Primeiro que tudo, acerca do ubuntu e seus derivadors: Faça de conta que o linux é o esqueleto, e depois, o ubuntu é todos os orgãos que, juntos, no final dão a forma de corpo funcional. O xubuntu e o kubuntu é como se fosse de etnias diferentes, ou seja, é exactamente igual, mas visualmente tem algumas diferenças.
Claro que existe algumas diferenças mais profundas (programas diferentes, ou mais leves ou mais bonitos e, portanto pesados), mas para o utilizador novato essa diferença é praticamente imperceptível.
Quanto ao "berry" na verdade escreve-se "Beryl", mas este já está descontinuado e agora chama-se compiz. Aconselho-o a ver este link para saber como activar:
http://ubuntued.info/2008/08/utilize-a-ultima-versao-do-compiz-fusion.htmlquanto ao terceiro ponto, aconselho a utilizar o ubuntu, pois existe muito mais gente a utilizar do que qualquer outra distribuição. Quanto a diferenças entre as 3 que referiu:
o Ubuntu utiliza o ambiente gráfico Gnome, com os seus programas derivados (que utilizam as bibliotecas do gnome);
o Kubuntu utiliza o ambiente gráfico KDE, que é um ambiente mais bonito e utiliza programas para o KDE que não são os mesmos do Gnome;
o Xubuntu, utiliza outro ambiente gráfico, o XFCE que é bastante mais leve que os dois anteriores, no entanto visualmente é bem mais feio.
De salientar que qualquer programa funciona em qualquer das versões, no entanto, se for doutros ambientes gráficos vai ser mais lento a carregar.
Quanto à rede, para avistar um determinado computador, precisa de partilhar alguma pasta. Quando partilhar uma pasta, certamente encontrará computadores na rede.
Espero ter ajudado,
Abraço.