Autor Tópico: Windows a Vista, Ubuntu a prazo  (Lida 2472 vezes)

Offline fabiodsp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
    • http://www.flickr.com/photos/fabio_dsp
Windows a Vista, Ubuntu a prazo
« Online: 29 de Agosto de 2006, 19:31 »
Olá pessoal,

Adorei este artigo, e também me senti apreensivo diante algumas previsões bastante realistas relativas ao Linux. Eis ele na integra:

Windows a Vista, Ubuntu a prazo
Por Kurt Kraut   
27 de agosto de 2006

De acordo com recentes análises feitas pelo guru Open Source Eric Raymond, com os recorrentes atrasos do Windows Vista, criou-se uma janela de tempo onde o sistema operacional dominante no mercado pode mudar e todos os demais existentes podem ganhar ou perder fatias de usuários. Ainda segundo Raymond, essa janela se fechará em 2008 com a conclusão da migração do mercado da arquitetura 32-bits para 64-bits.

Os questionamentos levantados por ele são muito pertinentes. Já passou da hora do Linux deixar de estar recluso a alguns geeks e aventureiros e começar a conquistar o usuário leigo, que está pouco incomodado com questões filosóficas e de liberdade. Para ele é importante que o sistema funcione para as tarefas que ele quer, com os gadgets dele, com a webcam dele, o scanner que ele já tem e o mp3 player de preferência dele.

Se não conquistarmos essa fatia de usuário, que convenhamos é a maioria, o Linux não será muito diferente do que é: continuará no gueto. É essa preocupação com o usuário que usa o computador como ferramenta e não como finalidade que está faltando e nessa altura do campeonato, essa questão é mais importante do que questões de liberdade de software.

Com a chegada oficial do Windows Vista nas lojas e camelôs, a migração para o Linux e para o Ubuntu derá mais penosa pois perderemos muito terreno:
# Deixaremos de ser a novidade, pois a novidade será o Windows Vista.
# Deixaremos os detentores da segurança, pois o Windows Vista irá melhorar sua segurança.
# Deixaremos de ser o mais bonitinho, pois o Windows Vista terá eye candy.

E a lista prossegue. O raciocínio do usuário de computador comum será bem lógico: ‘Por que romper com todos os softwares que tenho, toda a minha compatibilidade, minha webcam, meu scanner em troca de um sistema operacional Linux ? Se é para mudar, mudo para o Vista.‘ E vai ser difícil convencê-lo do contrário. Questões de liberdade ? Aqui se preza mais a liberdade de copiar um CD do Windows do que ter acesso ao código fonte.

Eu sei, eu sei. Windows Vista é um monstro no quesito consumo de hardware e poucos computadores domésticos atuais poderão recebê-lo. Mas isso é uma doce ilusão. O mercado de computadores está extremamente aquecido. Em 2006, pela primeira vez a venda de computadores ‘de marca’ superou a venda de computadores ‘montados’ e as pessoas irão sim fazer upgrade. O que antes eram apenas os jogos 3D puxando para cima as especificações de hardware, agora o sistema operacional majoritário irá também induzir a aquisição de máquinas mais potentes.

Enfim, mesmo que você não concorde com essas análises minhas e do Raymond, o que é inegável é que o Windows é o sistema majoritário no mundo e no Brasil e mesmo antes do lançamento do Vista o Império de Redmond está na nossa frente. Como o primeiro bug registrado do Ubuntu é o fato da Microsoft deter o monopólio do mercado, temos que aqui no Brasil planejar bem nossas ações de correção deste bug.

Então, por uma questão de planejamento, desenterro um termo cunhado pelo nosso ex-presidente Juscelino Kubitschek, o ‘Plano de Metas‘. Como o Ubuntu lança versões semestralmente, nossa comunidade se renova semestralmente também. O que proponho é um Plano de Metas para cada lançamento. Tarefas a serem cumpridas, metas a serem atingidas até o dia do lançamento de uma dada versão.

Seriam em maioria grandes metas, metas genéricas, conquistas em geral. Mas não estão excluídas as pequenas metas, a conclusão de pequenos projetos. Alguns exemplos ? Vejamos:

Metas para o Edgy:

- Realização da Festa de lançamento do Edgy em todo o país (assim como no Dapper).

- Resguadar toda a documentação do Dapper enquanto durar o LTS (~ 3 anos).

