Farbus! Qualquer sistema operacional de uso geral (Windows, Linux, etc...) vai precisar de um bootloader (carregador de inicialização). No caso do Linux, normalmente se usa o Grub ou o Lilo.
Estes carregadores podem estar instalados:
- apenas na trilha inicial da partição onde está o Linux (nesse caso no MBR
ou master boot record -> trilha
zero, setor 1 do disco) deverá estar instalado um gerenciador de boot como o XOSL por exemplo);
- ou parte do carregador instalado no MBR e outra na trilha inicial da partição do SO;
- Uma terceira opção seria criar um disquete para inicializar o SO.
No caso de sua placa-mãe, ao dar "esc" e escolher um disco para "bootar", na verdade você está apenas dizendo para a máquina, de qual disco ela deverá ler o MBR. No MBR está definido em qual partição será buscado o "bootloader". A placa-mãe (ou bios) em si não é capaz de iniciar um sistema operacional, ou seja, ela não tem um bootloader.
No seu caso, instalar um bootloader (Grub ou Lilo) no hd de 40 GB, não deveria afetar o Raid, já que este disco não faz parte do mesmo. E para inicializar o Linux neste disco, você usaria o "esc" e o selecionaria.
Infelizmente não tenho um ambiente similar ao seu e nem tive um caso assim na prática, portanto só posso fazer algumas indicações teóricas.
Talvez no seu caso seja interessante fazer a instalação do Ubuntu usando o Alternate-CD e não o LiveCD. O primeiro dá mais possibilidade de escolher particularidades na instalação. Você pode obter o mesmo em:
http://espelhos.edugraf.ufsc.br/ubuntu-releases/edgy/ubuntu-6.10-alternate-i386.isoAo bootar um Linux na sua máquina (pode ser com um LiveCD), como ele reconhece os discos ? Para ver, digite o seguinte comando em um terminal:
sudo fdisk -l