1ª-É preciso fazer muitas configurações avançadas para que ele se torne mais leve que o U?
Não. O Xubuntu é mais leve do que o Ubuntu por conta dos diferentes ambientes gráficos. Mas se você quer um sistema ainda mais leve, não precisa ir para outras distros. Existem dezenas de dicas de otimização aqui no fórum e na web que vão dar uma boa melhorada no Ubuntu, mesmo. Além disso, vc também tem a opção de usar o ambiente gráfico "Openbox" (que é o que eu uso no meu bom e velho Pentium III 1.1GHz/512MB RAM). Dá mais trabalho de configurar, mas fica uma "bala"!
2ª-Existe algum programa que funciona no U mas não no X?
Não, o Xubuntu é totalmente compatível com o Ubuntu, mas utiliza programas diferentes para as tarefas mais comuns...
3ª-tudo que eu faço,tipo atualização,editar arquivos do nautilus,será igual?
Então... era disso que eu estava falando. Atualizações e instalações também são feitas pelos mesmos programas, mas ele usa (por padrão) outro terminal, outro navegador de arquivos (o Thunar), outra barra de painel, etc... Mas isso só afeta o básico. No mais é tudo igual.
4ª-Tem como eu instalar o X em cima do U e depois removê-lo sem ter que me desfazer do meu sistema?(se tiver me diga como)
Fazendo as coisas com cuidado e seguindo as orientações de alguns tutoriais aqui do fórum, vc não vai ter problemas. Ao instalar o Xubuntu, vc vai ter a opção de trabalhar com um ou outro ambiente e ver se é o que lhe interessa. Mas a remoção (de um ou de outro) exige cuidados.
A minha sugestão é que vc tente o Openbox e siga os excelentes tutoriais que existem por aí. Você pode ir configurando ele aos poucos, enquanto aprende, e ir usando o Gnome e/ou o XFCE até se acostumar. Garanto que vai ser muito divertido!
0tacon,
1 - Não, porque ele vai continuar sendo *buntu. Muito mais leve seria outra distro, não uma *buntu. O Xubuntu dá uma ajuda no consumo de processador sim, mas não faz milagre. Talvez você acabe ficando cativado pelo Xfce e goste.
Dá pra deixar o (*)buntu muito mais leve sem muito trabalho, mas com muita pesquisa. Eu fiz isso e tenho um sistema tão leve e rápido quanto um P3 1.1GHz/512MB pode oferecer, e olha que nem mexi no Kernel ainda! O que realmente não adianta é querer que a minha máquina dê mais do que ela pode. Mesmo assim, meu consumo de memória não passa de 12% após o boot, minha CPU raramente vai a 100%, os programas abrem quase que instantaneamente, navego rapidinho com o Firefox, assisto e baixo os vídeos do Youtube, assistos filmes no VLC em tela cheia sem problemas, gravo e edito áudio em vários formatos, etc... Melhor que isso, só com um upgrade no PC.
Abraços!