Tome um certo cuidado ao ler artigos pela internet no sentido de observar se eles são razoavelmente atuais e se há menção de ser aplicável para sua específica versão instalada.
Essa ppa cinnamon do Moorkai que você mencionou acho que não vai dar certo.
Não há versão para o Ubuntu 16.04 Xenial e está sem manutençãp há 34 semanas, a última vez que ele subiu um pacote foi em dezembro/2015, o que não é um bom indicativo, possivelmente está desatualizada e não operante.
Existem as ppa do Tsvetkov e do Embrosyn que estão atuais e sendo mantidas (atualizações de 2 semanas). Essa segunda, do Embrosyn, circunstancialmente tenho instalada numa partição de testes, num computador de testes, sobre um Ubuntu 15.10 (que aliás preciso apagar porque terminou a validade e o suporte) o que um dia desses fiz apenas para melhor acompanhar um tópico aqui no Fórum, mas enfim, instalei e acabou ficando lá instalada, vez por outra usava.
Tsvetkov
https://launchpad.net/~tsvetko.tsvetkov/+archive/ubuntu/cinnamonEmbrosyn
https://launchpad.net/~embrosyn/+archive/ubuntu/cinnamonComo saber se uma ppa é confiável?
Não há meios, será sempre uma avaliação subjetiva.
Mas é claro que é melhor você baixar e instalar um pacote a partir do launchpad do que um .deb de um site obscuro qualquer.
Note, entretanto, que até mesmo nos repositórios que por padrão acompanham o Ubuntu, no que diz respeito ao universe e multiverse, há expressamente o aviso:
[...] Also, please note that software in universe WILL NOT receive any review or updates from the Ubuntu security team.
[...] Also, please note that software in multiverse WILL NOT receive any review or updates from the Ubuntu security team.
Esse sistema baseado em confiança é bastante interessante e no caso específico, por exemplo, do Debian há uma verdadeira estrutura hierárquica de aprovação até que um pacote seja liberado. Existe bom material na internet tratando disso, se tiver interesse em aprofundar o entendimento tentarei achar o link e lhe passo.
Tenha em conta que PPA é um tradicional meio de "quebrar" sistemas.
Podem, sim, ser úteis e interessantes, entretanto, muito frequentemente tenham a manutenção paralisada ou conflitos com as atualizações da distribuição, o que vai requerer intervenção para corrigir o problema.