Recordando o saudoso Kurumin

Iniciado por Sergio Benjamim, 07 de Outubro de 2012, 00:31

tópico anterior - próximo tópico

Sergio Benjamim

Bora lá conhecer o Kurumin...

Estou baixando ele agora, quem tem coragem de instalar o Kurumin numa máquina virtual?

Kurumin 7

Kurumin 7, Guia Prático

Mirrors de ISO's do Kurumin (Unicamp)
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

haereticus

Acho que nem tem compatibilidade para o hardware atual isto, usei muito kurumin.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14" LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Sergio Benjamim

Citação de: haereticus online 07 de Outubro de 2012, 00:52
Acho que nem tem compatibilidade para o hardware atual isto, usei muito kurumin.

Hahaha, estou ciente disso, mas to muito curioso.  ;D

Acho importante saber um pouco sobre ele, o Kurumin é lembrado até hoje, ele acabou marcando a vida de quem teve contato com Linux.

haereticus

Citação de: Sergio Benjamim online 07 de Outubro de 2012, 00:56
Citação de: haereticus online 07 de Outubro de 2012, 00:52

Hahaha, estou ciente disso, mas to muito curioso.  ;D

Acho importante saber um pouco sobre ele, o Kurumin é lembrado até hoje, ele acabou marcando a vida de quem teve contato com Linux.

Na minha opinião de ex-usuário foi a melhor Distro KDE que existiu.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14" LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sergio Benjamim

Sucesso no boot! Já estou com o sistema básico do kurumin, só terminal.

Tem como rodar o ambiente gráfico pelo live-cd? ou tem q instalar? Se tiver q instalar, vai demorar para eu contar essa saga, vou ter q seguir direitinho o livro do Morimoto.

Sergio Benjamim

Procurando na net, descobri q ele devia subir a interface gráfica automaticamente após o boot, e isso não está ocorrendo aqui, dentro do VirtualBox, e não tenho noção do que pode ser...

adiaswin

poxa cara tenho um pc antigo aqui vou ver se eu consigo faze-lo rodar.
ubuntu 12.04

niquelnausea

Citação de: Sergio Benjamim online 07 de Outubro de 2012, 01:49
Procurando na net, descobri q ele devia subir a interface gráfica automaticamente após o boot, e isso não está ocorrendo aqui, dentro do VirtualBox, e não tenho noção do que pode ser...
da uma olhada na primeira tela que aparece quando você da boot pelo cd http://www.hardware.com.br/kurumin/#cheatcodes

bmota

minha esperiência com o kurumin, foi porque eu fui baixar minha primeira distro,e baixei justo ele,consegui instalar normalmente no 01,mas quando precisei de ajuda, me falaram que ele estava descontinuado.
mas é muito bom,se conseguir instalar,conte pra gente mano.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

clodoaldops

-comecei usar linux em 2008 com ubuntu-8.04
-e a melhor distro brazuka que já usei foi o BigLinux-4.2
http://www.hardware.com.br/livros/linux/big-linux.html

garfo

Nossa, quanta nostalgia. Foi a primeira distro linux que usei. E a melhor, com certeza. Uma pena ter sido descontinuada tão cedo.  :(
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Sergio Benjamim

Sucesso total na interface gráfica!!!  ;D

Foi só seguir o que encontrei aqui, mas eu apenas deletei o disco que estava em Sata, e adicionei de novo, mas como IDE (o HD virtual está como primário na IDE, e o driver virtual de cd está como secundário, como nos computadores antigos). O kernel deixei na família 2.6 mesmo.

Sergio Benjamim

Caramba, agora eu sei o porquê do sucesso do Kurumin, ele é bem amigável mesmo, pensado para quem nunca teve contato com linux, ou melhor, com computadores. Já tem o link do manual logo no desktop, o Ubuntu podia seguir a mesma coisa, ter um link fácil para um manual (na lingua portuguesa temos o Guia do Iniciante 2.0).

Logo de cara dá para perceber q é uma distro q foca nos detalhes e na transição de um usuário que está vindo do windows para o Linux. Se vc for no menu, vá em Gráficos, e repare no Gimp e no Inkscape. Há entre parenteses os dizeres "Editor de Imagens, estilo Photoshop" e "Desenho Vetorial, estilo Corel Draw" para o Gimp e Inkscape, respectivamente. É um detalhe simples, mas que faz toda diferença para quem está vindo do janelas.

Reparei que tem uma categoria no menu "Manuais, livros e dicas", tem vários links lá. Ideia interessante.

Cara, ele vem até com emuladores! Está na categoria de jogos, e não pára por aí, ele já deixa do lado dos emuladores, um link para sites para baixar roms. Ele até explica o que é emulador, em uma das opções de "Emuladores e Vídeo Games".

Que legal esse SuperKaramba! rsrs

Em geral dá para perceber q o Kurumin foi sucesso não por ser brasileiro, mas por se preocupar nesses detalhes que um usuário comum fica perdido. Linux for human beings!

E o KDE 3.5, fantástico!

haereticus

niquelnausea