Camtasia para Linux, existe?? o.O

Iniciado por Curioso, 09 de Outubro de 2006, 11:23

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Curioso

Olá amigos, queria (e ainda quero  :P) saber se há algum programa com as funcionalidades do camtasia no windows, para Linux. Algum programa que premita gravar vídeo-aulas ^^

Abraço
Paz

Joseph

existe o xvidcap, veja as dicas abaixo:

Citar
XVIDCAP

For the convenience of Debian users (like me), debs can normally also be apt-gotten from my repository at: http://www.jarre-de-the.net/computing/debian/



Daí a gente acessa o link e lá tem o repositório para adicionar no synaptic/apt

Código:
deb http://www.jarre-de-the.net/computing/debian/ stable main


você só vai ter que executar um procedimento extra para rodá-lo
só vai ser necessário caso o programa não abra é só abrir o gnome-terminal e digitar:
Código:
sudo ln -sf /usr/lib/libpng.so /usr/lib/libpng.so.2


instale o programa e depois desabilite este repositório até sair uma nova versão pra não dar conflito nas atualizações
dicas de como adicionar repositórios tem aqui tem bem explicadinho
http://julio.monteiro.eti.br/2006/02/20/configurando-repositorios-no-synaptic/


Gravar os passos de programas da área de trabalho para fins de demonstração ou treinamento nunca foi uma tarefa fácil. Mesmo que dúzias de programas estejam competindo pela atenção de usuários que produzem documentação, nenhum deles é de fato muito bom com imagens. Descubra o xvidcap [1] escrito por Rasca Gmelch. O programa, mantido e desenvolvido por Karl H. Beckers, foi feito na medida para criar demonstrações de ações na tela. Pode criar imagens ou arquivos MPEG, definíveis pelo usuário, da área de trabalho, sendo assim perfeitamente adequado para mostrar o caminho através de estruturas de menu e caixas de diálogo.

As Novas Ferramentas do Diretor

Antes de dar seus primeiros passos como um diretor de filmes, você obviamente precisa instalar o programa. Isso é bastante fácil para usuários cuja distribuição é compatível com os pacotes RPM ou Debian da homepage do xvidcap. O RPM fornecido pelo desenvolvedor do programa roda no Suse Linux 9.0 e Red Hat 9.0, entre outros. Há dois pacotes para o Debian: um para a versão atual (Woody) e outro para a versão de teste, mais conhecida como Sarge.

Usuários de outras distribuições precisarão compilar eles mesmos o xvidcap. Isso quer dizer que você deve ter em seu sistema os pacotes de desenvolvimento da libpng, libjpeg, e XFree86 instalados. Apenas siga o seguinte procedimento padrão: ./configure ; make ; su -c make install para compilar o xvidcap e instalar o programa no diretório /usr/local. Como o root é o único usuário com permissão para escrever nesse nível, você deve entrar com su -c para temporariamente assumir os privilégios de root no passo make install.

O xvidcap depende do programa ffmpeg [2] para criar videoclipes. Se ele não está instalado no seu sistema, a sua versão do xvidcap ainda poderá criar screenshots, mas não vídeos. Se a sua distribuição não inclui o pacote ffmpeg, será necessário compilar a versão ffmpeg incluída na distribuição do xvidcap. Para isso, adicione o parâmetro --with-forcedembedded- ffmpeg ao comando ./configure, para criar um xvidcap com ffmpeg embutido (embedded). Uma segunda opção é mudar para o subdiretório ffmpeg antes de compilar o xvidcap. Entre com ./configure; make; su -c make install nesse diretório para criar o codificador ffmpeg e o player ffplay e depois digite make install para instalar essas ferramentas em /usr/local/bin. A vantagem desse segundo procedimento é que ele permite utilizar o ffmpeg e o ffplay independentemente do xvidcap, o que a versão "embutida" não possibilita. A opção --with-gtk2 ./configure é também interessante se você mesmo estiver compilando o programa, já que ele cria um programa chamado gvidcap. Diferente do original, o gvidcap tem uma moderna interface baseada na biblioteca Gtk 2 que combina perfeitamente com a atual área de trabalho do Gnome.

