Autor Tópico: Para quem atualizou o Ubuntu 12.04 para o 12.10 e não consegue montar pendrive  (Lida 7694 vezes)

Offline darkbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
    • Mastigado - Para quem precisa entender os códigos de forma forçada
Olá pessoal!

Para vocês que atualizaram neste domingo, dia 04/11/2012, podem ter encontrado surpresas ao perceber que seus dispositivos usb, sendo hds e pendrives não estão sendo reconhecidos e sim apenas dizendo que não está dando para montá-los. Pois bem, vocês também devem estar dando de cara com a frase abaixo:

adding read acl for uid 1000 to failed operation not supported


Bem, percebi que o SO estava tentando montar estes dispositivos dentro da pasta /media/nome_do_meu_usuario e então, para resolver este problema de maneira bem simples, fiz e sugiro usar o seguinte comando:

Código: [Selecionar]
sudo mkdir /media/nome_do_seu_usuario

chown nome_do_seu_usuario:nome_do_seu_usuario /media/nome_do_seu_usuario

Pronto, agora é só plugar o pendrive que ele vai funcionar novamente.

Sei que muitos podem se perguntar WTF que o Ubuntu 12.10 está tentando montar com o nome do meu usuário na pasta /media? Bem, eu também não sei, só que não curti isso e imagino que isso seja um bug.

Bem, achei que deveria compartilhar porque outros vão acabar penando nisto também.

Bejundas.  :)

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Para quem atualizou o Ubuntu 12.04 para o 12.10 e não consegue montar pendrive
« Resposta #1 Online: 08 de Novembro de 2012, 11:28 »
Não é um bug, o udisks2 mudou o ponto de montagem pra /run/media/$USER (útil quando há múltiplos usuários, cada um só pode mexer nos seus dispositivos), mas o time do Ubuntu aplica um patch que muda /run/media -> /media, pra manter compatibilidade com FHS.

https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/udisks2/+bug/1020759

Offline darkbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
    • Mastigado - Para quem precisa entender os códigos de forma forçada
Re: Para quem atualizou o Ubuntu 12.04 para o 12.10 e não consegue montar pendrive
« Resposta #2 Online: 08 de Novembro de 2012, 13:42 »
Citar
Não é um bug, o udisks2 mudou o ponto de montagem pra /run/media/$USER

Eu entendi a sua colocação, foi bom saber o porquê disso estar acontecendo, mas entendo que isso deveria ser automático, por isso acho que é um bug inicial de atualização.

Coloquei isso aqui porque sei que vai ter uma galera meio desesperada, então quando corrigi, corri para cá para avisar aos outros.


« Última modificação: 08 de Novembro de 2012, 13:43 por darkbr »

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Para quem atualizou o Ubuntu 12.04 para o 12.10 e não consegue montar pendrive
« Resposta #3 Online: 08 de Novembro de 2012, 16:40 »
Não conseguir mudar a acl é um bug, criar o diretório com o seu nome não é. São duas coisas diferentes, e eu só falei da segunda.

Offline Windxlum

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Para quem atualizou o Ubuntu 12.04 para o 12.10 e não consegue montar pendrive
« Resposta #4 Online: 17 de Novembro de 2012, 15:10 »
Valeu darkbr!!!! Atualizei ontem e já estava desesperado pra descobrir o problema que acontecia!

Muito obrigado!

Offline darkbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
    • Mastigado - Para quem precisa entender os códigos de forma forçada
Re: Para quem atualizou o Ubuntu 12.04 para o 12.10 e não consegue montar pendrive
« Resposta #5 Online: 17 de Novembro de 2012, 15:17 »
Valeu darkbr!!!! Atualizei ontem e já estava desesperado pra descobrir o problema que acontecia!

Muito obrigado!

Pô, que bom que serviu para ajudar alguém.

Vale lembrar que também passei aperto na hora de montar unidades samba após a atualização, mas isto está em outro tópico, se precisar da resolução visite as minhas mensagens.

 8)

Offline hugofreitas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Para quem atualizou o Ubuntu 12.04 para o 12.10 e não consegue montar pendrive
« Resposta #6 Online: 30 de Novembro de 2012, 20:31 »
Muito obrigado darkbr. Já tinha colocado tanta linha de comando que não sabia mais o que fazer.