Autor Tópico: Goot um tradutor para ubuntu que usa o Google Translator  (Lida 3082 vezes)

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Goot um tradutor para ubuntu que usa o Google Translator
« Online: 02 de Outubro de 2009, 15:03 »
Há uns dias atrás descobri um software muito interessante. E, por isso mesmo, fiz um artigo para o meu blog que o apresento de seguida.

Artigo original aqui:
http://ubuntued.info/2009/10/goot-um-tradutor-para-o-seu-ubuntu.html


Citar
Goot é um novo tradutor multi-plataforma que faz uso da API do Google Translator. Assim, esta aplicação vem combater uma pequena lacuna que existia no Ubuntu que era a falta de um tradutor. Desta forma, a partir deste momento já não precisará de abrir o browser para fazer traduções, apenas precisará de abrir esta aplicação e digitar as frases a traduzir.

Apesar de tudo isto, existe um pequeno problema para alguns utilizadores: esta aplicação, como faz uso da API do Google Translator, precisa de ter acesso à Internet para obter as traduções.

Para além disso, existe outro pequeno pormenor que alguns utilizadores provavelmente não gostarão de saber: esta aplicação foi feita em Java. Isto significa que é necessário ter a máquina virtual Java ligada tornando o sistema mais pesado (consequência normal para qualquer aplicação Java).

No entanto, nem tudo são contras! Esta aplicação é extremamente útil e, por isso, estes pequenos contras não devem ter grande importância. O facto de ter uma aplicação que rapidamente traduza qualquer frase para uma língua à nossa escolha é algo de incrível, por isso, indispensável num sistema operativo.

Como funcionalidade principal, esta aplicação consegue traduzir qualquer frase de e para qualquer uma destas línguas: Alemã, Árabe, Búlgara, Catalã, Chinesa, Coreana, Croata, Dinamarquesa, Eslovaca, Eslovena, Espanhola, Filipina, Finlandesa, Grega, Hebraica, Hindi, Indonésia, Inglesa, Italiana, Japonesa, Letã, Lituana, Norueguesa, Polaca, Portuguesa, Romena, Russa, Sérvia, Sueca, Tcheca, Ucraniana e, finalmente, Vietnamita.

Por fim, e antes de explicar o processo de instalação, resta dar destaque à excelente funcionalidade permitida pelo Google Translator que é a auto-detecção da língua da frase que queremos traduzir!


Instalação

Actualmente não existe qualquer ficheiro nem repositório para instalar esta aplicação, por isso será necessário fazer download do programa e será também preciso criar manualmente o atalho do programa. Assim, para ter esta aplicação extremamente útil deverá seguir sequencialmente os passos descritos a seguir.

    * Comece por clicar aqui para fazer download do ficheiro compactado que inclui todos os ficheiros da aplicação;

    * Depois de fazer download do ficheiro, descompacte-o num local seguro de forma a que não possa ser acidentalmente eliminado. Assim, aconselho a criar uma pasta chamada “.bin”, sem aspas, na sua Pasta Pessoal. Como esta pasta tem o caracter ponto no início do nome, esta pasta irá ficar oculta e só poderá ser acedida fazendo a combinação de teclas CTRL+H no Nautilus. Depois de ter a pasta criada, descompacte aí o ficheiro;

    * Da descompactação irá surgir uma pasta com vários ficheiros. O que interessa é o ficheiro chamado “goot.jar”, o executável do programa. Se quiser desde já experimentar o programa, abra a consola nessa pasta (se não sabe como, visite esta página) e escreva o seguinte:

Código: [Selecionar]
java -jar goot.jar

Crie um atalho no Menu Principal!

Como é óbvio, abrir o Goot desta forma é bastante inconveniente, por isso, o melhor é criar um atalho no menu principal para poder facilitar a execução da aplicação. Assim, comece por editar os atalhos do Menu, clicando com a tecla da direita do rato em cima do menu e escolhendo a opção “Editar Menus“. Na nova janela, seleccione a pasta “Escritório” e clique no botão “Novo Item“.


Na nova janela deverá preencher da seguinte maneira:

Citar
   Nome: “Goot”
    Comando: Clique no botão “Navegar”, procure o ficheiro “goot.jar” e clique no botão abrir. Se tudo correr bem, a caixa de texto ficará preenchida com o caminho desse ficheiro. Então deverá editar essa caixa de texto adicionando “java -jar ” ao início do texto (não se esqueça do espaço entre esse texto adicionado e o caminho do ficheiro). Para compreender melhor veja a imagem a seguir e, no caso de ainda ter dúvidas, não hesite em perguntar através do sistema de comentários deste blog!
    Comentário: “Tradutor que utiliza a API do Google Translator”

Clique no botão “OK” e depois em “Fechar“. E, a partir desse momento, já terá acesso ao Goot através do Menu Principal.

Espero que tenham gostado e que seja tão útil como foi a mim!
Abraços
« Última modificação: 02 de Outubro de 2009, 15:09 por Cláudio Novais »