois me arrisquei em um servidor em ambiente de produção mesmo. Fiz várias simulações e já testei por cerca
de três meses.

Agora quero dar a minha opinião caso alguém também queira migrar.

"Pode migrar." É ótimo. Está estável e bem mais rápido, principalmente quando você precisar reinicializar por algum motivo. Estou usando agora a versão do squid 3.3.2 que está melhor ainda.
Para instalar, você terá que baixar o espelho oficial, descompacatar pelo "tar" e compilar.
Compile da seguinte forma:

./configure --prefix=/usr --localstatedir=/var --libexecdir=${prefix}/lib/squid --srcdir=.
--datadir=${prefix}/share/squid --sysconfdir=/etc/squid --with-default-user=proxy
--with-logdir=/var/log --with-pidfile=/var/run/squid.pid

./make
./make install

É importante colocar as diretivas acima para as versões do Ubuntu.
Funciona que uma beleza!

É pena que a boa e velha incompatibilidade que existe entre o squid e os programas da Caixa Econômica Federal (o programa de conectividade social da caixa) ainda permanecem.

Mas fora isso, não encontrei mais nenhum problema. E olha que está sendo usado em um servidor com "boa" demanda de rede e internet.

Espero ter colaborado ! Também agradeço a todos por tanta colaboração que já tive aqui.

Joserley !