Autor Tópico: Google abre código fonte para Android 4.2  (Lida 961 vezes)

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Google abre código fonte para Android 4.2
« Online: 22 de Novembro de 2012, 16:18 »
Em conjunto com o lançamento do novo smartphone Nexus 4, do tablet Nexus 10 anunciado nesta semana, e do anúncio das atualizações do Android 4.2 para vários dispositivos Nexus disponíveis no mercado, o Google abriu o código fonte do Android Jelly Bean no Android Open Source Project (AOSP). Em um post no blog Android Developers, a empresa detalhou os recursos da versão mais recente do Android, que traz consigo uma nova revisão de seu SDK (API nível 17).

Novos recursos do Android 4.2 incluem aumento de desempenho para a API gráfica Renderscript 3D, a possibilidade de modificar widgets de modo que possam ser alocados na tela de bloqueio do dispositivo e melhorias no suporte de internacionalização. Alguns dispositivos Android 4.2 também podem acionar mais de uma tela externa e permitem direcionar conteúdo diferente em cada tela separadamente. Até agora, o Android só foi capaz de espelhar conteúdos da tela principal em telas externas.

O tablet Nexus 10 também inclui um modo multiusuário como parte do Android 4.2; isto introduz a possibilidade de utilizar várias contas de usuário em um único dispositivo físico. Aplicativos são gerenciados separadamente para cada usuário, mas se dois usuários instalarem o mesmo aplicativo, ele só será baixado para o dispositivo uma vez e tomará o espaço de apenas uma cópia instalada; no entanto, configurações e dados de usuários são mantidos separadamente para cada um deles. A conta que é criada primeiramente é considerada a proprietária no tablet em uso e é também a única que pode redefinir o dispositivo para configurações de fábrica ou ativar recursos de desenvolvedor, tais como a depuração USB (debugging).

No entanto, para testes de capacidade multiconta, ativar a depuração USB traz consigo alguns riscos. O sistema permite que qualquer pessoa acesse o conteúdo de todas as contas de usuário no tablet ao conectá-lo em um computador e navegar na hierarquia do sistema de arquivos. A mesma coisa pode ser feita com dispositivos de usuário único no Android, mas é algo a se ter em mente quando pensamos no uso de um sistema multiusuário em um tablet Android para armazenar dados confidenciais. Para implementar este suporte para várias contas de usuário, o Android utiliza links simbólicos (symlinks) para criar diretórios virtuais no cartão SD para cada usuário.

As imagens do Android 4.2 para dispositivos Nexus (incluindo o Galaxy Nexus) já estão disponívis no site do Google Android Developers; no entanto, a empresa confirmou que o smartphone Nexus S e o tablet Motorola Xoom não irão receber a atualização. O código fonte para o Android 4.2 está disponível no AOSP.

FONTE: Linux Magazine OnLine
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz