Livro: Produzindo Animações com Softwares Livres

Iniciado por jkmsjq, 10 de Outubro de 2012, 18:13

tópico anterior - próximo tópico

jkmsjq

Um trecho da introdução do Livro de Ricardo Graça:

Introdução

Tratar de animação abordando a utilização de softwares livres gera, na maioria dos lugares que visito para palestrar ou realizar oficinas, um certo incômodo e ansiedade em me refutarem antes mesmo de minhas conclusões. É importante considerar que todos nós fomos e somos alfabetizados em um sistema que incentiva ao consumo de marcas e ilusões de sucesso e vitória. As pessoas, para defenderem suas escolhas, acabam por defender todo esse sistema de consumo e descarte programado, e nem mesmo sabem disso.
As próprias instituições de ensino, renomadas, cometem esse erro, ao tratar da operação dos softwares como parte do aprendizado conceitual, o que considero, como educador, um erro. Desta forma, são formados com dependência na operação dos mesmos softwares, e sem tais ferramentas não produzem. O mercado dita, a instituição incentiva e o aluno compra a ideia de uma marca, sem nem mesmo conhecer outras possibilidades. Sem entender as bases, os conceitos, não adianta uma boa operação de software.
É muito importante ter em mente que este livro não foi escrito com a pretensão de ser um guia definitivo, ou que tenha todo o conhecimento necessário para se tornar artista absoluto das técnicas e dos processos de produção que envolvem uma animação. O que pretendo é demonstrar o processo de produção que adoto para criar minhas "obras". Espero que seja um guia prático de introdução, nada mais.
Antes de tratar dos processos de produção de animações utilizando softwares livres, convido-os a entender meus motivos em migrar para os softwares livres, embora, tenha trabalhado durante anos com softwares proprietários, nos sistemas MACOS e WINDOWS.
[...]

CitarCopyleft.
Ricardo Graça. 2012 - Brasil
Permitida a cópia de todo o conteúdo, colocando o nome do
autor e um link para o site www.ricolandia.com

Para donwload direto, segue o link

LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz