Autor Tópico: Rede Wireless e home criptografadao  (Lida 1844 vezes)

Offline wildner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Rede Wireless e home criptografadao
« Online: 28 de Outubro de 2012, 21:36 »
Pessoal

Tenho dois laptop na empresa com ubuntu 12.04 32 com a home criptografada, a conexão é wireless e quero compartilhar arquivos entre os computadores, na verdade quero que um deles seja o "servidor de dados" e o outros precisa acessar os arquivos.

Não estou conseguindo compartilhar a pasta que desejo e esta está dentro do home.

O que fiz até agora:
- Instalei o samba.
- Compartilhei a pasta (marquei Permitir que outras pessoas criem e excluam arquivos nesta pasta e cliquei em "Criar compartilhamento", depois adicionar configurações automáticas. A pasta fica inclusive com as setinhas.

O outro pc enxerga a máquina mas o sistema diz que não há permissão.

Então no terminal digitei:
sudo chmod 777 -R  endereço e nome da pasta que compartilhei

Mas mesmo assim o sistema diz que não há permissão.

Uso Ubuntu há anos mas nunca precisei compartilhar computadores e esta parte de rede não entendo muito, pesquisei no Google mas estou muito confuso.

Será que alguém poderia me ajudar "assim" passo a passo a resolver meu problema.

Será que por as homes serem criptografadas o compartilhamento é vetado?

Espero que uma boa alma me ajude, agradeço desde já

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Rede Wireless e home criptografadao
« Resposta #1 Online: 29 de Outubro de 2012, 10:17 »
Olá wildner,

Qual a vantagem de usar pastas criptografadas, se logo em seguida você faz um "chmod -R 777" sobre elas? Isso significa "dê permissão total a qualquer um sobre esses arquivos". Concorda que é contra-senso?

O que deve estar impedindo você de compartilhar essas pastas é a falta de configuração do seu usuário no Samba. Você lembra de ter criado usuário pra você, com o comando "smbpasswd -a <usuario>"?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline wildner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: Rede Wireless e home criptografadao
« Resposta #2 Online: 29 de Outubro de 2012, 14:19 »
zekkerj,

Não sei o que e o certo. Neste momento estou apenas querendo que que os laptops se comuniquem.
Por isso fiz testes e mesmo assim não consegui faze-los se comunicar.  Como faco para reverter o chmod 777?
 
Se vc puder me ajudar vou ficar muito agradecida.

Respondendo ao seu questionamento, não criei usuário no samba e nem sei fazer isso.

Sera que vc pode me ajudar passo a passo?

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Rede Wireless e home criptografadao
« Resposta #3 Online: 29 de Outubro de 2012, 14:23 »
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Rede Wireless e home criptografadao
« Resposta #4 Online: 29 de Outubro de 2012, 14:24 »
Crie os usuários com o comando abaixo:

sudo smbpasswd -a <seu usuario>

nas duas máquinas.

Note que vc vai precisar que as duas máquinas tenham os mesmos nomes de usuários; se uma delas tem usuário "joao" e o outra tem o usuário "maria", você tem que criar "joao" e "maria" nas duas máquinas, tanto no Linux quanto no Samba.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Rede Wireless e home criptografadao
« Resposta #5 Online: 29 de Outubro de 2012, 14:32 »
Citar
Como faco para reverter o chmod 777?
Você pode repetir o comando com o parâmetro "700" (ideal, caso você tenha preferência pela privacidade) ou "750" (que dá um pouco mais de visibilidade aos outros usuários).

Note no entanto que os parâmetros de permissão contém bits de leitura, escrita e execução; e os bits de execução têm funções diferentes nos diretórios e arquivos comuns. Quando você fez o chmod -R 777, você deu permissão de execução a todos os diretórios e arquivos; pros diretórios isso não atrapalha, pelo contrário, a permissão de execução é que faz o diretório "funcionar". Só que os arquivos comuns não precisavam dessa permissão. E agora, como tirá-la, sem tirar dos diretórios?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D