é seguro utilizar sistema exfat?

Iniciado por cairo, 20 de Março de 2014, 16:38

tópico anterior - próximo tópico

cairo

Tenho uma partição de backup no HD sempre utilizaei como fat32 até descobrir que não gravava mais do que 4Gb, então decidi modificar, e coloquei o exFat, reparei que é muito mais rápido que o NTFS.

Esse sistema é seguro para os arquivos? corrempe mais arquivos do que os outros?

Pensei em usar o ext4 mas tenho o windows no pc e ele não acessa esse tipo.

Então qual é o mais indicado, o NTFS ou exFAT?

outro detalhe foi que no gparted a opção de formatar em exFat fica desabilitado então fiz o seguinte processo:


sudo apt-add-repository ppa:relan/exfat
sudo apt-get update
sudo apt-get install exfat-utils exfat-fuse
sudo mkfs -t exfat /dev/sda7


Está certo?

Sergio Benjamim

exFAT é o substituto do FAT e FAT32 em mídias como cartões de memória (SSD) e pen drives. Para HD seria o NTFS mesmo.

O exFAT é formato proprietário da Microsoft, procure se informar se tem suporte 100% no linux.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

rihoem

O sistema exFAT é basicamente uma "gambiarra" sobre o sistema de arquivos FAT. Embora adicione algumas vantagens (como limite de tamanho maior para arquivos), ainda conta com muitas limitações do FAT, e inclusive adiciona alguns problemas. O principal empecilho é que ninguém sabe exatamente como o exFAT funciona, a não ser que tenha um acordo com a MS para obter as especificações. Por conta disso o suporte a esse formato é limitado no Linux, sendo que sistemas antigos (Windows XP para baixo) podem ter problema para lidar com ele. Além disso, exFAT não tem suporte a journaling, o que o torna bem mais propenso a perda de dados.

Em resumo, o ideal para uma partição de backup seria um sistema mais moderno e condizente com o propósito, que é guardar arquivos. Se for Linux, ext3, ext4, reiserFS, etc). Se você precisa de uma partição para usar no windows também, o melhor é ficar com NTFS, que está com um suporte muito bom no Linux. Mas o correto seria manter uma partição ext3, e no windows usar um programa que permita acessar (e até escrever) na partição do Linux. Apesar de ext3 ser um formato mais antigo, ainda é bem seguro e bem suportado. E como é livre, os programas para windows conseguem acessar essas partições com segurança, ao contrário da NTFS que ainda pode apresentar problemas. Infelizmente não existem programas que acessam partições ext4 ou reiserfs (ou outros) ainda, que eu saiba.

Aqui tem algumas dicas:
http://sejalivre.org/como-reconhecer-suas-particoes-do-linux-no-windows/
http://www.tecmundo.com.br/tutorial/23890-como-acessar-particoes-do-linux-no-windows.htm


cairo

bo avaleu pessoal, mudei para o ntfs mesmo, o exFat começou dando alguns problemas de compatibilidade aqui.

Agora o windows reconhece o ext3 também? então compensa muito mais o ext3 do que o NTFS

rihoem

O Windows reconhece através de programas externos. Até existem drivers que, quando instalados, fazem o windows acessar "nativamente" as partições ext3, mas não sei se são muito seguros. Já esses programas externos simplesmente permitem que você acesse, copie e apague arquivos, mas nada disso é feito nativamente através do windows explorer. Só para deixar claro.

Se você usa muito a partição e precisa de acesso direto através do windows, talvez fosse melhor a NTFS. Mas se você pode abrir mão de comodidade, talvez seja melhor usar a ext3 e acessar por esses programas.

Em todo caso, é bom manter backup redundante em outras mídias também :)