Refiz aqui os procedimentos que já havia relatado para ver se tinha errado em alguma coisa, mas deu tudo certo, então vou descrever novamente os passos....
Tenho o Ubuntu 10.04 32bits e no VB o Ubuntu 11.04 32bits. Usei nos meus testes o Virtualbox de versão 4.0.4 da Oracle, não a versão OSE dos repositórios do Ubuntu, com os adicionais para convidados ativados também.
Antes de iniciar o SO virtualizado selecionei o mesmo na janela principal do VB e cliquei no botão Configurações e fui ao menu Pastas Compartilhadas e cliquei no ícone de pasta com um sinal de + para adicionar a pasta que queria compartilhar que no caso do meu exemplo seria a pasta Músicas presente na minha pasta de usuário dentro da pasta home, então o caminho ficaria assim: /home/linuser104/Músicas
Ao retornar para a janela tem duas opções a serem marcadas: Apenas para leitura e Montar Automaticamente
Costumo sempre deixar desmarcadas ambas as opções, mas vou descrever aqui a montagem automática e a manual que seria com a opção Montar Automaticamente marcada e desmarcada respectivamente. A opção Apenas leitura sempre deixei desmarcada.
Com montagem manual:
Com esta opção, ou seja, não marcando a opção Montar Automaticamente, você terá de editar o fstab que fica em /etc como root lá no SO virtualizado. Entrando no SO virtualizado e no terminal dele digite:
sudo gedit /etc/fstab
quando o arquivo abrir digite no final dele isso:
Música /media/Música vboxsf defaults 0 0
para seguir o meu exemplo, ou seja, compartilhar a pasta Música que fica na minha pasta de usuário na home como configurei antes nas configurações do VB para aquele SO virtualizado que havia selecionado.
Feito isso ele irá montar em /media/Música a pasta Música do SO hospedeiro (o real) com possibilidade de ver e copiar para o SO virtualizado como usuário comum. Somente eu posso enviar algo do SO virtualizado para esta pasta somente como root.
Com montagem Automática:
Com esta opção, ou seja, marcando a opção Montar Automaticamente, você não terá de editar o fstab e quando abrir o SO virtualizado ele montará na pasta /media com o prefixo sf_ seguido do nome da pasta que vc configurou para compartilhar. No caso do exemplo seria sf_Música que ficaria em /media, ou seja, assim /media/sf_Música
No SO virtualizado com montagem automática vc só tem acesso ao conteúdo da pasta como root, mas para alterar isso, basta ir em Sistema > Administração > Usuários e grupos e por á adicionar este seu usuário ao grupo vboxsf. No terminal do SO virtualizado seria digitando o comando:
sudo adduser seu_usuário vboxsf
troque o que destaquei em vermelho pelo seu nome de usuário, aquele que você digita para entrar no Ubuntu. No meu exemplo o comando seria assim: sudo adduser linuser104 vboxsf
A vantagem da montagem manual é que vc pode montar em qualquer lugar a pasta que pretende compartilhar e como desvantagem precisa saber editar o fstab. Já a montagem automática não necessita que vc edite o arquivo fstab, portanto essa é sua vantagem, mas como desvantagem, a princípio você fica preso a pasta /media como ponto de montagem. Digo a princípio porque me parece que é possível alterar isso.