No Linux há diversos programas para visualizar PDFs como o evince, okular e xpdf. Mas quando se trata de editar PDFs a história é outra. Como precisei encontrar uma maneira de ler e adicionar comentários em PDFs recentemente resolvi fazer esse pequeno tutorial.
O evince apenas indica que um comentário existe, mas nem sequer permite sua visualização. O okular é o que parece estar mais avançado e já até lê os comentários, mas não de maneira satisfatória além de também não permite adicionar ou modificar comentários.
Quanto ao acrobat reader, podemos visualizar os comentários, mas não adicionar. Além disso, ele é muito lento (as vezes quase que inutilizável).
Enquanto não temos uma solução nativa o jeito então é apelar para o wine. Um programa que achei bem interessante é o PDF-XChange (
http://www.docu-track.com/home/prod_user/PDF-XChange_Tools/pdfx_viewer). Ele é bem superior ao acrobat (muito mais leve e rápido) além de permitir adicionar comentários mesmo na versão gratuita.
Baixe a versão gratuita e instale pelo wine
wine PDFXVwer.exe
Um atalho correspondendo ao PDF-XChange deve ter sido criado no menu Aplicativos>Wine>Programas>PDF-Viewer
Por enquanto é necessário abrir o programa e só depois abrir o PDF nele, mas vamos facilitar essa parte.
Primeiro crie um arquivo de texto chamado pdfxchange contendo o conteúdo abaixo
wine "C:\\Arquivos de programas\\Tracker Software\\PDF-XChange Viewer\\pdf-viewer\\PDFXCview.exe" "`winepath -w "$@"`"
e dê permissão de execução para ele com
chmod +x pdfxchange
Agora copie o arquivo para a pasta /usr/local/bin
cp pdfxchange /usr/local/bin/
Agora é possível abrir o programa apenas pelo comando pdfxchange e, melhor ainda, abrir um pdf com o comando pdfxchange arquivo.pdf.
Clique então em um PDF qualquer com o botão direito e em "Abrir com" escolha "Abrir com outro aplicativo...".
Vai aparecer a janela para escolher o programa. Onde tem "Usar um comando personalizado" escreva pdfxchange. Pronto, agora já é possível abrir um PDF com o PDF-XChange diretamente pelo nautilus (até mesmo deixá-lo como padrão para visualizar PDFs se desejável). Funciona tão bem que se não fosse a aparência de windows 98 do wine daria até para achar que é uma aplicação nativa.
PS: o comando no arquivo pdfxchange adaptei a partir da dica em
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Wine-Como-associar-uma-extensao-a-um-aplicativo-instalado/?pagina=3