Autor Tópico: Particionar disco após o Ubuntu estar instalado  (Lida 15920 vezes)

Offline ribeirws

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Particionar disco após o Ubuntu estar instalado
« Online: 09 de Abril de 2009, 01:09 »
Pessoal, boas! Comprei um computador que veio com Ubuntu 8.04.2, kernel 2.6.24-23-generic com HD com 2 partições /dev/sda1 (ext3, com 689,23GB, boot) e /dev/sda2 (extended, com 9,1GB, linux-swap). Queria partionar a /dev/sda1 e criar uma partição NTFS para instalar Windows XP. Alguém pode me ajudar e orientar como fazê-lo? Obrigado.

Offline Adão Oliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Particionar disco após o Ubuntu estar instalado
« Resposta #1 Online: 09 de Abril de 2009, 12:03 »
Você está pretendendo manter o Ubuntu junto com o windows em dual boot ou quer formatar e deixar somente o windows?

Você precisa instalar um particionador de disco, e pode fazer isto através de Aplicações -> Adicionar/Remover ... e procure por Gparted para instalar. Ele é bem intuitivo, então tenta fazer primeiro este processo e posta aqui qualquer dúvida, ok?

É bom lembrar que quando você criar a partição para instalação do windows e instalá-lo, ele vai substituir o MBR e vai parecer que você perdeu o Ubuntu .. o próximo passo é você utilizar o disco do Ubuntu e entrar pelo recovery mode. Você terá que editar o arquivo /boot/grub/menu.lst (que guarda as configurações do gerenciador de boot) e verificar se existe uma entrada nele para boot pelo Windows; eu não tenho como copiar para você esta configuração agora, pois estou no trabalho e uso windows aqui, mas certamente outro membro poderá copiar e colar neste tópico pra te ajudar, ok?

Boa sorte,
HP Pavilion dv6750BR (Ubuntu 9.10)

Offline ribeirws

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: Particionar disco após o Ubuntu estar instalado
« Resposta #2 Online: 20 de Abril de 2009, 20:22 »
Você está pretendendo manter o Ubuntu junto com o windows em dual boot ou quer formatar e deixar somente o windows?

Você precisa instalar um particionador de disco, e pode fazer isto através de Aplicações -> Adicionar/Remover ... e procure por Gparted para instalar. Ele é bem intuitivo, então tenta fazer primeiro este processo e posta aqui qualquer dúvida, ok?

É bom lembrar que quando você criar a partição para instalação do windows e instalá-lo, ele vai substituir o MBR e vai parecer que você perdeu o Ubuntu .. o próximo passo é você utilizar o disco do Ubuntu e entrar pelo recovery mode. Você terá que editar o arquivo /boot/grub/menu.lst (que guarda as configurações do gerenciador de boot) e verificar se existe uma entrada nele para boot pelo Windows; eu não tenho como copiar para você esta configuração agora, pois estou no trabalho e uso windows aqui, mas certamente outro membro poderá copiar e colar neste tópico pra te ajudar, ok?

Boa sorte,
Adão, o problema é que eu não tenho o CD do Ubuntu, pois ele já veio instalado em meu computador e para particionar o HD eu preciso desmontar os dispositivos,porém isto não é possível, pois o sistema está logado. Eu precisava particionar sem desmontar o dispositivo, mas obrigado pela dica. Se houver outros gerenciadores de partição que eu possa utilizar, me dê um alô. Abs.

Offline jpzm56

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 255
  • Templário Tux
    • Ver perfil
Re: Particionar disco após o Ubuntu estar instalado
« Resposta #3 Online: 21 de Abril de 2009, 13:19 »
ribeirws

Use um live cd do Gparted, com ele você poderá redimensionar a sua partição e criar a outra partição para o Windows, depois de instalar o windows você terá que ter o grub preparado para o dual boot e sobre esse tema tem muito material no forum.

Boa sorte

Offline ribeirws

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: Particionar disco após o Ubuntu estar instalado
« Resposta #4 Online: 05 de Maio de 2009, 21:42 »
ribeirws

Use um live cd do Gparted, com ele você poderá redimensionar a sua partição e criar a outra partição para o Windows, depois de instalar o windows você terá que ter o grub preparado para o dual boot e sobre esse tema tem muito material no forum.

