Tenho uma Lanhouse com 23 pcs, 1 servidor ubuntu server(192.168.1.48) com a última distro instalada (uso o squid para controlar o tipo de conteúdo acessado e para controlar a velocidade do download para determinados arquivos durante um período do dia), 1 pc uso simplesmente para gerenciar o tempo dos acessos e outros (192.168.1.100)(função de administrador da lan) e as demais são estações configuradas com ip apartir de 192.168.1.101 até 192.168.1.121, usam gateway 192.168.1.1 que vem do roteador (configurado com banda larga do serviço speedy da telefonica na velocidade de 8 MB).
Fiquei sabendo que poderia usar o Cbq para gerenciar o limite de banda que quero dar a cada estação minha individualmente por ips configurados em arquivos de configuração, isso se a máquina (servidor) atuar como um gateway, impedindo assim que outros serviços que não são limitados pelo Squid como rede p2p e outros possam ser com o Cbq- Pergunta 1:
Isso é verdade? há essa possibilidade?
- Pergunta 2:
Caso a resposta seja sim, usando os comandos como usuário root
~#echo "1" > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
~#iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE
posso configurar as demais máquinas das estação com o Ip do servidor (192.168.1.48) como gateway ao invés do Ip do roteador (192.168.1.0)? Essas máquinas nesse momento a meu ver passaria a buscar a internet apartir do meu servidor e não mais do roteador certo?
- Pergunta 3:
Apartir daí já poderia fazer o download e instalar o CBQ.Init, criar o diretório padrão dele, mover o script para pasta padrão dele , dar permissão, iniciar o script e aí criar o arquivo de configuração colocando as regras de limite que quero? estou indo correto com meu raciocinio?
Acho que isso poderá ajudar muita gente que quer limitar a banda de alguns micros de forma eficiente e prática, peço ajuda a vocês para poder criar essas configurações de forma básica respondendo antes se estou no caminho certo ou não, ou se não é bem assim que o Cbq funciona. Obrigado e aguardo respostas de vcs... Viva o linux! Viva o Ubuntu!