- Atualizar toda a documentação para o Edgy, exceto as cópias da documentação do Dapper. resguardadas.

- Campanhas de conscientização quanto ao uso dos CDs do ShipIt.

- Anúncio a imprensa especializada brasileira sobre o lançamento do Edgy.

Metas para a versão posterior ao Edgy (Edgy+1):

- Realização da Festa Edgy+1.

- Massificação das camisetas do Ubuntu Brasil, seja por vendas, seja por ‘Faça você mesmo’.

- Projeto AgenciaDeNoticas em pleno funcionamento.

- Atualizar toda a documentação para o Edgy+1, exceto as cópias da documentação do Dapper resguardadas.

- Material comparativo entre Ubuntu Edgy+1 e Windows Vista, com inspiração no www.whylinuxisbetter.net

Metas para a versão posterior ao Edgy+1 (Edgy+2):

- Encontro Nacional do Ubuntu Brasil

E a lista segue. Esses itens foram levantados em reuniões informais com o pessoal do Time de Documentação. Alguns itens poderiam sair assim como muitos outros poderiam ser incluídos. O que gostaria de frisar é que quem faz essa lista somos todos nós da comunidade Ubuntu Brasil. O que apenas faço aqui é tentar estimular esse nosso hábito de planejamento pois, com o Windows a Vista, temos que pensar no Ubuntu a prazo.

Você tem alguma idéia ? Alguma sugestão ? Os comentários desses post estão a sua disposição. Vamos pensar junto no nosso plano de ação do Ubuntu no Brasil !

Conto com vocês,

Kurt Kraut

fonte: http://www.amauta.inf.br/index.php?option=com_content&task=view&id=2873&Itemid=29

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Windows a Vista, Ubuntu a prazo
« Resposta #1 Online: 01 de Setembro de 2006, 01:06 »
Realmente, é agora ou nunca!!! A proposta do texto é ótima. Quem mais se habilita em ajudar a cumprir estas metas? Vamos nos organizar. Eu já estou nessa!!! E você?

Offline uplink

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 184
    • Ver perfil
Re: Windows a Vista, Ubuntu a prazo
« Resposta #2 Online: 06 de Setembro de 2006, 07:04 »
otimo texto,otima ideia.. mas ai chega a um ponto em que não esta muito revelado

no mundo linux.. existe cada vez mais novatos e continua os experts,mas alguns experientes.. parecem cada vez mais querer levar o linux para baixo,parecem que não querem nunca que o linux prossiga em frente

pelo seguinte motivo:
você pode ver que as vezes você vai apresentar um script ou um programa de sua autoria,para facilitar a vida dos novatos,fazendo alguma coisa que no caso para os experientes é idiotice pois ele pode ir no konsole e digitar e conseguir fazer o que ali no seu programa fazia automatizado, e dai eles ja comçam a substimar o sistema invez de motivar,eles só pioram as coisas

uma vez eu estava lendo textos de pessoas altamente experientes no mundo linux e encontro essa frase:
"não pega essa distros merdinhas: kurumin,ubuntu,etc.. pega um melhor" que fiquei extremamente revoltado com aquilo. parece que muitos querem se dizer "eu so melhor eu não precisso disso!! você é um idiota se usa isso".

e esse pensamento entre os experts são mais comuns do que muitos imaginam,mas para o linux progredir precissamos mudar esses pensamentos bestas (amenisar? porque? é a pura verdade!), o linux precissa de pessoas experientes para ir para frente mas para isso acho que necessita mudarmos o jeito deles pensarem

obs: não são todos os esperientes que eu falo,pois tem muita gente pensando ao contrario que realmente nos ajudam.

quem ler o texto que escrevi agora comente algo para mim ver suas opniões sobre isso.

obrigado.
Cai fora do Forum...

Entenda o Porque !

Offline Expect

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
    • Ver perfil
Re: Windows a Vista, Ubuntu a prazo
« Resposta #3 Online: 06 de Setembro de 2006, 21:15 »
Optima ideia eu vou começar por mandar estampar umas imagens do ubuntu numa t-shirt resta saber quais era bom que em Portugal ouvesse mais install fests e mais pessoas apoiar o mundo open source.

Vamos la entao ajudar a comunidade.
GNU/Linux User #317824
Linux uma alternativa, não uma substituição.
http://hamacker.wordpress.com/script-ubuntu-perfeito/