Sim uso o BIND!
conforme instrucoes do morimoto.
# apt-get install bind
O arquivo de configuração padrão é o "/etc/bind/named.conf". A configuração do domínio é feita em duas partes. Primeiro adicionamos uma entrada referente ao domínio no arquivo principal, indicando a localização de um arquivo externo (onde vai a configuração) e em seguida adicionamos a configuração propriamente dita neste segundo arquivo. Como estamos configurando um domínio local, você pode especificar qualquer domínio, não é necessário que ele esteja realmente registrado. No exemplo, estou usando o domínio "gdhn.com.br".
Comece adicionando a configuração referente a ele no final do arquivo "/etc/bind/named.conf" (no Debian você pode também utilizar o arquivo "/etc/bind/named.conf.local", que é carregado como um include):
zone "gdhn.com.br" IN {
type master;
file "/etc/bind/db.gdhn";
};
Veja que na terceira linha especificamos o arquivo externo (db.gdhn), onde irá a configuração do domínio. Esse arquivo precisa ser criado na mesma pasta do arquivo principal, ou seja, será o arquivo "/etc/bind/db.gdhn". O conteúdo do arquivo será o seguinte (veja mais detalhes sobre o significado das opções no capítulo sobre DNS):
@ IN SOA etch.gdhn.com.br. hostmaster.gdhn.com.br. (
2008030645 3H 15M 1W 1D )
NS etch.gdhn.com.br.
gdhn.com.br. A 192.168.1.1
wpad IN A 192.168.1.1
O "etch" no exemplo é o nome do servidor, enquanto o "192.168.1.1" é o endereço IP usado por ele. Isso cria o domínio "gdhn.com.br" e o "wpad.gdhn.com.br", ambos apontando para o endereço IP do servidor. Dessa forma, ao tentarem baixar o arquivo "
http://wpad.gdhn.com.br/wpad.dat", os clientes baixarão na verdade o "
http://192.168.1.1/wpad.dat". Depois de terminar, não esqueça de reiniciar o Bind para que a alteração entre em vigor:
# /etc/init.d/bind restart
Naturalmente, para que o domínio seja utilizado, é necessário também configurar os clientes para utilizarem o servidor DNS interno que acabamos de configurar. Isso é feito especificando o endereço IP do servidor como único servidor DNS na opção "domain-name-servers" da configuração do DHCP e adicionando duas novas opções na seção global do arquivo:
ddns-domainname "gdhn.com.br.";
option domain-name "gdhn.com.br.";