No meu caso, a solução foi mais simples. Descobri a solução ainda agora e mal consigo conter a euforia! Vou até escrever um tópico só para relatar o que houve.
Minha internet, assim como a de vocês, é via rádio e distribuída para dois computadores via roteador. No Windows tudo funciona normalmente. No ubuntu, não. Algumas páginas como clientes de e-mail, youtube e certos sites de downloads não carregavam. Lendo o seu tópico e em outros lugares, vi que um dos passos consistia em mudar o servidor DNS. O próprio NetworkManager pode resolver isso, sem precisar editar o arquivo /etc/resolv.conf. A dica encontrei neste blog (está em inglês):
http://justinstories.wordpress.com/2011/01/21/what-to-do-if-some-websites-do-not-load-in-ubuntugnome/O título do tópico, traduzido para o português, seria: "O que fazer se alguns websites não carregam no gnome ubuntu".
O autor sugere algumas soluções a seguir, para tentar resolver o problema. O que funcionou para mim foi, conforme o autor explica em sua segunda solução:
Abrir a conexão pelo NetworkManager --> Editar conexões...
Selecionar a conexão e clicar em Editar...
Procurar a guia IPv4. No meu caso, o DHCP estava em automático. O Autor sugere para colocar em "Somente endereços (DHCP) automáticos". Fiz isso.
No campo servidores DNS, coloquei os servidores DNS do google, separados por vírgula. Pronto! Só isso. funcionou para mim, espero que funcione para outras pessoas que tenham problema semelhante.
Outros passos sugeridos pelo autor do blog consistem em verificar se a conexão está disponível para todos os usuários (também pode ser verificado pelo próprio NetworkManager) e desabilitar o IPv6 no firefox. Esta última não foi necessária. Tenho três navegadores aqui e a troca do servidor DNS foi suficiente.