Boa sorte
jpzm56, obrigado pela dica. Eu fiz uma cópia ISO do Live CD e criei um. Daí foi só iniciar usando ele e fazer o particionamento usando o Gparted, funcionou direitinho. Valeu!!!

Offline ribeirws

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: Particionar disco após o Ubuntu estar instalado
« Resposta #5 Online: 05 de Maio de 2009, 21:44 »
Como mudar o status deste tópico para resolvido?

Offline Caveira73

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Particionar disco após o Ubuntu estar instalado
« Resposta #6 Online: 23 de Outubro de 2012, 15:45 »
Pessoal, sou novo no fórum, não quis abrir um novo tópico com um assunto muito parecido - caso tenha infringido as regras de postagem, peço desculpas.
Bem, meu problema é o seguinte: instalei o Ubuntu tentando preservar a partição na qual eu tinha o Windows e, por alguma besteira que fiz, acabei apagando tudo.
Agora meu HD está com 3 partições: sda1/fat32, sda2/ext2 e sda3/lvm2 pv. Esta última ocupa quase todo o HD (700GB), deixando menos de 1GB para as outras.
Gostaria de particionar o disco para deixar o Ubuntu instalado sem mexer nos arquivos que tenho, criar uma partição de uns 200GB para o Windows e manter (caso seja necessário) as duas partições pequenas.
Tentei alterar as partições com o Gparted a partir do Live CD que criei no USB, mas há um alerta ao lado da partição sda3 que impede qualquer mudança.
Pelas respostas anteriores a este tópico, iniciar a máquina a partir do USB tornaria possível mexer no particionamento, mas não consegui e não sei como devo fazer isso.
Obrigado desde já pela ajuda.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Particionar disco após o Ubuntu estar instalado
« Resposta #7 Online: 23 de Outubro de 2012, 15:54 »
No terminal (Ctrl + Alt + T) digite>

Código: [Selecionar]
sudo fdisk –l
Poste aqui o resultado completo que aparecer no terminal.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Caveira73

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Particionar disco após o Ubuntu estar instalado
« Resposta #8 Online: 23 de Outubro de 2012, 16:19 »
AVISO: GPT (Tabela de Partição GUID) detectada em '/dev/sda'! O utilitário fdisk não tem suporte para GPT. Utilize o GNU Parted.


Disco /dev/sda: 750.2 GB, 750156374016 bytes
255 cabeças, 63 setores/trilhas, 91201 cilindros, total de 1465149168 setores
Unidades = setores de 1 * 512 = 512 bytes
Tamanho do setor (lógico/físico): 512 bytes / 4096 bytes
Tamanho da E/S (mínimo/ideal): 4096 bytes / 4096 bytes
Identificador do disco: 0x00000000

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1               1  1465149167   732574583+  ee  GPT
A partição 1 não inicia nos limites de um setor físico.

Disco /dev/mapper/ubuntu-root: 743.4 GB, 743360692224 bytes
255 cabeças, 63 setores/trilhas, 90375 cilindros, total de 1451876352 setores
Unidades = setores de 1 * 512 = 512 bytes
Tamanho do setor (lógico/físico): 512 bytes / 4096 bytes
Tamanho da E/S (mínimo/ideal): 4096 bytes / 4096 bytes
Identificador do disco: 0x00000000

O disco /dev/mapper/ubuntu-root não contém uma tabela de partições válida

Disco /dev/mapper/ubuntu-swap_1: 6337 MB, 6337593344 bytes
255 cabeças, 63 setores/trilhas, 770 cilindros, total de 12378112 setores
Unidades = setores de 1 * 512 = 512 bytes
Tamanho do setor (lógico/físico): 512 bytes / 4096 bytes
Tamanho da E/S (mínimo/ideal): 4096 bytes / 4096 bytes
Identificador do disco: 0x00000000

O disco /dev/mapper/ubuntu-swap_1 não contém uma tabela de partições válida

Disco /dev/sdb: 2001 MB, 2001731584 bytes
42 cabeças, 41 setores/trilhas, 2270 cilindros, total de 3909632 setores
Unidades = setores de 1 * 512 = 512 bytes
Tamanho do setor (lógico/físico): 512 bytes / 512 bytes
Tamanho da E/S (mínimo/ideal): 512 bytes / 512 bytes
Identificador do disco: 0x00000000

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sdb1             129     3909631     1954751+   6  FAT16