Autor Tópico: Amd 64 bits roda sistema de 32 bits?  (Lida 4919 vezes)

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Amd 64 bits roda sistema de 32 bits?
« Online: 21 de Outubro de 2012, 20:39 »
Olá colegas usuários de Linux, Debian e filiados  :D

Estou com umas Imagens ISO de 32 bits e i386, mas até então por todos esses anos não tinha me dado conta que meu AMD Sempron 2.0 Ghz é 64 bits

Eu já tinha baixado com minha conexão de TIM 50 cents por dia por mais de 1 semana pelo utorrent Sorrisão mas parece que terei de baixar denovo, até já estou baixando novamente os 1,09 gb do live-cd do Debian hahahaha

ainda estou com o Debian i386 em meu pendrive. QUais problemas eu poderia encontrar se o instalasse em meu computador de 64 bits que, até então, eu nunca tinha reparado e já utilizei várias versões de Ubuntu 32-bits nesse computador há alguns anos?

É realmente mesmo necessário que eu baixe a imagem ISO do Debian inteira novamente, só que o 64 bits? Questões que gostaria de discuti-las, porque achei bizarro quando vi que meu pc é 64 bits, embora eu tivesse deixado guardado desde inicio de 2009 por estar em outra cidade estudando. Agora eu trouxe meu pc para a cidade que mudei-me ^^

Ainda tenho tempo para pensar se vale a pena abaixar denovo, porque eu vou instalar o Sistema Operacional Universal no meu computador enquanto mantenho o Xubuntu em meu netbook :)

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Amd 64 bits roda sistema de 32 bits?
« Resposta #1 Online: 21 de Outubro de 2012, 20:46 »
se voce instalar uma versão de 32 bits, não estará aproveitando todo o desempenho de seu hardware, mas ele rodará sim, mas menos veloz do que se tivesse com uma versão de 64 bits.
ps.: a versão 32 bits não reconhece mais que 4gb de ram, a não ser que se use um kernel próprio pra isso.
foi o que aprendi por aqui, me corrijam se tiver errado.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Amd 64 bits roda sistema de 32 bits?
« Resposta #2 Online: 21 de Outubro de 2012, 20:56 »
Oi bmota! Obrigado por responder :D

Existe problema com o software se instalo o 32 bits? Eu sempre coloquei os 32 bits não percebendo que é 64 bits :P

O Windows tem dado uns erros, o jogo do Daytona não roda direito e vi o Partition Magic quase destruir minha partição D: quando fui arrastar 55 gb para instalar o Debian  :(

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Amd 64 bits roda sistema de 32 bits?
« Resposta #3 Online: 21 de Outubro de 2012, 21:02 »
Oi bmota! Obrigado por responder :D

Existe problema com o software se instalo o 32 bits? Eu sempre coloquei os 32 bits não percebendo que é 64 bits :P

O Windows tem dado uns erros, o jogo do Daytona não roda direito e vi o Partition Magic quase destruir minha partição D: quando fui arrastar 55 gb para instalar o Debian  :(
segundo relatos de pessoas que mandaram os computadores pra eu consertar, tem ocorrido instabilidade,mas isso é raro,mas acho que essa do particionmagic não tem nada a ver com o sistema,a não ser que tenha instalado a versão 64 bits no sistema de 32,mas geralmente nem se consegue instalar.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Amd 64 bits roda sistema de 32 bits?
« Resposta #4 Online: 21 de Outubro de 2012, 21:38 »
Eu nunca tinha tido problema, espero que esses bugs do WinXP não sejam por causa do hardware. Pòr várias vezes tem travado aparecendo a tela azul e em seguida às vezes trava ao reiniciar depois de apertar reset.

Estou baixando o Debian para AMD64 e depois eu continuarei com este tópico se precisar. Iniciei o mesmo tópico em outros 2 fóruns. Irei sempre pesquisar e ver o que acho sobre o que preciso antes.

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Amd 64 bits roda sistema de 32 bits?
« Resposta #5 Online: 21 de Outubro de 2012, 21:54 »
a principal vantagem dos sistemas 64bits é reconhecer mais de 4gb de ram, além de algumas instruções a mais (quase imperceptíveis aos olhos de um usuário comum). você consegue rodar aplicações 32bits em um sistema 64bits, mas não o contrario. sistemas 64bits tendem a consumir um pouco mais de ram em relação aos 32bits (alguns acreditam que também são mais ráṕidos). quanto a estabilidade, os os 64 bits já estão bastante maduros, apesar da maioria das distros oferecerem as imagens 32bits, acredito que grande parte dos usuários já usa a versão 64bits. para maiores informações, existem n topicos no forum sobre esse assunto, alguns deles muito bem detalhados.
se quiser aproveitar a imagem que ainda tem, como método de download use o jigdo, alguns pacotes são comuns entre as imagens 32 e 64bits.

