Autor Tópico: Problemas com mouse serial no Xubuntu  (Lida 1262 vezes)

Offline denisjames

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Problemas com mouse serial no Xubuntu
« Online: 10 de Novembro de 2012, 22:09 »
Outro dia precisei instalar o Xubuntu 6.06 em uma máquina antiga de 2006 que rodava o ruWindows XP. O que não contava era que o Xubuntu por padrão não reconhecia o mouse que era daqueles antigos de serial. Procurei em diversos fóruns e achei inúmeros resultados porém cada um resolvia um pedaço do problema, então vou colocar aqui a resolução completa. Acho que com algumas modificações tal procedimento também funcione com o Ubuntu/Kubuntu/Lubuntu porém deve-se pesquisar os atalhos de teclado de cada interface gráfica.

1º Aperte as teclas 'Alt + F2' isso abrirá o 'Executar Programas' do Xubuntu;

2º No 'Executar Programas' escreva 'xterm' e tecle 'Enter'. Isso abrirá o 'Terminal' do XFCE;

3º Estando no 'Terminal' digite: ' sudo nano /etc/X11/xorg.conf ' (sem aspas). 'sudo' para dar permissão de super usuário, 'nano' para abrir o editor de texto, '/etc/X11' é a pasta onde esta o arquivo e 'xorg.conf' é para configurar o xorg.

4º Ele vai pedir a senha e depois abrirá o arquivo 'xorg.conf' no 'nano'. No 'nano' procure pelo item: 'InputDevice'. Eu fui descendo com a setinha do teclado mesmo. Há de se verificar que existem dois 'InputDevice' o primeiro provavelmente que refere-se ao teclado, portanto vá para o segundo.

5º No item 'InputDevice' procure a linha:
Option "Device" "/dev/input/mice" e altere para Option "Device" "/dev/ttyS0" (0 = ZERO).
Alguns fóruns vi que também indicaram trocar por Option "Device" "/dev/ttyS1" comigo funcionou com a primeira alternativa, mas se não der tente a segunda.

Siga para a linha:
Option "Protocol" "ExplorerPS/2" ou Option "Protocol" "ImP/2" e altere também para Option "Protocol" "auto".
Vi também que alguns usuários trocaram por Option "Protocol" "Microsoft" comigo funcionou com a primeira alternativa, mas se não der tente a segunda.

6º Salve as edições com 'Ctrl + X' tecle 'S' para confirmar e depois 'Enter' para manter o nome e o local original do arquivo.

7º Feche o 'Terminal' digitando 'exit' e tecle 'Enter'. Agora será necessário reiniciar a interface, como supracitado fiz no Xubuntu e portanto digitei 'AltGr + PrintScrn + K'. O mouse funcionará depois de alguns segundo de o sistema ter iniciado é só aguardar. :)