Antes que venham encher os comentários com ofensas à minha pessoa , como por exemplo: xiita, adorador do deus pingüim, dentre outras coisas, peço-lhes que reflitam comigo um pouco. Muito se fala que o Linux (e outros Sistemas Operacionais) não estão prontos para serem usados pela maioria da população, mas a que se deve essa afirmação? O Windows está realmente pronto para eles? É o que veremos.
Quando você compra um computador que vem com o Windows instalado, ele já vem bonitinho para uso, com todos os codecs instalados, com todo seu hardware funcionando e com seus principais aplicativos funcionando. Mas o que nem todos devem saber é que antes dele chegar em sua mão, ele passou por um ‘técnico’ que fez todo o trabalho pesado para você.
É ele quem instala os codecs, para seu Windows reconhecer seus vídeos e suas músicas, é ele quem instala e configura seu hardware adequadamente, é ele quem instala o Office (geralmente uma versão pirata), enfim, é ele quem prepara o sistema para ser usado no seu Desktop.
Mas e com o Linux? Bem, com o Linux, as coisas são bem diferentes, geralmente quem se interessa por ele baixa-o diretamente da internet. É como se você estivesse acabado de instalar o Windows, mas sem realizar os procedimentos que o nosso amigo ‘técnico’ realiza ele se tornará inutilizável, sem falar nos procedimentos de segurança, como instalar anti-vírus, anti-spyware e outros.
A grande diferença é que no Linux quem tem que fazer a parte ‘braçal’ vai ser o próprio usuário, assim ficando a imagem que ele ainda tem muito a evoluir para ser usado pela maioria da população.
Mas se formos ser completamente imparciais, o Linux ainda leva vantagem se for comparado ao Windows direto da ‘fabrica’, pois ele já trás consigo aplicativos que provavelmente você não precisará trocar, como por exemplo:
1) OpenOffice: Que para uma pessoa que não utiliza muitas formatações avançadas, ele é mais do que suficiente, ainda com a vantagem de exportar diretamente em pdf.
2) Gimp: Que para muitos compete diretamente com o Photoshop, não vou entrar no mérito desta questão, use-o e tire sua própria conclusão.
3) Firefox: Que sem duvida é um dos melhores (se não o melhor) navegador que existe.
4) Inkscape: Que pode concorrer diretamente com o Corel Draw.
Dentre outros softwares que vão do gosto de cada um. Já do outro lado, as coisas são bem diferentes, ele não vem com o Office instalado por padrão, apesar de serem da mesma empresa, não vem com nenhum anti-vírus instalado, não possuem um bom editor de imagens (prestem atenção que eu falei BOM), são desprovidos de um programa para desenho vetorial, ou seja, ele vem sem muitas coisas.
A grande jogada da Microsoft é fazer com que antes do produto deles chegar em sua mão, ele tenha que passar por outra pessoa, e ela, é quem realmente vai deixa-lo pronto para uso, tanto é que alguns deles perguntam quais softwares o cliente vai precisar.
Sei que tem algumas empresas que já distribuem o Linux direto nos computadores, mas infelizmente, eles não estão fazendo um bom trabalho, deixando o sistema todo desconfigurado e sempre colocando na cabeça do cliente que se ele quiser (e pagar uma taxa extra) eles instalam e MOLDAM o Windows de acordo com as necessidades deles.
Antes que venham falar que só estou aqui para defender o Linux ou coisas do tipo, quero falar que acho praticamente impossível um SO (Sistema Operacional) ser considerado pronto PARA SER USADO PELA MAIORIA DA POPULAÇÃO, pois cada um tem necessidades diferentes.
O que acontece nessa briga Windows X Linux, é que o Windows é moldado antes de chegar a casa do cliente, e com o Linux quem tem que fazer esse trabalho de molde é o próprio usuário (pelo menos por enquanto), e nesse quesito a Microsoft leva vantagem.
fonte:
http://linux-sem-misterio.securitybnt.com/