Autor Tópico: gparted - duvida  (Lida 5296 vezes)

Offline Wonda

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
gparted - duvida
« Online: 11 de Julho de 2009, 13:09 »
alguem ai conseguiria um tutorial de como mexer no GPARTED??

tipo aqui no meu HD tem umas 4 partiçoes...
a menor dlas tem 8GB e a maior tem 50GB
por algum motivo nao deu para instalar o windows pelo virtualbox  deu um erro soda,aliás nenhum arquivo da pra salvar no de 50GB
e dai sem kerer instalei no de 8GB,e dai eu queria tirar pelo menos 45GB e por pra esse menor que estou usando...

alguem consegue um tutorial com isso??
procurei google e tah ferrado
e se alguem me indicar um programa mais facil...

 :'( :'(
« Última modificação: 11 de Julho de 2009, 14:53 por Wonda »

Lunik

  • Visitante
Re: GPARTED - Duvida
« Resposta #1 Online: 11 de Julho de 2009, 13:58 »
Eu ia escrever um, mas achei esse:
http://www.simplehelp.net/2008/11/04/how-to-resize-linux-partitions-using-gparted/pt/

Não sei se o tutorial explica isso, mas se você quiser encolher uma partição com windows, você precisa antes desfragmentar BEM ele pra não ficar com nenhum espaço utilizado no final da partição.

Offline Wonda

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: GPARTED - Duvida
« Resposta #2 Online: 11 de Julho de 2009, 14:26 »
tipo esse tutorial q tu me mando,n me ajudo em nada tipo
ele fla pra eu clicar "clique na partiçao e em seguida clique em Redimensionar/mover" so q tipo,eu fasso isso q ele pediu so q esse botao,n da pra clica saca??

as unicas opçoes q tem são:
"gerenciar marcaçoes"
"desmontar"
"informaçoes"

 ??? ???

Lunik

  • Visitante
Re: GPARTED - Duvida
« Resposta #3 Online: 11 de Julho de 2009, 14:37 »
É porque você precisa usar o gparted de um livecd pra redimensionar a própria partição que você tá usando. É como você tentar mudar de lugar uma cadeira onde você tá sentado, rs.

Por exemplo, você tem dualboot do windows e linux, certo?
A partição do windows você pode clicar em desmontar e depois redimensionar ela, mas como você vai desmontar a partição do linux, se o teu ubuntu tá montado nela?

Por isso precisa usar o livecd. Algumas pessoas já disseram que o próprio cd do ubuntu já tem uma versão do gparted, mas se não tiver, o livecd do próprio gparted é pequeno e rápido de baixar.

Offline Wonda

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: gparted - duvida
« Resposta #4 Online: 11 de Julho de 2009, 22:41 »
tipo vei eu fis cm meu irmao,e deu um erro aki,ele n sab oq fazer
tipo...


o arkivo "extended" ta cm uma "chave" do lado dle,n deixando eu passar o q eu kero,aki vai uma SS:
PS: n tenho 4 partiçoes,n me especifiquei direito
http://img189.imageshack.us/img189/9710/capturadetela3.png

dai tipo eu kero passar akele "nao alocado"pro azul ali
como fasso??nakele tutorial n tem esse erro q to tendo =P

Lunik

  • Visitante
Re: gparted - duvida
« Resposta #5 Online: 12 de Julho de 2009, 00:15 »
A cada mensagem que você manda, as mensagens vão ficando mais difíceis de ler.
Daí se alguém quiser te ajudar, vai precisar perder tempo em dobro, traduzindo tuas mensagens e arrumando solução pro teu problema.

Na tua foto, o verde (sda2) tá montado (o icone da chave significa que tá "locked", não pode mover).
Você precisa antes demontar a partição, pra depois mexer nela.

Offline Wonda

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: gparted - duvida
« Resposta #6 Online: 12 de Julho de 2009, 21:59 »
mais eu vo lah e n da pra desmontar =X
e tipo vo tentar entrar nele,tbm n da...

??????
« Última modificação: 13 de Julho de 2009, 18:22 por Wonda »

Offline elio7769

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 403
    • Ver perfil
Re: gparted - duvida
« Resposta #7 Online: 14 de Julho de 2009, 09:26 »
mais eu vo lah e n da pra desmontar =X
e tipo vo tentar entrar nele,tbm n da...

??????

Jovem;

Vou dar um conselho e uma dica. O seu portugues é horrível, não dá pra entender nada. Eu notei que o outro rapaz quer ajuda-lo. Evite gírias, procure ser claro no que está querendo fazer, dei uma olhada na sua screenshots e tá uma salada danada, você misturou fat32 com as partições do Linux, não pode. Faça o seguinte: vá no Windows e desfragmente, feche e coloque o cd, escolha a opção; experimentar o Ubuntu. Quando entrar no livecd, vá em Sistema>Administração>Editor de partições e lá tem o gparted. Aí você faz as modificações necessárias. Boa sorte!
Bezerra.

Offline simplew8

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: gparted - duvida
« Resposta #8 Online: 06 de Novembro de 2012, 14:50 »
O rapaz pode não saber mesmo escrever português corretamente, pois os erros são demasiado básicos, por exemplo:
"fis"
"fasso"

corretamente:
"fiz"
"faço"

e até na elaboração dos tempos verbais aparece "que tu me mando" onde penso que ele queria dizer "que tu me mandou", portanto em caso de ignorância não há muito a fazer.
Aconselho a usar ferramentas que ativem a verificação da escrita conforme escreve, por exemplo se usar o firefox tem extras para ativar o uso de dicionários.

Offline Beto Pinheiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Agora com avatar! he he!
    • Ver perfil
Re: gparted - duvida
« Resposta #9 Online: 06 de Novembro de 2012, 16:24 »
O mais estranho nisso tudo foi desenterrar esse tópico de 3 anos atrás só pra meter o pau no português dos usuários! Fala sério!

 :D
"O problema com o mundo é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, enquanto os estúpidos estão cheios de confiança."

Charles Bukowski