só vim passar para dizer que finalmente aprendi como configurar minha net via rádio, então vou deixar esse post aqui meio que como tutorial caso alguém queira saber.....
1º felizmente hoje o ubuntu reconhece o driver proprietário da minha antena 9não sei se desenvolveram um genérico ou similar, só sei que até a versão 11.10, era preciso usar outra conexão para aí sim baixar o drivers da mesma) então, tudo já está mais fácil
2º a primeira coisa é escolher sua rede sem fio do seu provedor. ela pode ter senha ou não você tem que ver isso com seu provedor...
logo depois de conectar a rede sem fio, abra um terminal como root e digite
sudo pppoeconf
feito isso ele pedirá pra buscar um concentrador de acesso, comigo demora um pouco, porém ele acha direto a minha antena (wlan1)
algumas opções vão aparecer, apenas confirme, na maioria dos casos não é necessário fazer modificações.
na parte do login, digite o login que o provedor lhe passou, idem com a senha.
confirme e ative a conexão, pronto vc já pode usar.
sempre que quiser ligar a conexão digite sudo pon dsl-provider
porém existe um pequeno bug. ao reiniciar, você verá um erro de dispositivo não gerenciável, o que lhe impedirá de conectar. para evitar isso, sempre antes de desligar , digite
gksudo nautilus
obs: antena ralink usb
vá até a pasta /etc/network e apague o arquivo interfaces. isso resolverá o problema, mas pode ser que vocÊ tenha que reconfigurar de novo se der errado....