Autor Tópico: Liberado o Linux Mint 14 "Nadia" RC  (Lida 9506 vezes)

Offline Bruno Aquino

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Liberado o Linux Mint 14 "Nadia" RC
« Resposta #15 Online: 15 de Novembro de 2012, 11:00 »
JoaoDamasceno.ufc , ao contrario eu já sou um "multi-user", testador compulsivo,   tenho ubuntu-unity + fedora-shell + mageia-kde + mint-mate +  partição de testes no meu notebook
Porém mantenho ubuntu-lts como distro de trabalho no desktop que tem uma partição p/ testar as versões semestrais do ubuntu / kubuntu / xubuntu / lubuntu
Viva a diversidade!

Nada de VirtualBox?  ;D

Tem quantas partições ai? e de quantos GB?

Ayrton Senna da Silva:  "No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz."

Offline Sergio Benjamim

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #16 Online: 20 de Novembro de 2012, 01:00 »
Alguém aí tem fé que o projeto Mate vai para frente mesmo? Acho muito legal a ideia dos caras, de manter um fork do gnome 2 e ainda por cima desenvolver algo em cima disso, mas acho um tanto amador o serviço dos caras (eu sei que eles fazem bastante coisa, não é fácil gerenciar vários tipos de pacotes e deixá-los todos coesos, e corrigir vários bugs inerentes ao próprio Mate, além dos bugs ganhos por herança do gnome 2).

Quando digo amador, falo sobre manter um sistema eficiente de report de bugs, como o Launchpad, se alguém souber onde é me fale por favor. E também gostaria de saber quando termina o Mint e começa o Mate, quer dizer, como é a relação entre os desenvolvedores do Mint e Mate.

Eu espero que eles não caiam nos mesmos erros que o pessoal do Gnome caem, como o de manter certos bugs sem solução por anos e anos (esses dias eu vi um que já está a mais de 4 anos sem solução), ou não ouvir os usuários atentamente.

Acabei de testar esse Nadia, gostei do Mate que veio nele, mas não mexi muito ainda. Vou instalar no Ubuntu 12.04 e ver como se comporta.

Espero que ele não caia no esquecimento como o Trinity.

Edit: Para quem quiser instalar o Mate 1.4 no Ubuntu 12.04: http://wiki.mate-desktop.org/download

Segue o que eu fiz:

Código: [Selecionar]
sudo add-apt-repository "deb http://packages.mate-desktop.org/repo/ubuntu precise main"
sudo add-apt-repository "deb http://repo.mate-desktop.org/ubuntu precise main"

sudo apt-key adv --keyserver keyserver.ubuntu.com --recv-keys 68980A0EA10B4DE8

sudo apt-get update
sudo apt-get install mate-archive-keyring
sudo apt-get update
# Esse comando abaixo ira instalar os pacotes bases
sudo apt-get install mate-core
# Esse outro comando ira instalar todos os outros pacotes necessarios do Mate
sudo apt-get install mate-desktop-environment

Falta saber se vai ter o mesmo desempenho do Mate do Linux Mint Nadia.
« Última modificação: 20 de Novembro de 2012, 01:42 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline JoaoDamasceno.ufc

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #17 Online: 20 de Novembro de 2012, 09:21 »
               Olha Sérgio, eu creio que o MATE tende a se estabilizar (aliás, já se estabilizou...) e consequentemente ser uma interface que ainda terá um bom tempo de vida sim. Veja só, ela é simples, clara, objetiva, leve... Sinceramente, eu não gostei, acho que ela pode ter como um pesado desafio, concorrer com o Cinnamon. Essa sim, vem gerando meio mundo de expectativas. No meu caso específico uso o Ubuntu 12.10 (com Unity modificado), ou seja, coloco a barra do Cairo-Dock aqui e "escondo" a barra Dash do Unity e...só. O resultado tem sido bastante satisfatório. Aliás, ao contrário de muitos usuários Ubuntu, não vejo nem o Ubuntu 12.10 e nem o 12.04 como "sistemas pesados", cheios de "bugs" ou coisa parecida não.

clodoaldops

• Visitante
« Resposta #18 Online: 20 de Novembro de 2012, 17:09 »
@Bruno Aquino, meu infoway-w7535 tem 9 partições (windows + bkp + ubuntu + fedora + mint + partição de testes + swap) e meu infoway-w7645 tem apenas 6 partições (windows + bkp + mageia + ubuntu + swap) 

@Sergio Benjamim , eu acho que o MATE veio p/ ficar pena que no Ubuntu ainda dá uns bugs que não se apresentam no lm-13 e nem no fedora-17 onde funciona "liso"

Offline Sergio Benjamim

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #19 Online: 20 de Novembro de 2012, 18:22 »
@Bruno Aquino, meu infoway-w7535 tem 9 partições (windows + bkp + ubuntu + fedora + mint + partição de testes + swap) e meu infoway-w7645 tem apenas 6 partições (windows + bkp + mageia + ubuntu + swap) 

