Autor Tópico: Vale a pena comprar uma placa de vídeo AMD/ATI para meu computador?  (Lida 2864 vezes)

Offline Xin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
    • Ver perfil
Vale a pena comprar uma placa de vídeo AMD/ATI para meu computador?
« Online: 01 de Dezembro de 2012, 21:21 »
Pessoal,

Está acontecendo o seguinte, estou precisando comprar uma placa de vídeo para o meu computador. Nada top, por isso estabeleci alguns parâmetros antes de começar a pesquisa de preços. E o principal dele era o seguinte: o custo não pode ser superior a R$450. Não sou um entusiasta de jogos, mas gosto de jogar um pouco (bem pouco).

E durante as pesquisas, comparando preço/desempenho de acordo com tabelas encontradas na internet. Filtrei os seguintes modelos: Radeon HD 6750; Radeon HD 6670; GeForce GTS 450; GeForce GT 545; Radeon HD 6770; GeForce GTS 250; Radeon HD 6790. São placas de vídeo com desempenhos próximos, variando de R$200 a R$440.

Mas a minha principal dúvida é com relação ao suporte aos drivers da AMD no Ubuntu. Sempre usei Nvidia e nunca tive problemas com drivers (exceto os vídeos azuis, no youtube, no ubuntu 12.04), porém as últimas duas placas da nvídia que eu tive queimaram sem um motivo aparente, e uma delas ainda levou junto a placa mãe. Por isso estou inclinado a comprar AMD. Porém estou com medo do suporte aos drivers.

Gostaria que usuários deixassem, suas impressões a esse respeito.

Obrigado!  ???
“Teoria é quando tudo se sabe e nada funciona. Prática é quando tudo funciona e ninguém sabe por quê. Neste local conjugam-se teoria e prática: nada funciona e ninguém sabe porque.”

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Vale a pena comprar uma placa de vídeo AMD/ATI para meu computador?
« Resposta #1 Online: 01 de Dezembro de 2012, 21:31 »
Se olhar na assinatura tenho 2 placas amd e nunca tive problemas tanto no notebook e nem no desktop.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Vale a pena comprar uma placa de vídeo AMD/ATI para meu computador?
« Resposta #2 Online: 02 de Dezembro de 2012, 01:35 »
Meu amigo, a família 6XXX da Radeon é excelente.
Vale a pena sim, mas com uma ressalva: usar o driver fechado da AMD ao invés do aberto, pois ele é bem superior (gostaria que fosse o contrário...)
Que nem você, também tive o problema do youtube azul na NVidia do desktop, mas começou faz pouco tempo.
Eu tenho no notebook uma ATI 6310m, de um modo geral ela funciona muito bem, isso com o driver fechado. Mas por algum motivo a aceleração por hardware pra vídeos não é ativada, então só dá pra ver vídeos 720p, é uma pena as APU's, que nem a minha, num terem a devida atenção...

Bom, poderia te sugerir uma placa? Que tal a HD 5830? Dá pra achar ela por 400,00 reais se der uma procurada (vi inclusive no mercado livre).
Se olhar neste link, dá pra ver uns benchmarks:
http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=amd_radeon_linux35&num=1
(outra coisa, se puder instale o ubuntu 12.10, pois o kernel dele terá as otimizações citadas no artigo)
Se não for a que sugeri, entre essas acho que iria pela 6770
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Vale a pena comprar uma placa de vídeo AMD/ATI para meu computador?
« Resposta #3 Online: 02 de Dezembro de 2012, 07:58 »
Movido para a seção Café com Ubuntu.
Usuário Linux- 449417

Offline maosilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 190
    • Ver perfil
Re: Vale a pena comprar uma placa de vídeo AMD/ATI para meu computador?
« Resposta #4 Online: 02 de Dezembro de 2012, 11:13 »
Aproveitando o topico, uma VGA Sapphire Radeon HD6570 1GB DDR3 128 Bits é boa pra uso no Ubuntu?

Abraços.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Vale a pena comprar uma placa de vídeo AMD/ATI para meu computador?
« Resposta #5 Online: 02 de Dezembro de 2012, 14:39 »
Aproveitando o topico, uma VGA Sapphire Radeon HD6570 1GB DDR3 128 Bits é boa pra uso no Ubuntu?

Abraços.

Dá uma lida nesse review do Phoronix
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Vale a pena comprar uma placa de vídeo AMD/ATI para meu computador?
« Resposta #6 Online: 02 de Dezembro de 2012, 14:50 »
Dá uma lida nesse review do Phoronix
Quando o assunto é driver de vídeo opensource num tem como, Intel dá um show! ehehhe
Esses teste estão muito bons, eu to pensando em comprar um notebook novo, por essas e outras provavelmente será um i5 Ivy Bridge
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Vale a pena comprar uma placa de vídeo AMD/ATI para meu computador?
« Resposta #7 Online: 02 de Dezembro de 2012, 14:59 »
Provavelmente no ano que vem a Intel lançará a 4ª Geração dos processadores Core iX, vamos ver como se sairão...
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz