Autor Tópico: "A unidade de disco /home não está pronta ainda ou não está presente"  (Lida 10075 vezes)

Offline gigasydra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
    • Testemunhas de Jeová - A Seita
Olá a todos! Boa noite!

Instalei o Ubuntu 12.10 num Core i7 8GB.
Tem uma partição de 150 GB montada em /, e outra de 400 GB montada em /home, ambas configuradas como auto no fstab e em um mesmo HD de 750 GB Toshiba.
PS: também tenho Win7 numa outra partição mas não é montada automaticamente!

Não sei se não reparei antes mas acho que logo que eu instalei não estava assim... mas na inicialização pisca a tela e aparece:
"A unidade de disco /home não está pronta ainda ou não está presente"... Pressione S para pular ou M para manualmente, ou algo assim,,,,
Ai depois, rapidinho até, carrega o Ubuntu normal!

Mas gostaria de saber, se for possível, o pq aparece esta msg... Se é pq o disco é grande, ou pode haver outro problema....

Entre outras coisas que com certeza não devem ter importância, instalei o VirtualBox, e o pacote linux-headers-generic.

Grato a todos e abraços,

--
Thiago André Pereira Leite
Técnico em Tecnologia da Informação - Universidade Federal de São Carlos
Deus não escolhe os capacitados, Ele capacita os escolhidos! - Albert Einstein
Visite: www.suareligiao.com

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: "A unidade de disco /home não está pronta ainda ou não está presente"
« Resposta #1 Online: 29 de Outubro de 2012, 01:32 »
Olá, primeiramente qual o seu sistema de arquivos utilizado nessas partições?

Você fez uma instalação limpa do 12.10 ou fez uma atualização do 12.04?

Seu sistema sofreu algum desligamento incorreto recentemente? Tipo uma queda de energia?

Sinto em dizer que você está desperdiçando um espaço ernome ao deixar 150GB para a partição raiz "/"!
Exceto é claro que você não vá fazer uso dessa máquina como um desktop comum!

Geralmente este erro é causado por um corrompimento do sistema de arquivos ou seu HD pode estar partindo desta para melhor!

Dá próxima vez que esse erro ocorrer, escolha a opção "M" e entre no terminal como root!

O ideal seria mandar ele fazer uma checagem do sistema de arquivos. Assumindo que você usou o sistema de arquivos padrão, o ext4, execute os seguintes comandos:

Código: [Selecionar]
# fsck -t ext4 -f -D /dev/sdxy
# reboot

Onde o sdxy vai depender da letra e número da partição /home!
Para saber qual o número e letra da sua partição/home use o comando:

Código: [Selecionar]
# fdisk -l

Se ao reiniciar o sistema novamente, este erro persistir. Procure executar esses comandos:

Código: [Selecionar]
# mount -o remount,rw /home
# dpkg --configure -a
# mount -o remount,ro /home
# sync
# reboot



Se mesmo assim continuar o erro, tente ver a saúde do seu HD! Você pode instalar o GSmartControl e verificar graficamente se o seu HD está partindo desta pra melhor!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline gigasydra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
    • Testemunhas de Jeová - A Seita
Re: "A unidade de disco /home não está pronta ainda ou não está presente"
« Resposta #2 Online: 29 de Outubro de 2012, 10:47 »
Olá! Obrigado pelos conselhos...

Não houve desligamento incorreto, foi instalação limpa sim, do zero e o sistema é ext4 para /home e reiserfs para /...

Não há tempo de apertar o "M", a mensagem até continua mas logo entra na tela de login... como disse, ta funcionando, só não sei pq aparece a mensagem...
O HD é novinho.... alias o note também rsrs

Usei o GSmartControl, e deu como resultado um "Lifetime hours" de 304.... Não sei o significa, que meu HD só tem 304 horas de vida?!

Não entendi pq dar um remount com ro em /home... isso vai deixa-lo somente leitura, certo?

Já procurei saber com "man" mas não entendi pra que servi o comando "sync"...

Outro detalhe.... liguei hj cedo o note, que passou a noite desligado (portanto esfriando) e não apareceu a mensagem... até rebootei pra ver se eu não havia notado e não apareceu mesmo!.... Será que n pode ser pq o HD estava quente ou pela partição ser grande demais? Sempre quis saber se quanto maior a partição, maior o tempo de montagem... Isto procede?