Offline nuno_nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 328
  • Linux Ubuntu 12.04 / Windows 7 Ultimate
    • Ver perfil
    • Nuno Nunes Blog
Re: Amd 64 bits roda sistema de 32 bits?
« Resposta #6 Online: 21 de Outubro de 2012, 21:59 »
a principal vantagem dos sistemas 64bits é reconhecer mais de 4gb de ram, além de algumas instruções a mais (quase imperceptíveis aos olhos de um usuário comum). você consegue rodar aplicações 32bits em um sistema 64bits, mas não o contrario. sistemas 64bits tendem a consumir um pouco mais de ram em relação aos 32bits (alguns acreditam que também são mais ráṕidos). quanto a estabilidade, os os 64 bits já estão bastante maduros, apesar da maioria das distros oferecerem as imagens 32bits, acredito que grande parte dos usuários já usa a versão 64bits. para maiores informações, existem n topicos no forum sobre esse assunto, alguns deles muito bem detalhados.
se quiser aproveitar a imagem que ainda tem, como método de download use o jigdo, alguns pacotes são comuns entre as imagens 32 e 64bits.

Os ubuntu com a kernel pae em 32 bits detetam mais de 4 GB de ram

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Amd 64 bits roda sistema de 32 bits?
« Resposta #7 Online: 22 de Outubro de 2012, 00:21 »
Os ubuntu com a kernel pae em 32 bits detetam mais de 4 GB de ram
para um usuario comum acredito ser a melhor solução, mas em alguns casos não é suficiente http://www.hardware.com.br/dicas/ativando-suporte-mais-gb-memoria-ram.html

Offline nuno_nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 328
  • Linux Ubuntu 12.04 / Windows 7 Ultimate
    • Ver perfil
    • Nuno Nunes Blog
Re: Amd 64 bits roda sistema de 32 bits?
« Resposta #8 Online: 22 de Outubro de 2012, 09:57 »
Os ubuntu com a kernel pae em 32 bits detetam mais de 4 GB de ram
para um usuario comum acredito ser a melhor solução, mas em alguns casos não é suficiente http://www.hardware.com.br/dicas/ativando-suporte-mais-gb-memoria-ram.html

Eu tenho instalado o linux mint 13 32 bits e o pc tem 4 gb de ram e eu instalei o kernel pae

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Amd 64 bits roda sistema de 32 bits?
« Resposta #9 Online: 22 de Outubro de 2012, 16:02 »
Ultima vez que usei um sistema 32bits foi em 2008, de lá para cá 4 anos usando 64 bits na minha máquina.

Nem sinto falta de um S.O. 32bits.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Amd 64 bits roda sistema de 32 bits?
« Resposta #10 Online: 22 de Outubro de 2012, 16:35 »
@zoroastro

A principal vantagem de se utilizar um S.O. de 64 bits em relação a um de 32 bits é se você trabalhar profissionalmente com edição de vídeos, áudio ou fotos, ou seja, editar grande quantidade de dados de vez. Isso ainda, se os aplicativos que você utilizar forem programados para rodarem em cima de um S.O. 64 bits.

Por que isso...???

Simplesmente questão de matemática:

2^32 = 4294967296
2^64 = 1,844674407×10¹⁹

Pode-se ver que o 64 bits consegue operar muitos mais cálculos do que o de 32 bits.

Essa coisa de 64 bits para mais de 4 GB de RAM já é conversa antiga, ainda mais no GNU/Linux que tem o kernel-pae, que reconhece mais de 4 GB de RAM perfeitamente.

Se o usuário vai fazer uso do computador para tarefas cotidianas, como digitar texto, acessar a interne, ver email, assistir vídeos, ouvir músicas e coisas do tipo, é indiferente se o sistema operacional é de 32 ou 64 bits.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline nuno_nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 328
  • Linux Ubuntu 12.04 / Windows 7 Ultimate
    • Ver perfil
    • Nuno Nunes Blog
Re: Amd 64 bits roda sistema de 32 bits?
« Resposta #11 Online: 22 de Outubro de 2012, 16:47 »
@zoroastro

A principal vantagem de se utilizar um S.O. de 64 bits em relação a um de 32 bits é se você trabalhar profissionalmente com edição de vídeos, áudio ou fotos, ou seja, editar grande quantidade de dados de vez. Isso ainda, se os aplicativos que você utilizar forem programados para rodarem em cima de um S.O. 64 bits.

Por que isso...???

Simplesmente questão de matemática:

2^32 = 4294967296
2^64 = 1,844674407×10¹⁹

Pode-se ver que o 64 bits consegue operar muitos mais cálculos do que o de 32 bits.

Essa coisa de 64 bits para mais de 4 GB de RAM já é conversa antiga, ainda mais no GNU/Linux que tem o kernel-pae, que reconhece mais de 4 GB de RAM perfeitamente.

Se o usuário vai fazer uso do computador para tarefas cotidianas, como digitar texto, acessar a interne, ver email, assistir vídeos, ouvir músicas e coisas do tipo, é indiferente se o sistema operacional é de 32 ou 64 bits.

Eu também sou dessa opinião

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Amd 64 bits roda sistema de 32 bits?
« Resposta #12 Online: 23 de Outubro de 2012, 00:28 »
Obrigado pelos esclarecimentos :)