O Kubuntu usa KDE e o Ubuntu Gnome. Um é baseado em bibliotecas QT (o KDE) e o outro em bibliotecas GTK+. Uns dizem que o Gnome é mais leve (rápido) e mais simples (no uso, por possuir menos firulas ou opções), enquanto outros acham o desempenho dos dois equivalente e a "usabilidade" também.
Eu, que já experimentei os dois (e optei pelo KDE, pois gosto da abundância de firulas ou opções), conclui que ambos têm vantagens e desvantagens, sendo a escolha entre um e outro puramente "subjetiva", ou "pessoal".
Quanto ao suporte ao Hardware, parece-me que em se tratando de bluetooth o KDE larga na frente e, no resto, eles empatam, já que para cada programa/biblioteca/função baseados em QT há equivalentes em GTK. Avalia-los ou usa-los vai depender, mais uma vez, do "gosto do freguês".
Apenas uma ressalva à subjetividade: o Ubuntu, por ser o primogênito, tem uma base maior de usuários e por isso mais documentação e ajuda disponíveis, inclusive neste Fórum, razão pela qual é recomendável começar por ele.
[].