Como Criar Atalhos para comandos específicos de alguns programas

Iniciado por Samuel Ubuntu do Sur, 13 de Outubro de 2012, 14:19

tópico anterior - próximo tópico

Samuel Ubuntu do Sur

Olá Pessoal, boa tarde!

Pode parecer bobagem, mas é uma dúvida que poder aumentar muito a produtividade, pp para quem gosta de usar teclado.

É o seguinte: como eu descubro o comando (que deve rodar em "background", pois, até onde entendo e me corrijam se eu estiver errado) que um determinado programa, em modo gráfico, executa para fazer uma ação.

Exemplo: 1) em vez de clicar no ícone do cafeíne e selecionar: "desabilitar protetor de tela", eu poderia executar um comando (com tecla de atalho configurada pelo Tweak); 2) em vez de clicar o ícone do Goobus Preview para ficar em tela inteira (tentei achar no próprio comando, mas não achei), executar um comando e por aí vai.

Até imaginei que estes "comandos" poderiam ser visíveis antes dos programas serem compilados, mas não sei como procurar.

Quem puder ajudar, ficaria muito agradecido.

No mais, abraços a todos!

Samuel

Usuário Linux/Ubuntu.

Liberdade. Use Software livre, eficiente, seguro. Use Linux. Seja Ubuntu.

irtigor

Olhe o manual do programa, se lá não constar uma forma de acesso direto (passando opções por linha de comando), você vai ter que emular os cliques (pra isso use o xdotool).

Samuel Ubuntu do Sur

Obrigado Irtigor, vou pesquisar sobre o assunto.

Mas, vc conhece algum modo (ou programa) que mostra em linha de comando tudo o que está se passando no modo gráfico? (tipo o modo "verbose" do terminal).

Abraços!