Autor Tópico: Porque pensar Ubuntu ou Windows?  (Lida 10861 vezes)

Luiz Carlos Querido

  • Visitante
Re: Porque pensar Ubuntu ou Windows?
« Resposta #15 Online: 04 de Maio de 2011, 10:08 »
Acho que não precisa tanto. Apenas reagi instintivamente à uma acusação de trollagem, só isso. MAs acho que eu e nosso amigo rgbgbo podemos lidar com isso tranquilamente, se a moderação deixar.

Certo rgbgbo?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Porque pensar Ubuntu ou Windows?
« Resposta #16 Online: 04 de Maio de 2011, 11:19 »
Ola

Dificilmente trancamos, mas em caso de uma possivel desavença, agimos com energia.

O que ocorre ( ja tivemos episodios dantescos aqui no forum) é que um "flame war" se propaga rapidamente, sendo necessaria intervenção imediata, ou seja, apaziguar os animos.

E assim foi aqui, tudo em paz.

[]'s
« Última modificação: 04 de Maio de 2011, 11:43 por Tota »

Offline Gabr1990

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 85
  • @Gabr1990
    • Ver perfil
    • Mente Abduzida
Re: Porque pensar Ubuntu ou Windows?
« Resposta #17 Online: 04 de Maio de 2011, 11:35 »
  Tenho uma relação recente com o Linux de pouco mais de um ano quase dois (mas tinha um cd do Ubuntu 7.04 há uns 3 anos), porém não instalava, depois de um tempo soube que ele rodava em Livecd e fui experimentando, fiquei logo curioso e impressionado como ele foi logo de cara reconhecendo todo o hardware da maquina e meu mini-modem da vivo. Eu realmente fiquei impressionado e pensando: pô não teria nem que passar por aquele longo processo de instalação de drivers de som, video e modem depois da instalação do s.o.
    Mas mesmo assim ainda vejo que o próprio pessoal daqui do fórum ainda fica pensando em voltar para o windows, eu na minha empreitada Linux já conquistei coisas que não penso em abrir mão; não sou universitário, não sou programador, apenas um técnico em montagem e manutenção de micros que viu e constatou que no Linux tenho uma das coisas mais preciosas do mundo virtual, segurança, praticidade e o suporte mais real que pode existir; os fóruns Linux, que proporcionam aprendizado. É o caso de dar uma vara de pescar em vez de dar o peixe.
    Comecei com o Ubuntu 10.04 Lts, passei pelo 10.10 Maverick Meerkat e hoje estou no 11.04 em uma maquina modesta com um processador intel celeron 1.8 ghz e ddr1 400 mhz 1gb, sem constatar nenhum problema na utilização do sistema; diga-se de passagem.
    Não sei o que mais os usuários podem querer de um SO, não defendo "a" ou "b", apenas defendo o que pode ser melhor para os meus clientes que navegam na internet somente, sem nenhum conhecimento de software ou hardware, pois, com alguns deles tenho uma relação de amizade e portanto incentivo o uso do Linux, por ser em primeiro lugar um SO livre, que como eu não tenho o $ da micro$oft para instalar um xp da vida toda vez que eles precisarem formatar seus micros.
    Ai eu teria que procurar por amigos que tem aquelas midias p******** com todo tipo de imperfeição e, no meu ver não seria correto nem com o cliente, nem comigo mesmo.
    Enfim, viva o software livre, viva Linus Trovalds, seus seguidores e colaboradores.

Este post surgiu na mente livre de Paulo Corrêa após ter um longo diálogo com um monitor de um curso de informática da cidade onde mora e ver aqui no Fórum Ubuntu usuários dando depoimentos de quererem voltar aos seus SOs proprietários. E eu não dou R$ 800,00 por um sistema que de quatro ou seis meses tem que ser formatado e ficar no mais do mesmo.
Muito obrigado pela atenção e colaboração do Fórum Ubuntu.

"Gosto não se discute"


                                                                                                                                          Paulo Corrêa

Excelente texto! Estou de acordo.

É uma pena o tópico ter ido para o caminho que foi.

Quanto aos jogos, quem acha que linux não tem muitos jogos, basta dar uma olhada no Penguspy.com, hoje já existe bastante opções em jogos, muitas gratuitas, algumas comerciais, existem várias empresas de jogos de olho no mercado linux/gnu, dou destaque pra a S2 Games, desenvolvedora do Savage 2 e Heroes of Newearth. E também existem hoje vários jogos na versão alpha que prometem, um exemplo é o 0 a.d.

Muitas impressoras realmente não tem drive nativo ao linux/ubuntu, porém a tendência é que, quanto mais usuários migrarem para o linux/GNU, maior estas venham a desenvolver drives compatíveis, enquanto isso, o usuário pode muito bem dar preferência às empresas ao qual desenvolvem software e drives compatíveis, como a HP.

