Olá amigos do Fórum, Feliz Ano Novo a todos!!
Tenho observado que grande parte dos programas que são lançados, quando há versão em "pacote", o modelo escolhido é o RPM e não o DEB. Nem sempre são disponibilizadas versões para ambos os padrões.
Desde junho que decidi migrar para o GNU/Linux, e a distribuição que escolhi foi o Ubuntu, do qual não tenho me arrependido nenhum pouco e inclusive, tendo participado bastante dos fóruns. Porém, é difícil entender porque foram criados padrões diferentes de empacotamento. Não seria melhor se fosse criado um padrão, e através dele, seguido por todas as distribuições?
Questiono se o padrão RPM não tem se tornado o modelo de mercado, e gostaria de saber que alguém do forúm sabe de algum movimento no sentido de padronização.
Eu conheço toda história dos pacotes, tanto do RPM quanto do DEB, mas hoje em dia tem se percebido que para o "usuário comum" (odeio usar tal expressão, mas não me vem nada melhor na cabeça), esta é sem dúvida a melhor forma para instalar aplicativos e manter o sistema atualizado.
Por que não eleger uma e determinar como sendo padrão em todas distribuições? Nem todo mundo sabe compilar programas, e tem gente que nem faz questão de aprender...
Gostaria de promover um intercâmbio em torno deste tema, pois acredito que ele irá ampliar nossa compreensão sobre esta questão que é deveras importante.
Um grande abraço, João.