O Script

Para iniciar a nova ferramenta instalada no passo anterior, digite um dos comandos abaixo:
xvidcap &
gvidcap &

O primeiro comando inicia a interface baseada em Motif, e o segundo a baseada em Gtk 2, mais "moderna". Os elementos de controle para o xvidcap (ver Figura 1) e o gvidcap (ver Figura 2) são organizados exatamente da mesma forma. Isso traz uma vantagem e uma desvantagem. A versão original parece um pouco tediosa, mas certamente é mais estável e muito mais configurável do que a versão mais atual. Estabilidade, configurabilidade e o fato de que ambas as interfaces são similares, são o que nos fizeram decidir concentrar-nos no xvidcap neste artigo.

Quando você inicia o programa, aparece na tela uma moldura vermelha do tamanho de um cartão de crédito para indicar a área de gravação. A moldura move-se com a janela do programa. Para evitar isso, você pode clicar no botão x para separar a moldura do resto do aplicativo. Como o tamanho padrão é pequeno demais para qualquer coisa, mesmo para a menor das ferramentas, é melhor definir a área de trabalho que você quer gravar antes de fazer qualquer outra coisa. Clique na mira da barra de ferramentas para transformar o cursor do mouse em uma mira. Você pode também segurar o botão esquerdo do mouse e arrastá-lo para definir uma área, ou clicar numa janela, se você estiver interessado apenas no conteúdo. Ao selecionar uma janela, o videoclipe não irá incluir sua barra de título. Depois de selecionar o local, o próximo passo é definir alguns parâmetros, como o formato da saída. [Alt+O] (ou [Ctrl+P] para o gvidcap) irá abrir a caixa de configuração mostrada na Figura 3. Antes de tudo, defina os valor de Max Frames em 0, já que o xvidcap tem uma restrição padrão de 30 imagens. O valor 0 remove esse limite, permitindo que você crie videoclipes de qualquer duração. Use a caixa Frames per Second (FPS) para especificar o número de imagens por segundo que o xvidcap irá capturar. O número padrão é 25 - não fique confuso pela maneira como ele é mostrado (25.000000). Se você precisa criar videoclipes em MPEG1 ou MPEG4, veja a página de manual do xvidcap (option — fps) para os valores necessários de FPS. Por exemplo, 25 e 50 são velocidades válidas para MPEG1, enquanto o MPEG4 pode usar valores entre 7.5 e 30. Se você entrar com um valor inválido, seus videoclipes vão rodar ou muito rápido ou muito devagar. Coloque a codificação do vídeo no campo codec (por exemplo, MPEG4). O padrão é MPEG1, mas você pode mudálo para MPEG4 e ter uma qualidade de gravação superior. A resolução dos vídeos MPEG1 que nós criamos era tão pequena que, às vezes, não conseguíamos decifrar alguns menus.

Vídeo ou Imagem?