O software livre traz uma gama de possibilidades, e eu também o recomendo a todo amigo próximo.
« Última modificação: 04 de Maio de 2011, 12:30 por Gabr1990 »
Conteúdo interessante e bom humor: http://menteabduzida.net/ :D

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Porque pensar Ubuntu ou Windows?
« Resposta #18 Online: 04 de Maio de 2011, 11:43 »
Ola,

Backup de partição Windows:
antes do W7: CD ghost, partição origem, imagem destino. Pronto. Recuperar, imagem origem, partição destino. Pronto. Linux?

W7: Ferramenta incoroporada de backup de partição. Selecione origem e destino, crie o disco de recuperação e pronto. Linux?

Voce pode usar em terminal o comando => dd

Ou ainda criar um script, até mesmo pegar um pronto na net ou aqui no forum.

Existe também o clonezilla para os amantes do norton ghost, e o remastersys

E veja este, ainda não presente nos repositorios => http://code.google.com/p/flyback/

Cada um com sua indicação de uso dentre varios outros, para os mais variados gostos pessoais.

[]'s

Offline BrunoCarvalho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 101
  • Sempre Aprendendo!!!!!!
    • Ver perfil
Re: Porque pensar Ubuntu ou Windows?
« Resposta #19 Online: 04 de Maio de 2011, 12:37 »
Luiz Carlos, vc citou o post da opção de grub, la mesmo fala, que ferramentas para isso tem, mas são mal utilizadas pelos desenvolvedores.

Eu tbm acho isso, (aviso antes, não quero causar flame ou trollar nada, apenas opinião pessoal)

Para min a uma diferença gritante entre software comercial e open source, em software comercial a muito dinheiro envolvido logo é trabalhado todos aspectos dos software desenvolvidos, tudo é levado em consideração, desde um layout organizado e o nivel de usuario que vai usar o software e acredito que sempre que for desenvolver um software desde os mais avançados e os mais basicos tem que tratar o usuario final como "noob".

Porem no open source (existe excessão) muitos software são funcionais porem mal trabalhados em algumas partes, e não levam em consideração o nivel do usuario e tratam quase sempre o usuario como avançado.

As principais ferramentas do Linux para o ramo corporativo ou administrativo são assim.

E parece que a um preconceito contra isso na comunidade Linux,não na do Ubuntu, mas tente ver outros foruns de outras distros os usuarios mais avançados não gosta do Ubuntu por que eles tentam automatizar tudo, deixar mais facil para o usuario.

P**** desenvolvimento é isso, tem que facilitar e organizar o maximo pro usuario final, pergunte para qualquer desenvolvedor, principalmente para os das antigas.

O Ubuntu ta aonde ta, por ter esse pensamento, agora imaginem, os mais avançados não gostam (existe excessão é claro), vamos supor se esses usuarios trabalhassem pensando nisso como que iria ta o linux hj?

Sobre o corel, quem é das antigas não troca o Corel por nada, tem tradição no mercado, tem publico, não pode ser a melhor do mercado porem ela ainda tem mercado e muito e ainda é uma das mais usadas do ramo, isso é fato.

Profissional serio utiliza o que é melhor para ele o que o torna mais produtivo.

Sobre a opção que o Tota citou achei muito interessante o Clonezilla vou pesquisar mais sobre ela, pode vim a calhar futuramente, quem sabe

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Porque pensar Ubuntu ou Windows?
« Resposta #20 Online: 04 de Maio de 2011, 14:13 »
Ola

Dificilmente trancamos, mas em caso de uma possivel desavença, agimos com energia.

O que ocorre ( ja tivemos episodios dantescos aqui no forum) é que um "flame war" se propaga rapidamente, sendo necessaria intervenção imediata, ou seja, apaziguar os animos.

E assim foi aqui, tudo em paz.

[]'s

Que bom que aquela chamada de atenção e a resposta para o pedido de trancar o tópico foi tudo esclarecido. Sou um usuário novatop cheio de ideias e muita vontade de estudar os caminhos que o linux pode me levar a conhecer, portanto muito bom gente que tudo ficou como eu pretendia criar um tópico com o assunto que eu estou estudando.
Valeu, Tota.

Luiz Carlos Querido

  • Visitante
Re: Porque pensar Ubuntu ou Windows?
« Resposta #21 Online: 04 de Maio de 2011, 14:14 »

Luiz Carlos, vc citou o post da opção de grub, la mesmo fala, que ferramentas para isso tem, mas são mal utilizadas pelos desenvolvedores.
Acho que o negócio é mais em baixo...

Eu tbm acho isso, (aviso antes, não quero causar flame ou trollar nada, apenas opinião pessoal)

Acho que nós adults e pensantes devemos parar de achar que tudo o que dizem é ofensa de usuário disso x usuário daquilo. A cada dia que passa, masi e mais gente vão engrossando este imenso caldo de ecnologia e as coisas só tendem a melhorar para todos.