Desde já muito obrigado mesmoooo....
Deus não escolhe os capacitados, Ele capacita os escolhidos! - Albert Einstein
Visite: www.suareligiao.com

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: "A unidade de disco /home não está pronta ainda ou não está presente"
« Resposta #3 Online: 29 de Outubro de 2012, 11:18 »
Citar
Não entendi pq dar um remount com ro em /home... isso vai deixa-lo somente leitura, certo?
Correto. Isso facilita a tarefa de desligamento do sistema, assim como libera para que o fsck (utilitário de verificação do sistema) faça alguma alteração necessária no sistema de arquivos para corrigí-lo.

Citar
Já procurei saber com "man" mas não entendi pra que servi o comando "sync"...
O kernel trabalha com buffers de leitura e escrita para os sistemas de arquivos; ou seja, nem sempre aquilo que foi escrito pelos programas corresponde ao que está gravado nos discos.

O comando "sync" força o sistema a liberar todos os buffers e gravar todos os dados alterados que ainda estão em memória, sincronizando os dados em memória com os discos.

Citar
Será que n pode ser pq o HD estava quente ou pela partição ser grande demais? Sempre quis saber se quanto maior a partição, maior o tempo de montagem... Isto procede?
HD quente, pouco provável. Acho mais provável que o sistema tenha conseguido se corrigir na última vez que vc o acionou, e que dessa vez, como você o desligou corretamente, não teve novos problemas.

Quanto maior a partição, maior o tempo de montagem, não é verdade. O tempo de montagem depende de várias condições, todas elas ligadas aos parâmetros de funcionamento do sistema e das estruturas internas do sistema de arquivos. Nem todos esses parâmetros ou estruturas são de tamanho proporcional ao espaço da partição.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline gigasydra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
    • Testemunhas de Jeová - A Seita
Re: "A unidade de disco /home não está pronta ainda ou não está presente"
« Resposta #4 Online: 29 de Outubro de 2012, 11:41 »
Volto a agradecer grandemente os esclarecimentos e a aula... achei que até sabia bastante mas temos sempre muito a aprender...
Sempre procurei respostas nas comunidades, mas nunca achei que seria respondido tão bem e rápido quando postasse alguma dúvida... Obrigado!

Meu caso é 99% curiosidade e 1% preocupação...

O "Lifetime hours" do GSmartControl deu 304... oq isso significa?

E eu reiniciei, ontem, varias vezes, umas 5, e sempre estava dando o mensagem "A unidade de disco /home não está pronta ainda ou não está presente"...
O amigo disse
Citar
Acho mais provável que o sistema tenha conseguido se corrigir na última vez que vc o acionou, e que dessa vez, como você o desligou corretamente, não teve novos problemas.
A pergunta é: Pode ocorrer de o sistema só se corrigir depois de alguns religamentos? Não deveria se corrigir logo no primeiro? (Em caso de problema)

Novamente muito grato!!!
Deus não escolhe os capacitados, Ele capacita os escolhidos! - Albert Einstein
Visite: www.suareligiao.com

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: "A unidade de disco /home não está pronta ainda ou não está presente"
« Resposta #5 Online: 29 de Outubro de 2012, 12:10 »
Citar
A pergunta é: Pode ocorrer de o sistema só se corrigir depois de alguns religamentos? Não deveria se corrigir logo no primeiro? (Em caso de problema)
Cara, depende do problema, e depende também do tempo que vc tenha dado ao sistema pra se corrigir.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline gigasydra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
    • Testemunhas de Jeová - A Seita
Re: "A unidade de disco /home não está pronta ainda ou não está presente"
« Resposta #6 Online: 29 de Outubro de 2012, 19:28 »
Correndo o sério risco de ser chato... mas éq não encontrei matéria específica disso na net.... Se alguém tiver por favor passe que leio com prazer...

De que tipo de problemas o zekkerj ta falando? Digo, há como "dar um tempo x" pro sistema se corrigir, e se não conseguir ele seguir em frente? "Imagino" que se corrigiu aparece "corrigido", senão aparece "falhou", ou coisa do tipo...

Agradeço novamente!
Deus não escolhe os capacitados, Ele capacita os escolhidos! - Albert Einstein
Visite: www.suareligiao.com

Offline rruella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.097
    • Ver perfil
Re: "A unidade de disco /home não está pronta ainda ou não está presente"
« Resposta #7 Online: 30 de Outubro de 2012, 12:38 »
não ajudo nada somente relato aqui minhas experiências, já por duas vezes passo por este problema, porque não fiz instalação limpa e sim atualizei de uma versão para outra.

mas com novas atualizações acaba por desaparecer, ou não acontecer mais.
Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M