Autor Tópico: Como realizar dualboot (ChromeOS X Ubuntu) num ChromeBook.  (Lida 8738 vezes)

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Como realizar dualboot (ChromeOS X Ubuntu) num ChromeBook.
« Online: 21 de MAR?O de 2014, 10:35 »
Apesar de ainda não possuírem um preço tão agressivo como lá fora, os Chromebooks começam a se tornar uma alternativa razoavelmente interessante por aqui, sendo assim vale a pena conhecer esse procedimento de instalação de um SO "completo" na máquina, ao invés do original Chorme OS, o qual possui foco na web.

Como o artigo abaixo é um tanto quanto extenso, disponibilizarei o link aos interessados. O artigo abaixo demonstra o procedimento para o Ubuntu, porém pode ser adaptado sem problemas para outras distros baseadas nele (como o Kubuntu, Xubuntu, Lubuntu, Mint, etc.).

Uma atenção que deve se ter é com relação a CPU da máquina, a qual deve utilizar preferencialmente a arquitetura x86 ao invés da tecnologia ARM (também é possível fazer o dual boot com CPUs ARM, porém o procedimento é um pouco mais complexo e os resultados não são tão bons, dada a falta de alguns aplicativos importantes nas distros Linux que utilizam essa arquitetura).

Segue o link:
http://howto.cnet.com/8301-11310_39-57620507-285/how-to-run-both-chrome-os-and-ubuntu-on-a-chromebook/

Abaixo está um exemplo de máquina na qual é possível realizar o procedimento:
http://www.fastshop.com.br/loja/notebook-acer-chromebook-intel-inside-1007u-2gb-16gb-ssd-c710-2859/?partner=parceiro-buscapexml&utm_source=xml_buscape&utm_medium=xml&utm_term=acc7102859&utm_campaign=notebook&cm_mmc=xml_buscape-_-ND-_-notebook-_-acc7102859&par=bpvitrine

Abraço e fiquem com Deus.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Creto

  • Visitante
Re: Como realizar dualboot (ChromeOS X Ubuntu) num ChromeBook.
« Resposta #1 Online: 21 de MAR?O de 2014, 11:04 »
Muito bom caro Hugo, preço chamativo dessa loja também, mas dai a pergunta:

_ Se o interessado não quiser o dual boot, mas sim, ter apenas o GNU/Linux na maquina?

T+

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Como realizar dualboot (ChromeOS X Ubuntu) num ChromeBook.
« Resposta #2 Online: 21 de MAR?O de 2014, 11:33 »
Muito bom caro Hugo, preço chamativo dessa loja também, mas dai a pergunta:

_ Se o interessado não quiser o dual boot, mas sim, ter apenas o GNU/Linux na maquina?

T+

Grande Creto,

Pode-se utilizar apenas o Linux também, porém, como isso pode resultar em dor de cabeça para o usuário quanto a garantia do produto, não sei se vale tanto a pena fazê-lo. Também recomendo ao menos algum tempo de utilização em dual boot antes de partir para uma mudança completa, de forma a verificar se o Ubuntu está funcionando corretamente na máquina. Por fim, acho que o Chrome OS possui alguns recursos interessantes além do que também é Linux, né. :). A decisão final, entretanto, fica a cargo de cada usuário.

Abraço.

« Última modificação: 21 de MAR?O de 2014, 11:36 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Creto

  • Visitante
Re: Como realizar dualboot (ChromeOS X Ubuntu) num ChromeBook.
« Resposta #3 Online: 21 de MAR?O de 2014, 11:41 »
Valeu, realmente há esse ponto de vista, apesar de achar que o ChomeOS é um android grandão vale a pena saber como é sim ;)

T+

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Como realizar dualboot (ChromeOS X Ubuntu) num ChromeBook.
« Resposta #4 Online: 21 de MAR?O de 2014, 13:08 »
Valeu, realmente há esse ponto de vista, apesar de achar que o ChomeOS é um android grandão vale a pena saber como é sim ;)

T+

Creto,

Eu só penso um pouquinho diferente, pois no meu entender nesta comparação na verdade o grandão seria o Android, que é mais amplo e completo.

Além disso o Chrome OS, assim como as distros tradicionais (Ubuntu, Fedora, OpenSUSE, etc.) tem um foco mais forte em segurança. Já o Android prioriza mais a questão da facilidade de uso em relação ao quesito segurança.

Veja que no Chrome OS, assim como no Ubuntu, Mint, Fedora, etc, a presença de vírus e malwares é algo raríssimo. Aliás, este é um ponto bastante interessante e que demonstra o quanto a arquitetura livre é mais segura neste aspecto, já que o principal argumento contrário a essa afirmação, que é dizer que malwares para Linux são raros porque a quantidade de usuários é pequena, não pode ser utilizada nos Chromebook, os quais estão vendendo muito, especialmente nos EUA.

As competições hackers promovidas pela Google e outros desenvolvedores também têm  demonstrado isso, onde se percebe claramente o quão mais difícil é quebrar a segurança do Chrome OS, quando comparado aos SOs proprietários.

Estes são alguns aspectos pelos quais penso ser interessante manter ambos os SOs instalados na máquina, dentre outros.

Abraço.

 
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Creto

  • Visitante
Re: Como realizar dualboot (ChromeOS X Ubuntu) num ChromeBook.
« Resposta #5 Online: 21 de MAR?O de 2014, 15:07 »
Como sempre..., agradeço pelas informações, pois também como sempre ando mais desinformado ainda depois que perdi meu velho companheiro (PC) e minha net e enquanto isso vivo como um ermitão kkkk essa foi boa..., ermitão kk

T+

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Como realizar dualboot (ChromeOS X Ubuntu) num ChromeBook.
« Resposta #6 Online: 21 de MAR?O de 2014, 15:36 »
Como sempre..., agradeço pelas informações, pois também como sempre ando mais desinformado ainda depois que perdi meu velho companheiro (PC) e minha net e enquanto isso vivo como um ermitão kkkk essa foi boa..., ermitão kk

T+

KKKKKK.

Abração.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog