Discordo em partes.
Uma HD 3000 ou HD 4000 é bem fraquinha, para comparação com a maioria das placas dedicadas gráficas do mercado.
E se ele for jogar ? pode esquecer estas HD alguma coisa da Intel, que não vale a pena.
Eu até cheguei a colocar uma tabela de benchmark aqui no fórum, e elas ficaram quase em último no teste de desempenho.
Elas não poderiam nem ser cogitadas.
Que game
nativo no Linux não pode ser jogado utilizando-se para isso uma APU Intel i5 ou i7 Ivy Bridge (vídeo HD 4000)?
Placas dedicadas são úteis apenas para se jogar títulos
não nativos do pinguim. E mesmo neste caso esta opção é na verdade "uma gambiarra", pois o ideal seria utilizar o Windows em dual-boot (o que felizmente vem mudando dramaticamente nos últimos tempos).
Não por acaso a Intel é disparada a empresa que mais investe em drivers gráficos para a arquitetura livre, chegando inclusive a liberá-los meses antes da chegada dos chips gráficos ao mercado.
Em breve chegarão os novos chips Haswell (que inclusive já possuem suporte nas últimas versões do Kernel) que trarão um poder de fogo gráfico ainda maior ao pinguim.
Quanto a AMD/ATI, já fui um grande defensor da empresa. Porém, ações como a recente demissão em massa de desenvolvedores envolvidos com o Linux (sob a alegação da medida ter sido necessária porque a empresa está passando por dificuldades financeiras), vêm me fazendo mudar a forma como enxergo a empresa e seu envolvimento com o pinguim. Ainda assim estou na torcida para que revejam seus conceitos e mudem suas atitudes, especialmente com a nova onda de investimentos de empresas produtoras de games na arquitetura livre. Caso isso venha a se tornar realidade será fantástico, dada as APUs com ótimos chips gráficos da companhia.