Você precisa ainda digitar o nome do arquivo de saída na caixa File pattern. Se você deixar o nome padrão, frm-%04d.xwd, o xvidcap não irá criar um vídeo, mas, ao invés disso, irá gerar arquivos no formato xwd (x window dump) no diretório onde você iniciou o programa. A cadeia de caracteres %04d adiciona um número serial ao nome do arquivo da imagem, criando os arquivos frm-0000.xwd até frm-9999.xwd. O sinal de porcentagem mostra informações da formatação: 04d (d para decimal) especifica o número de dígitos. Se sua demonstração tem mais de 10.000 imagens, simplesmente mude o valor de File pattern para frm-%05d.xwd, ou mesmo frm-%06d.xwd. Você pode modificar tanto o nome do arquivo de base (frm) como o formato de saída. O xvidcap também pode criar arquivos JPEG ou PNG. Imagens isoladas são muito úteis se você precisa editar o resultado final ou se está tentando obter um screenshot complexo, como uma mensagem de erro que aparece em sua tela e desaparece, imediatamente, que programas como o Ksnapshot não conseguem capturar. Para criar um vídeo diretamente, mude a entrada em File pattern para qualquer nome de arquivo usando mpeg como extensão, por exemplo programdemo. mpeg. Para evitar ter de modificar as opções toda vez que você usa o programa, clique em Save. Isso diz ao xvidcap para guardar suas modificações no arquivo .xvidcap.scf dentro do seu diretório pessoal. O companheiro em Gtk 2 do xvidcap, o gvidcap, lê o mesmo arquivo. Em outras palavras, qualquer mudança que você fizer em um programa irá imediatamente afetar o outro. Apague o ~/.xvidcap.scf para recuperar as configurações padrão do programa.

Tomada Um, Ação!.

Clique no botão com o ponto vermelho para começar a gravar a área de trabalho dentro da moldura vermelha. Depois de mostrar os aspectos do software que você quer, clique no botão com o quadrado preto para parar de gravar. Você pode usar um player como o MPlayer (veja Figura 4) para exibir sua demonstração para o público. Para simplificar as coisas, você pode optar por usar a linha de comando de execução de vídeo ffplay que acompanha o ffmpeg. O seguinte comando inicia a ferramenta ffplay videodemo.mpeg Pressionar [q] encerra a apresentação. Depois de criar uma série de imagens, você pode clicar nos botões com as setas para percorrer as imagens individualmente. Clique no botão com a imagem de um lápis, à direita para abrir a imagem atual no Display, o visualizador de imagens do pacote ImageMagick. Você pode então clicar na janela da imagem para abrir um menu com uma série de funções de manipulação de imagem (veja Figura 5) como mudanças de cor e tamanho (Enhance), rotação (Transform) e uma série de efeitos (F/X). O botão com o desenho da tira de filme chama-se animate, outra ferramenta da coleção do ImageMagick. Como sugere o nome, o animate cria e executa uma animação feita com os arquivos das imagens individuais. Evite usar essa opção com um grupo de mais de 400 imagens. Fornecer muito material ao animate irá derrubar até mesmo os sistemas mais poderosos.

De Imagens a Videoclipes

O File g Make Video converte suas imagens em um videoclipe. O xvidcap examina o arquivo ~/.Xdefaults para descobrir que programa deve ser usado para essa tarefa. É aqui que os padrões dos programas gráficos ficam armazenados. O gvidcap não honra o ~/.Xdefaults, então o comando de conversão só funciona para o xvidcap. Vamos fazer de conta que você tem uma coleção de imagens no formato PNG, com os nomes baseados em uma cadeia de caracteres como pic%04d.png e quer usar o ffmpeg para converter essas imagens em um videoclipe MPEG1. Adione a seguinte linha ao arquivo ~/.Xdefaults:
xvidcap*mkVideoCommand:ffmpeg
-i %s video.mpeg

Ela diz ao xvidcap para chamar o ffmpeg quando você seleciona o comando Make Video. Para que isso funcione, você deve usar o ffmpeg propriamente dito, não é possível usar a versão embutida no xvidcap. O xvidcap substitui a cadeia de caracteres %s pelo padrão de nome usados nas imagens individuais, em nosso exemplo pic%04d.png. Como o ffmpeg reconhece essa nomenclatura, cria arquivos seqüenciais chamados pic0000.png, pic0001.png e salva o arquivo de saída, video.mpeg, sob o diretório atual. Há uma armadilha ao utilizar o ffmpeg para gerar um vídeo a partir de arquivos de imagens individuais. O codificador não sabe lidar com os arquivos xwd que o xvidcap cria como padrão. O ffmpeg utiliza os seguintes formatos de imagem: pnm, pam, pgmyuv, yuv, png, jpeg, e gif. O formato PNG é uma boa escolha ao capturar screenshots com o xvidcap. Para selecioná-lo, informe a extensão do arquivo como .PNG no item File pattern no menu de opções do xvidcap.

