Instalar o BUM (BootUp-Manager) pode tornar a administração de tais serviços um pouco mais fácil. E não se trata de uma interface nada pesada.
Quanto a questão do desempenho, é difícil responder sem conhecer a configuração da sua máquina. Será que ela é compatível com um sistema como o Ubuntu? Na verdade, o Ubuntu adota um ambiente gráfico minimalista, onde nem mesmo há muita variedade de programas ou mesmo um excesso de aplicativos gráficos, como é o caso da Suse, onde a presença do Yast é um fator importante para tornar a distro pesada.
O sistema pode até mesmo parecer mais pesado, se comparado a um Debian, por exemplo, mas, provavelmente, isto se deva a base do sistema, especialmente o
kernel. E obter um
kernel mais leve não é exatamente um assunto para gente que começa a lidar com o Linux agora.
Então, uma boa alternativa seria passar para uma distro mais leve e mais rápida. Você pode ficar na familia "buntu" e tentar, por exemplo, o Fluxbuntu.
Dê uma olhada aqui:
http://wiki.fluxbuntu.org/index.php?title=Main_PageE aqui:
http://shots.osdir.com/slideshows/slideshow.php?release=732&slide=3E há ainda o Zenwalk, que - na minha opinião - é bem mais ágil e leve que o Ubuntu, mas bastante fácil de usar. Só não oferece a mesma riqueza de programas (ainda!). Muitos usam a Zenwalk com o Fluxbox.
http://www.zenwalk.org/uploads/img44d11f0cd43ff.pnghttp://www.zenwalk.org/uploads/img448b0b0adfe88.pngLinux é também saber experimentar.