Olá , eu concordo com você sobre o tutorial, mas como eu não sou muito bom para isso apenas vou tentando responder as duvidas que surgem.
Vamos lá :
1) o super speed boot é um problema para a instalação?
R: No meu caso foi um problema sim, só depois de desativar é que funcionou a instalação.
2) Alguns dizem que o Wifi conflita com o Super Speed Boot depois de instalar o Ubuntu, e se desativá-lo o Wifi volta, então qual a vantagem de ter o Ubuntu num Ultrabook se ele não iniciará rapidamente como quando está com o Windows? Como deixar o Super Speed Boot ligado e usar Wi-Fi?
R: Veja, no meu caso com o ultrabook da LG de fato o Wifi não funciona quando eu deixo o Super Speed Boot e por isso eu deixo desativado.
Agora sobre a velocidade do boot, não muda nada ele continua iniciando muito rápido, eu acho que essa opção tem mais haver com overclock do que com a velocidade do boot ( dedução minha verificando o a frequência do processador com e sem a opção)
3) Posso instalar todo o OS no SSD?
R: Uns Falam que sim, uns falam que não... bom eu quero meu ultrabook rápido então eu instalei sim no SSD, já que o meu tem 128Gb eu particionei em dois, assim tem o ubuntu em uma partição e o windows em outra.
4) Por que alguns boot param na tela inicial e não vão além?
R: No meu caso só parava sempre que estava com o Super Speed Boot
5) A instalação só pode ser feita em dual-boot ou posso apagar o Windows e instalar o Ubuntu sozinho?
R: Foi mais ou menos o que eu fiz, eu formatei novamente o note, deixei o windows instalado da maneira que acredito ser melhor para mim.
Depois do windows instalado eu instalei o ubuntu, só assim para a instalação do ubuntu verificar que havia um windows instalado no note.
Depois que instalei ainda tive que usar um utilitário para reparar o boot, mas eu acho que isso foi por colocar o mbr no lugar errado, se eu tivesse seguido algum tutorial de instalação ou mesmo a documentação tenho quase certeza que isso não iria ser necessario.
No seu caso se vai deixar apenas o ubuntu, então é tudo mais simples !!
6) E finalmente: quanto tempo dura a carga da bateria usando o Ubuntu? Mais ou menos que quando usando o Windows?
R: Como eu uso banco de dados , netbeans etc etc, no meu caso tanto no windows como no linux tem durando por volta de 3 horas, agora que se usar apenas para navegar ou coisas mais simples acho que até chega mais longe, comparando com o windows achei igual a duração da bateria.
Espero que possa ter ajudado um pouco !
Abraços