Para min a uma diferença gritante entre software comercial e open source,
Sim e não, mas estou na sua linha de pensamento...

em software comercial a muito dinheiro envolvido logo é trabalhado todos aspectos dos software desenvolvidos, tudo é levado em consideração, desde um layout organizado e o nivel de usuario que vai usar o software e acredito que sempre que for desenvolver um software desde os mais avançados e os mais basicos tem que tratar o usuario final como "noob".

Perfeito Não vejo qual o problema que tem em se clicar num arquivo e ter a opção deletar, ou clicar num pendrive e ter a opção formatar. Isto é coisa banal do dia a dia.

Porem no open source (existe excessão) muitos software são funcionais porem mal trabalhados em algumas partes, e não levam em consideração o nivel do usuario e tratam quase sempre o usuario como avançado.

O problema é que nem as distros comerciais fazem este trabalho, pois eles montam a distro dentro de parcerias de harwdware. Daí, quem pega uma HedRat ou uma Mandriva achando que está pegando uma distro comerial, se esbarra na incompatibilidade de hardware.

As principais ferramentas do Linux para o ramo corporativo ou administrativo são assim.

Nestes e outros casos sim.

E parece que a um preconceito contra isso na comunidade Linux,não na do Ubuntu, mas tente ver outros foruns de outras distros os usuarios mais avançados não gosta do Ubuntu por que eles tentam automatizar tudo, deixar mais facil para o usuario.

Parece não, isto é um fato. Já citei aqui que basta entrar alguém meio afoito que já acham que é troll ou que é um denegridor de Linux, quando na verdade quer apenas tentar minimizar o trabalho de garimpar uma solução para o seu(s) problema(s). Mas também não quero ser mais um com o tópico trancado... ;D


P**** desenvolvimento é isso, tem que facilitar e organizar o maximo pro usuario final, pergunte para qualquer desenvolvedor, principalmente para os das antigas.

O que alguns não entendem é que um PC não é um laboratório de aprendizado. O PC é um equipamento caro e para ser usado para facilitar a vida das pessoas. Se você compra um equipamento, você quer ligar, adicionar alguma outra benfeitoria e usar. Simples não?

O Ubuntu ta aonde ta, por ter esse pensamento, agora imaginem, os mais avançados não gostam (existe excessão é claro), vamos supor se esses usuarios trabalhassem pensando nisso como que iria ta o linux hj?

Olha cara, se eu fôsse desistir do Ubuntu, teria feito na versão 10.04 pois não me dava acesso à internet, mesmo com modem roteado e já cnectado. A partir daí, é literalmente impossível encntrar uma solução. Já o Mandriva conectava mas não tiha suporte à minha multi-funcinal, sem que se tenha que baixar não sei quantos pacotes, descompactar, descompactar novamente, compilar e etc..
https://answers.launchpad.net/hplip/+question/100244

Neste meio temp saiu o Ubuntu 10.10 que baixei, testei e fiquei pasmo por ter consegido usar o scanner e a impressora, principalmente o scanner. Aliás, mais um dos problemas que o Linux teve para não emplacar (além de win,modems, impressoras) fi este, motivo pelo qual eu fiquei anos sem testar outra distro.

Sobre o corel, quem é das antigas não troca o Corel por nada, tem tradição no mercado, tem publico, não pode ser a melhor do mercado porem ela ainda tem mercado e muito e ainda é uma das mais usadas do ramo, isso é fato.

Ainda não entendo o que levou a Corel retirar o Corel Linux. Falta de interesse talvez? Devia ter guardado meu Corel para Linux na caixa do tempo...

Profissional serio utiliza o que é melhor para ele o que o torna mais produtivo.

Sobre a opção que o Tota citou achei muito interessante o Clonezilla vou pesquisar mais sobre ela, pode vim a calhar futuramente, quem sabe

Li sobre mas vi alguns problemas quanto ao tamanho das partições. O Ghost salva a partição como uma imagem compactada e ao que parece o clonezilla não.

O jeito e aprender o dd, que acho muito poderos, mas também muito perigoso.

Valeu, estamos no caminho certo...
« Última modificação: 04 de Maio de 2011, 14:49 por Luiz Carlos Querido »

Offline BrunoCarvalho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 101
  • Sempre Aprendendo!!!!!!
    • Ver perfil
Re: Porque pensar Ubuntu ou Windows?
« Resposta #22 Online: 04 de Maio de 2011, 15:33 »
Sobre a corel, li por ai que teve uma epoca que a corel tava "mal das pernas", e recebeu uma ajuda financeira de uma empresa com a condição de abandonar o projecto, como disse eu li por ai.

E a respeito de software de backup dando uma busca rapida no forum vi varias coisas sobre backup, aconselho dar uma busca, (se vc ainda não o fez) talvez encontre algo que te agrade

Sobre o clonezilla achei interessante para min..hehe

Offline paulclyver barbosa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: Porque pensar Ubuntu ou Windows?
« Resposta #23 Online: 10 de Maio de 2011, 22:53 »
ubuntu não é um sistema ruim, acho que é apenas uma questão de uso por parte de cada propetario de pc ou notebook