alex esta tela é o modo interativo do grub
verifique dentro do diretório /boot/grub se há um cara chamado menu.lst
por default, este arquivo é lido para criar aquele menuzinho que você está sentindo falta.
mas, para ver isso você terá que se conectar....
se a instalação foi feita corretamente, você consegue entrar à partir desta tela.
você precisa passar 4 comandos ai: root; kernel; initrd ; boot
o primeiro, root, indica em qual partição ele deverá buscar a imagem do kernel para boot. Só que o grub usa uma notação diferente o linux. Os discos, IDE ou SCSI, são referenciados como hd, e não como /dev/hd ou /dev/sd, como no linux. E ao invés de usar uma letra para identificar o disco (hda, hdb, etc) e um número para a partição (hda1, hda2, etc), você usa dois números, separados por vírgula.
Portanto, para este comando, hd0,0 é a primeira partição do primeiro disco. hd0,1 é a segunda partição do primeiro disco e hd1,0, consequentemente, é a primeira partição, do segundo disco, e assim por diante. Este parametro deve ser passado entre parênteses. Supondo então que você quer bootar um linux que está instalado em hda1, ou seja, a primeira partição, do primeiro disco IDE, ficaria assim:
root (hd0,0)
Agora que você indicou ao grub qua partição deve considerar, precisa indicar o caminho do kernel. Não precisa se preocupar em lembrar aquele monte de letras e números. Este console possui um recurso de auto completar, similar ao bash_completion. Então, basta um TAB para ver as opções possíveis. Usualmente as imagens do kernel tem o nome vmlinuz-versao-etc e ficam dentro do diretório grub.
Então, basta você digitar:
kernel /boot/vm e dar um TAB
Se tiver mais de uma imagem, o shell mostrará as possibilidades, tal como no bash. Se tiver uma só, ele completará para você. Acrescente o parametro root=dispositivo, onde dispositivo é a identificação da partição onde está a imagem (/dev/hda1 no caso do exemplo). Supondo que sua imagem do kernel chame-se vmlinuz-2-6-15-23-i386, e está dentro do diretório /boot, esta linha ficaria assim:
kernel /boot/vmlinuz-2-6-15-23-i386 root=/dev/hda1
Por fim, você também deve indicar a imagem do ramdriver a ser usada para carregar esta imagem, até que a partição esteja montada. A lógica é a mesma do kernel, mas no caso o nome dela geralmetne começa com initrd, bem como este é o comando para chamá-la. Considerando o exemplo acima, este comando ficaria assim:
initrd /boot/initrd-2-6-15-23-i386
Apos digitar este 3 comandos, mande um "boot" e veja o que acontece.
Após carregar o sistema, crie um menu.lst no diretório /boot/grub, com pelo menos uma opcão semelhante à descrita acima.