Foi o que eu disse e vcs confirmaram, em grandes empresas o Linux esta se saindo muito bem, alias é o lider.
Mas com o povão e nas pequenas empresas? Onde não tem pessoal de TI? Onde os técnicos em Linux são caros e dificeis de encontrar. Mas isso é contornável o que fica dificil são as centenas de bugs, as incompatibilidades e algumas arestas na distribuição e no gerenciador de janelas que desanimão.
Instalei o Ubuntu 9.04 no Laptop de um supervisor e ao enviar e-mail via Thunderbird ele se deparou com um problema. Ele quis anexar uma foto dentre as dezenas que ele tinha e a janela de anexar não mostra o thumbnails. Ele teve que abrir nautilus ver a foto, guardar o nome (tipo dsp451218) e depois anexar o arquivo correto. O mesmo acontece com o Evolution.
Essas pequenas deficiencias e que devem ser sanadas o mais rapido possível. Os desenvolvedores não pensaram nisso antes? Já enviei uma notificação ao Launchpad espero que disponibilizem esta ferramenta, mas espero que não demore dois ou tres anos para acontecer.
Se o mundo irá migrar para software livre no decorrer dos anos, não podemos nos contentar com qualquer coisa só por que é gratis, a excelência na qualidade no sistema, nas distros e nos aplicativos devem ser prezadas e exaltadas.
Mas não liguem, estou desanimado por que sou apaixonado por Linux, pelo Ubuntu e pela idéia do software livre, é dificil como usuário ver o progresso tão lento, gostaria que o Linux tivesse uma maior participação no mercado, mas quero ver isso ainda nesta vida . . .(risos)
Eu sei o que isso é! Eu tive uma discussão azeda à uns tempos porque o thunderbird anexava no reply o email inicial por cima da mensagem, e toda a gente está habituada a aparecer por baixo. Depois de procurar descobri que existe uma opção para fazer isso. O problema, e já toquei nisso várias vezes, é tentarmos "copiar" o windows no linux. Eu entendo isso, a maior parte das pessoas só conheceu windows toda a vida. No meu caso, e depois de me aborrecer com tanta picuinhice, mudei de táctica. Ostensivamente fui gradualmente pondo tudo diferente. Aí os utilizadores já não têm tanta tendência de comparar. Em troca dava um docinho. Imagine por ex. que no marketing queriam o photoshop mas os fundos não abundavam. Então aproveitei, instalei o gimp e todos os plugins e mais alguns e perdi um diazinho a conhecer o programa e a apresentá-lo. E os comentários eram sempre do género, "É muito bom mesmo, há versão para windows para pôr em casa?". Isto depois de me desfazerem a cabeça com "O icon aparecia vermelho e agora é amarelo. Isto é muito diferente, só vamos para pior!". Ninguém gostava do pássaro do 8.04 e não me apercebi. Um dia vieram ter comigo a queixar de que era horrível e coloquei a minha aprendiz a mudar todos os backgrounds da empresa, futebol e automóveis para os homens, e bonequinhos à escolha para as senhoras. Acreditam que de um momento para o outro a postura mudou? Só por causa do background? Depois das tormentas, as pessoas habituaram-se e agora se instalasse windows, voltavam os comentários da praxe... "A impressora até era rápida, agora demora 1 min a começar a imprimir.". Mas verdade seja dita, os 2 administratores da empresa estiveram sempre a apoiarem-me e a interceder directamente em casos mais azedos. Sem eles era difícil, se não impossível. Mas estive sem a empresa parar, sozinho, e pouco ou nada conhecendo de linux, a reconfigurar uma rede e pc a pc, servidor a servidor de uma ponta à outra, parando a empresa quando fazia um reboot ou tendo o pessoal parado a olhar para mim enquanto ultimava as configurações. Foi muito puxado, mas o google e esta comunidade que descobri permitiram-me ultrapassar isso. Às vezes desanimo, mas quando olho à volta e vejo a evolução, recobro novamente o ânimo.
Não desanime!
PS: Quanto às pequenas/médias empresas, sou o responsável por 3 (70, 50, 15 pessoas). 3 PME e todas estão com linux. Não é só para as multinacionais, acredite...