Boa ideia Tota, não sabia que podia fazer isso, ficar sem mexer no Linux é soda e assim eu posso levar para onde eu quiser! ((:
Alguma dica do que procurar para obter sucesso na criação do live pen??
[]'s
Alyscom
Começe com um pendrive de ótima qualidade, Sandisk ou Kingston já servem, estes aceitam ext3 ( não tentei ext4 ainda )
Meu 10.04 esta com 3 gigas para "/" , 3 gigas para "/usr" ( é aqui que ficam icones, fontes e imagens ) para você que eu vi no forum está massacrando seu Ubuntu, vai mexer aqui pacas e 2 gigas para "/home"
Esqueça os pen xing ling, só aceitam Fat ou Fat32, neste caso só via live pendrive ( Unetbootin + persistent mode, tem no forum como fazer)
Daí é só fuçar. Instale o Ubuntu ( mesma senha, mesmo usuario ), configure o grub e copie seu / para /, /usr para /usr e o essencial de sua /home para /home ( deixe de lado o que não for do sistema e acerte as permissões pois você vai copiar como root ), e como eu disse, "debulhe" o sistema. Tem até como fazer um script para isto, para quem deseja aprender scripts, e por aí vai.
A unica observação é que seu computador tem que dar boot pelo pen ( desabilite os hd's na bios antes de fazer para deixar só o pen e não fazer caca), senão necas. E maquina virtual é outra opção, pois voce faz as mudanças "on line" ou seja, muda na mv, funcionou repete na maquina mãe.
[],s