Autor Tópico: instalação 12.04 ou 10.10 ultrabook z430-g.BE51p1  (Lida 6979 vezes)

Offline dbadaniel

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: instalação 12.04 ou 10.10 ultrabook z430-g.BE51p1
« Resposta #15 Online: 21 de Dezembro de 2012, 08:47 »
Isso também foi um dos sintomas de quando o super speed boot  estava ligado.
Só delisgado o wifi funciona no ubuntu.

Offline nemex1975

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Somos Ubuntu. Somos legião. Não desistimos.
    • Ver perfil
    • Minha página
« Resposta #16 Online: 06 de Janeiro de 2013, 15:38 »
Bom dia amigos.

E então, alguém conseguiu montar um tutorial para instalar o Ubuntu num Ultrabook que mesmo iniciantes conseguissem realizar? Estou pensando em comprar um Acer mas cada vez que procuro por informações no fórum sobre a tal instalação vejo que alguns tópicos congelam numa dada etapa e não concluem as orientações, como esse aqui: ubuntuforum-br.org/index.php/topic,98689.0.html no qual um colega conseguiu mas não passou o tutorial. Ou esse ubuntuforum-br.org/index.php/topic,96280.0.html, em que as conversas não foram muito adiante.

Surgem muitas dúvidas:

1) o super speed boot é um problema para a instalação?

2) Alguns dizem que o Wifi conflita com o Super Speed Boot depois de instalar o Ubuntu, e se desativá-lo o Wifi volta, então qual a vantagem de ter o Ubuntu num Ultrabook se ele não iniciará rapidamente como quando está com o Windows? Como deixar o Super Speed Boot ligado e usar Wi-Fi?

3) Posso instalar todo o OS no SSD?

4) Por que alguns boot param na tela inicial e não vão além?

5) A instalação só pode ser feita em dual-boot ou posso apagar o Windows e instalar o Ubuntu sozinho?

6) E finalmente: quanto tempo dura a carga da bateria usando o Ubuntu? Mais ou menos que quando usando o Windows?

Essas são apenas algumas questões iniciais, pois seria o mínimo a saber antes de me aventurar numa compra cara e numa instalação problemática.

Atualmente uso o Ubuntu num Desktop com Intel Core2Quad e num notebook com Core-i5 2a geração sem problemas, então para trocar por um Ultrabook gostaria de não ter surpresas que decepcionem.

Alguém tem alguma luz?
Abraços.
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2013, 15:46 por nemex1975 »
Perfil: http://goo.gl/uu7qc
Core2Quad 2.33GHz, 8 GB RAM, Ubuntu 12.04 LTS 64 bits; Core i5-450M, 2.3 GHz, 4 GB RAM, Ubuntu 12.04 LTS 64 bits; Core i3-2310M, 2.1 GHz, 4 GB RAM, W7 64 bits; iPhone 5 iOS 7.0.2, 1 GB RAM, 16 GB; Samsung Galaxy S3 Android OS 4.1.2, 1 GB RAM, 32 GB; Milestone2, 4.1.2 CM10

Offline dbadaniel

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #17 Online: 07 de Janeiro de 2013, 10:30 »
Olá , eu concordo com você sobre o tutorial, mas como eu não sou muito bom para isso apenas vou tentando responder as duvidas que surgem.

Vamos lá :
1) o super speed boot é um problema para a instalação?
R: No meu caso foi um problema sim, só depois de desativar é que funcionou a instalação.

2) Alguns dizem que o Wifi conflita com o Super Speed Boot depois de instalar o Ubuntu, e se desativá-lo o Wifi volta, então qual a vantagem de ter o Ubuntu num Ultrabook se ele não iniciará rapidamente como quando está com o Windows? Como deixar o Super Speed Boot ligado e usar Wi-Fi?
R: Veja, no meu caso com o ultrabook da LG de fato o Wifi não funciona quando eu deixo o Super Speed Boot e por isso eu deixo desativado.
Agora sobre a velocidade do boot, não muda nada ele continua iniciando muito rápido, eu acho que essa opção tem mais haver com overclock do que com a velocidade do boot ( dedução minha verificando o a frequência do processador com e sem a opção)

3) Posso instalar todo o OS no SSD?
R: Uns Falam que sim, uns falam que não... bom eu quero meu ultrabook rápido então eu instalei sim no SSD, já que o meu tem 128Gb eu particionei em dois, assim tem o ubuntu em uma partição e o windows em outra.

4) Por que alguns boot param na tela inicial e não vão além?
R: No meu caso só parava sempre que estava com o Super Speed Boot

5) A instalação só pode ser feita em dual-boot ou posso apagar o Windows e instalar o Ubuntu sozinho?
R: Foi mais ou menos o que eu fiz, eu formatei novamente o note, deixei o windows instalado da maneira que acredito ser melhor para mim.
Depois do windows instalado eu instalei o ubuntu, só assim para a instalação do ubuntu verificar que havia um windows instalado no note.
Depois que instalei ainda tive que usar um utilitário para reparar o boot, mas eu acho que isso foi por colocar o mbr no lugar errado, se eu tivesse seguido algum tutorial de instalação ou mesmo a documentação tenho quase certeza que isso não iria ser necessario.
No seu caso se vai deixar apenas o ubuntu, então é tudo mais simples !!

6) E finalmente: quanto tempo dura a carga da bateria usando o Ubuntu? Mais ou menos que quando usando o Windows?
R: Como eu uso banco de dados , netbeans etc etc, no meu caso tanto no windows como no linux tem durando por volta de 3 horas, agora que se usar apenas para navegar ou coisas mais simples acho que até chega mais longe, comparando com o windows achei igual a duração da bateria.

Espero que possa ter ajudado um pouco !
Abraços

Offline bperotta

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #18 Online: 10 de Fevereiro de 2013, 16:33 »
Ola, pessoal,

Depois de bater cabeça, consegui deixar do jeito que queria.

Ao ligar o Ultrabook LG pela 1a vez o sistema "obriga" vc deixar 2 partições.
Deixei c: = 120 GB  e D: = 160 GB

Instalei o  ubuntu via pendrive.
Tive que desabilitar o super boot (na bios) antes.

A maioria dos tutoriais orienta escolher em "tipo de instalação" >> "opção avançada" (ou algo parecido) e instalar numa parte do disco com "espaço livre". Só que para fazer isso, voce deve excluir um volume através do windows>> run: diskmgmt.msc

Para não ter que fazer isso, no "tipo de instalação", voce pode escolher a 1a opção (instalar junto com o win 7) - ou algo parecido.
http://files.solucoeslinux.webnode.com.br/200000297-0d71d0e6b8/installation-type.jpg

Na tela seguinte vai aparecer o uma barra representando o drive D (160 GB), e a opção de escolher o tamanho da partição que será utilizada pelo ubuntu.
Se vc quiser deixar mais espaço para o ubuntu, deixe menor a barra da esquerda, se quiser deixar mais espaço para guardar arquivos no drive D, deixe maior a barra da esquerda.

Instale, e pronto!
Depois vc tem que configurar o dualboot com o boot-repair: https://help.ubuntu.com/community/Boot-Repair
Deixei a configuração automática

depois usei o grup customizer (http://www.webupd8.org/2012/09/grub-customizer-30-released.html) para configurar o boot padrão.
Boa sorte...

Tive que deixar desabilitado o super boot para manter funcionando o wi-fi do ubuntu.

Abraços