Boa noite
ronaldcileide,
Como eu iniciei dizendo, eu sou inexperiente, o que eu relatei do computador travar ao usar a swap, foi apenas uma observação minha.
Na teoria, quando um programa está usando muita memória RAM (como um navegador web rodando vídeos em alta definição, um jogo rodando, ou até mesmo uma conversão de vídeo), parte dessa memória usada pode ser transferida para a swap, afim de liberar mais memória RAM para outros processos. O problema é que o HD é muito mais lento que a memória RAM, e quando ocorre essa "troca" de arquivos e códigos entre a memória RAM e o HD, o sistema vai ficar lento. Mas o que ocorreu aqui foi diferente disso: o sistema não ficou apenas lento, ele travou completamente.
Na prática, o problema não é apenas o travamento ocorrer, mesmo que não ocorra (deixando apenas o sistema lento, o que é normal devido a baixa velocidade do HD), há outro problema: o Ubuntu dá muita prioridade à swap. Assim, ela é usada mais constantemente do que deveria, e a lentidão ocorre com uma frequência alta: em anos de uso do Windows, não dava para saber quando o arquivo de paginação estava sendo usado, pois o gerenciamento de RAM ocorre melhor que no Ubuntu. Um exemplo: você, assim como eu, possui um computador com 4GB de RAM. Quando o sistema atinge certo uso dessa memória, digamos, 2GB de RAM (o que é comum em um sistema moderno), o Ubuntu passa a mandar para a swap arquivos e códigos de programas que deveriam estar na RAM, deixando o sistema lento (e no meu caso, travando o computador). Entenda o problema: mesmo com 2GB de RAM em uso, ainda há mais 2GB de RAM livres para ser usado, mas o Ubuntu já passa a usar a swap, pois como eu disse ele dá uma prioridade elevada para isso. A swap não é usada apenas quando falta memória, ela passa a ser usada muito cedo, deixando o sistema lento (e travando, no meu caso).
Para você não deixar de usar a swap, há uma alternativa, que é baixar a prioridade de uso da swap, dessa forma, raramente ela será utilizada, mas vai estar sempre lá para se por acaso o sistema precisar de mais memória. Mas que no meu caso não funcionou, pois mesmo baixando a prioridade, quando a swap era usada, o sistema travava. Para aprender como baixar a prioridade da swap, assim como essa prioridade ocorre, veja isso:
http://ubuntued.info/diminua-a-prioridade-da-swap-do-ubuntu-para-ter-melhor-performanceEu recomendo que você use a swap, ainda mais se não tiver certeza se vai precisar ou não usá-la, pois como eu acho que deixei claro, ela é usada quando o sistema está com pouca RAM disponível, e não apenas para hibernar o notebook ou computador.
Agora, quanto a informação de que a swap pode ser usada como arquivo e não como uma partição, eu não sabia. Vou pesquisar sobre isso e ver se no meu caso isso previne o travamento do computador quando ela é usada.
É por isso que mesmo sem ter certeza, eu gosto de responder aqui no fórum, pois acabo aprendendo sempre mais. Obrigado!