gabriel0085 a Muriqui é usada/mantida/criada em uma faculdade, e só por isto já acho ela excelente. Se os alunos sairem de lá com um bom conhecimento na área terá feito algo grande para a comunidade.
Só para registrar, o Famelix foi criado é é mantido por duas faculdades ou universidades, situadas em países distintos.
E quanto ao Kurumin, também conheci o Linux pelas mãos do Morimoto e do GDH, sendo ele a primeira distro que instalei mas não consegui usar, trocando-a pelo Ubuntu (também não consegui usar aquela versão, 5 alguma coisa) e estacionando no Fedora para aprender.
Na verdade, só voltei a usar Ubuntu com o Dapper e testei inúmeras distros, dentre as quais o Big Linux 3 que da minha parte só merece elogios.
O kurumin tem defeitos, é claro, mas ainda não vi uma distro que não os tenha, especialmente se forem usados "pacotes novos", como é o caso de todas as distros do citado G4: Mandriva, Fedora, Ubuntu e OpenSuse.
Cabe lembrar aqui, ainda, que o Kurumin, a exemplo do Ubuntu, foi sempre baseado do Debian Sid, o "instável para sempre". Só recentemente (versão 7) ele passou a apoiar-se no Debian "estável", que, ouso afirmar, ninguém aqui gostaria de usar. E digo isso porque, embora essa última versão do Debian seja até "moderninha" para os padrões deles, tem coisas que nós ubunteros estamos acostumados a usar que exigem upgrade para o Lenny, que para mim é tão estável quanto o Ubuntu.
Em suma, ninguém é perfeito ou mesmo "dono da verdade", razão pela qual acho injustas críticas do tipo que eu li aqui, especialmente as eminentemente pessoais.
Ainda que o Morimoto seja tudo o que disseram dele (eu não o conheço e não posso julgá-lo), é fato que ele contribuiu, e muito, para difundir o Linux. E também é fato que o Kurumin é a distro eleita por muitos usuários de Linux brasileiros que merecem o respeito da nossa comunidade.
Estou com o Cristiano e com outros aqui que repudiaram as mensagens que, como também já dito acima, "chutaram o pau". Isso não acrescenta nada à comunidade Linux e mesmo à nossa (a deste Fórum), que é conhecida por tratar bem todos que aqui comparecem por um motivo ou por outro.
Desculpem-me por escrever tanto, pedindo a todos que compareceram a este tópico que não tomem a minha bem ou mal expressada opinião como crítica pessoal.
[ ]s.