INSTALAÇÃO LINUX1.Descompacte o arquivo copiado do site do BrOffice.org em um diretório da sua preferência. Dentro do diretório, você poderá usar o comando tar para a descompactação.
Se o arquivo estiver compactado em formato .gz, use:
tar xvzf broffice.org_2.0.xxx_LinuxIntel_install.tar.gz
Se o arquivo estiver compactado em formato .bz2, use:
tar vxjf broffice.org_2.0.xxx_LinuxIntel_install.tar.bz2
2.Se necessário utilize o comando su para fazer a operação como usuário root.
1.Entre no diretório criado pela descompactação com o comando cd seguido do nome do novo diretório recém criado. Neste diretório estarão os arquivos RPMs.
2.Se você estiver usando os pacotes RPM, execute o comando
rpm -Uvh *rpm
Se você estiver usando pacotes DEB, use:
dpkg - i *deb
para instalar o BrOffice.org no diretório padrão /opt.
3. Entre no diretório desktop-integration com o comando cd e execute rpm -Uvh para o rpm adequado ao seu sistema, ou dpkg -i, no caso de usuários de pacotes deb. Por exemplo, para usuários de sistemas baseados em RedHat, deverá ser usado o comando
rpm -Uvh broffice.org-redhat-menus-.noarch.rpm
Na primeira vez que você executar o BrOffice.org após o processo de instalação, serão apresentadas algumas telas de configuração onde você verificará o licenciamento do pacote, informará dados básicos e registrará sua cópia.
4. Entre normalmente no sistema com seu usuário de trabalho. Se o processo de instalação do BrOffice.org terminou com sucesso, você poderá verificar que foi criado um grupo de programas chamado BrOffice.org no menu do botão Iniciar.
5. Clique em qualquer componente do BrOffice.org como, por exemplo, o BrOffice.org Writer. Uma janela de Boas-vindas será apresentada.
6. Clique em Próximo para ir até a tela de licenciamento do pacote.
Com a barra de rolagem, vá até o final do texto e clique em Aceitar.
7. Se você tiver uma versão anterior do BrOffice.org instalada, aparecerá a tela de tranferência de dados pessoais. Se você desejar manter os dados de uma instalação anterior, marque a opção e clique em Próximo.
8. Será mostrada a tela de Informações do Usuário.
Os dados que você inserir aqui serão úteis em propriedades de documentos e modelos quando você compartilhá-los com outros usuários. Esses dados poderão ser modificados a qualquer momento através do menu Ferramentas > Opções.
9. Depois de completar o formulário, clique em Próximo para ir até a tela de registro.
10. Na tela de registro, você precisará estar conectado a Internet se marcar a opção "Gostaria de me registrar agora". Nesse caso, ao clicar em Finalizar, o seu navegador irá até a página do OpenOffice.org e você será redirecionado para uma página de informações.
Se você não estiver conectado a Internet, poderá escolher por se registrar mais tarde.
Fonte:
http://www.broffice.org/instrucoes_basicas_de_instalacao