@Sergio Benjamim , eu acho que o MATE veio p/ ficar pena que no Ubuntu ainda dá uns bugs que não se apresentam no lm-13 e nem no fedora-17 onde funciona "liso"

É, eu testei ele, mas não rolou muito não. O tema que vem nele é muito feio (abram o Nautilus e vcs irão notar), e o Ambiance não funciona nele. Instalei uma adaptação do Ambiance para o Mate (Ambiance MATE, achei depois de muita procura), ficou quase bom, mas os menus do painel superior ficaram todos claros, meio cinza, ao invés de ficarem pretos. As fontes vieram todas desconfiguradas, e mesmo depois de ter mexido, as fontes das abas do Google Chrome não ficaram boas.

Não achei um jeito de adicionar o ícone de som no painel, e há menor quantidade de opções de customização do painel em relação ao antigo gnome 2. Como faz para adicionar aquele menu estiloso do Mint no Mate do Ubuntu?

O compiz não funciona muito bem com o Mate... adeus Alt+F2 e print screen. O cubo da área de trabalho não ficou legal, toda vez que gira fica piscando as janelas (isso também ocorre com o gnome classic). E o meu touchpad não funciona direito, não consigo escolher opções por meio dele, seja toque simples ou duplo, experimente arrastar uma janela ou acessar os menus somente com o touchpad, sem cliques. E deveria haver uma opção de compatibilidade como Mate, assim como há para o Gnome e KDE.

Acho que o Mate só rola mesmo junto com o Mint.

Offline Sergio Benjamim

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Lançado o Linux Mint 14 "Nadia"
« Resposta #20 Online: 22 de Novembro de 2012, 11:32 »
Saiu a versão definitiva:

Linux Mint 14 “Nadia” released!

Offline JoaoDamasceno.ufc

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #21 Online: 22 de Novembro de 2012, 12:19 »
Caramba Sério, sua percepção em especial sobre o tema do Mint é exatamente igual a minha...  ! O tema... esse cinza, é feio sim.

clodoaldops

• Visitante
« Resposta #22 Online: 22 de Novembro de 2012, 16:42 »
Instalei a Nadia-Cinnamon
http://i.imgur.com/wzIj6.png?1

Offline Sergio Benjamim

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #23 Online: 22 de Novembro de 2012, 17:19 »
Caramba Sério, sua percepção em especial sobre o tema do Mint é exatamente igual a minha...  ! O tema... esse cinza, é feio sim.

Vc está falando do tema do Mate no Ubuntu ou no Linux Mint? No Mint eu acho q o Mate ficou muito bom, o tema que eles escolhem fica muito bom. Mas no Ubuntu, não rolou muito o Mate, o tema que vem default é muito feio. Podia vir com o Ambiance funcionando, ou com o tema do Mint mesmo.

Offline Turritopsis nutricula

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #24 Online: 24 de Novembro de 2012, 14:53 »
Estou usando o mint desde a versão 13 e estou adorando! E o mint só é essa maravilha graças ao ubuntu que não pode morrer de jeito nenhum.

Os caras acertaram em cheio com o Mate e o Cinnamon.

Não quero reaprender a usar interface gráfica. E estou com o Debian numa Virtual Box pra aprender a usar o debian puro.

Offline Grunbeld

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #25 Online: 25 de Novembro de 2012, 13:05 »
Qual O melhor... A mate edition ou Cinnamon edition ?

Offline Sergio Benjamim

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Liberado o Linux Mint 14 "Nadia"
« Resposta #26 Online: 25 de Novembro de 2012, 21:52 »
Qual O melhor... A mate edition ou Cinnamon edition ?

Não tem melhor... bom, o Mate é mais tradicional, e tem uma base praticamente sólida do Gnome 2.x, ou seja, é um desktop menos bugado e mais estável. O Cinnamon é um desktop novo, baseado no Gnome 3.x (Gnome Shell), que tenta manter um desktop tradicional também, mas faz uso de efeitos gráficos.

Se tiver um computador mais modesto ou com problemas de drivers (como os que tem placa SIS), use o Mate Edition. Se tiver um computador mais moderno, tente o Cinnamon.

Offline Grunbeld

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #27 Online: 26 de Novembro de 2012, 13:49 »
Boto fé... Vou testar as duas pra vfer qual gosto mais.... A instalação do mint é semelhante a do UBUNTU ?

Offline Turritopsis nutricula

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #28 Online: 27 de Novembro de 2012, 11:40 »
Boto fé... Vou testar as duas pra vfer qual gosto mais.... A instalação do mint é semelhante a do UBUNTU ?
Sim

Offline Grunbeld

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #29 Online: 27 de Novembro de 2012, 13:44 »
A tradução dele ja está completa ?