O caminho mais rápido para o sucesso para diretores amadores é dizer ao xvidcap para criar uma saída de vídeo e deixar o processamento de imagens individuais para usuários que estão insatisfeitos com videoclipes medianos e querem modificar o material bruto antes de gerar o videoclipe.

INFORMAÇÕES

[1] Página oficial do xvidcap: http://sourceforge.net/projects/xvidcap
[2] Projeto ffmpeg:http://ffmpeg.sourceforge.net/


CONFIGURAÇÃO (Botão direito do mouse em cima do nome do arquivo)

# by mordecai
# xvidcap configuration file

# frames por segundo
fps: 5.000000

# nome do arquivo
file: video_aula.mpeg

# máx. frames
max_frames: 0

# tempo em segundos
max_time: 45.000000

# qualidade (JPEG)
quality: 75

# compressão (PNG, GZIP)
compression: 0

# uso de memória compartilhada
shm: 16

# video codec usado pelo ffmpeg
codec: MPEG4

# que tipo de ponteiro de mouse vai ser usado na gravação? 0 = nenhum, 1 = branco, 2 = preto
mouse_wanted: 1

# usar captura de audio (0 não/ 1 sim)
audio: 1

# device para capturar audio
audio_in: /dev/dsp

# sample rate para captura de audio
audio_rate: 22050

# bit rate para captura de audio
audio_bits: 32000

# número de canais usados na captura de som
audio_channels: 1

# configurar autocontinue (0 não / 1 sim)
continue: 0

Curioso

putz, mão na roda ^^

vou instalar aqui e ver noq dá \o/

abraço

vitor

instalei..beleza...
fiz também uns vídeos normais..mas quando fui tentar fazer algo no xgl, grava, porém depois de algum tempo dá erro de..
"Falha de Segmentação" vou ver se faço outro tranquilo sem está no xgl...
pra ver se é problema msm quanto ao xgl...enquanto isso, alguma idéia?
Jabber: vitorml (a) jabber.cz

Curioso

Citação de: vitones1 online 10 de Outubro de 2006, 12:53
instalei..beleza...
fiz também uns vídeos normais..mas quando fui tentar fazer algo no xgl, grava, porém depois de algum tempo dá erro de..
"Falha de Segmentação" vou ver se faço outro tranquilo sem está no xgl...
pra ver se é problema msm quanto ao xgl...enquanto isso, alguma idéia?

vou fazer testes no xgl, ainda não tive tempo de testar o programa

vitor

Citação de: Curioso online 10 de Outubro de 2006, 17:18
Citação de: vitones1 online 10 de Outubro de 2006, 12:53
instalei..beleza...
fiz também uns vídeos normais..mas quando fui tentar fazer algo no xgl, grava, porém depois de algum tempo dá erro de..
"Falha de Segmentação" vou ver se faço outro tranquilo sem está no xgl...
pra ver se é problema msm quanto ao xgl...enquanto isso, alguma idéia?

vou fazer testes no xgl, ainda não tive tempo de testar o programa

depois que tentei no xgl, voltei para sessão normal, dá o mesmo erro... ;/
Jabber: vitorml (a) jabber.cz

vitor

cara...tu conseguiu abilitar o teu autocontinue?
o meu aqui por mais que eu abilite...quando clico em ok (no gvicap) ele desabilita depois...
acho que é isso...esse autocontinue "deixa" gravar depois que uma certa quantidade de frames é atingida..

veja ae.. ;)
Jabber: vitorml (a) jabber.cz

Curioso

olha, aqui ele até tenta gravar,mas fecha sozinho... :(

algumas opções que dizem alí em cima não existem no meu, como todas abaixo do mouse

Curioso

bounce

alguém sabe pq ele fecha sozinho??  :-[