Somente para acrescentar (para análise de quem for especialista, sei lá): com o comando sudo, consegui remover a versão antiga; depois, adicionei a versão nova, normalmente.
Fechei e reabri o BrOffice; no Gerenciador de extensões, agora a nova versão não pode ser habilitada (digo, habilitada para remoção) - mas está funcionando corretamente.
Quanto às pastas no /etc, aí não me aventurei mais, com medo de fazer alguma coisa errada - além do mais, a coisa agora está funcionando!
Tem "veio" também... hehehe.
Prefiro o "menos jovem" - dá mais ibope... hehehe
Caro
DaxK vou chutar aqui um pouco tá.
Fato: O usuário não tem permissão para gravação/exclusão de dados nos diretórios de instalação das aplicações de forma normal, assim você não tinha direito antes para mexer na extensão, muito provavelmente porque ela estava instalada de forma a disponibilizada para todos os usuários, e não no seu diretório pessoal ($HOME).
Fato: O
sudo te da direitos administrativos (direitos de
root) no sistema, permitindo que você altere dados nos diretórios de aplicação e configuração do sistema (/usr, /bin, /etc e etc).
"Achometro": Muito provavelmente quando você tenta instalar (ou dar manutenção) nas extensões do broffice e não usa o sudo a aplicação faz a instalação no seu diretório pessoal, pois nele você pode alterar, instalar e deletar dados.
Continuando "achometro": Como você executou o broffice usando o
sudo a aplicação percebeu o direito de acessar para alteração nos seus diretórios de instalação, assim fez a desinstalação do vero antigo/instalação do novo diretamente nele.
Assim quando você acessa sem sudo você pode usar a extensão, mas não pode desinstalar ela, o que só pode ser feito novamente com o
sudo.
Caramba... nisso sou mestre, na embolação.. entendeu?