Olá TiagoFilipe,
Agora tentando responder sua pergunta.
Suponha que v. execute, dentro de um terminal, o comando para baixar o arquivo indicado (não precisa nem digitar, com o mouse é só copiar e colar a linha de comando no próprio terminal, depois dar Enter):
wget
http://www.kernel.org/pub/linux/utils/util-linux-ng/v2.18/util-linux-ng-2.18.tar.bz2O wget, que é o comando ordem para baixar, fazer o download do arquivo, se nenhuma outra instrução for passada, irá colocar o arquivo baixado dentro da pasta em que foi executado.
Assim, no caso comum, supondo que v. esteja na sua pasta /home/seu_nome_usuario, identificado no prompt do terminal por ~$ (símbolos til-dolar, exemplo de prompt: user@hal9000:~$ ) é aí que o arquivo tar.bz2 será baixado.
Baixado o arquivo, que como dito, é recebido no formato tar.bz2, que é uma forma compactada, usada para facilitar a transferência pelo Internet, o próximo passo é descompactá-lo para se obter a sua forma original (alguém lá na origem fez a compactação, quem recebe faz a descompactação), o que pode ser feito pelo seguinte comando em linha de terminal (também poderia numa janela em ambiente gráfico apenas clicar no botão direito do mouse e usar o "extrair aqui"):
tar xf util-linux-ng-2.18.tar.bz2
Ao usar esse comando (ou o mouse). dentro do diretório /home/seu_nome_usuario, pode-se ver que foi criada a pasta (digite ls (ele+esse) para ver o conteúdo do diretório) /home/nome_usuario/util-linux-ng-2.18, (talvez na cor azul, no sistema de cores padrão para o terminal, indicando que se trata de uma pasta, um diretório).
Entre agora dentro dessa pasta (cd é change directory, mudar de diretório):
cd util-linux-ng-2.18
Agora é só digitar no terminal:
./configure (note que começa com um . (ponto) antes da barra)
depois que terminar, então é digitar:
sudo make install
O 'make install' necessariamente deve ser executado com poderes de root (administrador do sistema), sem o que irá falhar, uma vez que ele precisa fazer tarefas em arquivos que são do root.
Não pode aparecer nenhuma mensagem de erro ao término da execução, caso apareça, reveja os procedimentos.
Se tudo der certo, o pacote está instalado.
Tentando explicar um pouco, em rápida pincelada:
Neste caso, 'configure' é um longo script (20617 linhas) existente dentro da pasta, isto é, são linhas de código que serão executadas para, digamos assim, preparar a instalação do que seja necessário ao propósito do pacote baixado.
A ordem para executar o script é dada pelo ./ (ponto-slash, ou se quiser, ponto-barra, slash significa apenas 'linha inclinada').
Se clicar com o botão direito do mouse sobre o script 'configure', na aba 'Permissões", é possível observar que ele está marcado como "Permitir execução do arquivo como um programa".
Um script nada mais é do que uma sequência de comandos que são executados pelo interpretador de comandos do sistema, que no caso é um programa chamado bash, ou seja, ao invés de ficar digitando no terminal as 20617 linhas necessárias à instalação do pacote, o que seria um trabalho monstruoso de se fazer, enormemente sujeito à erros de digitação, alguém (o desenvolvedor, o programador, o criador do software) escreveu esses comandos num arquivo texto o qual pode ser executado como se tivesse sendo digitado no terminal.
Tudo preparado, é hora de executar a instalação propriamente dita, para o que é necessário um programa executável, que para ser executável precisa estar compilado.
Compilar, em rápida definição, é converter um programa de linguagem de alto nível (C++ por exemplo é uma linguagem de alto nível) em um programa em código de máquina, o qual pode ser executado diretamente. O computador, no nível de máquina, não entende letras, palavras ou quaisquer símbolos, entende 0s e 1s (zeros e uns).
Quem vai fazer isso é o 'make' daquela sequência.
Se observar dentro da pasta criada existe um arquivo texto de nome INSTALL onde o desenvolvedor informa o que é necessário para fazer a instalação do pacote que ele criou, muitas vezes esclarecendo aspectos importantes do software. Havendo alguma facilidade com o inglês sempre é bom ler esse arquivo.
O que importa no final das contas, é o código fonte, isto é, os códigos primários que o desenvolvedor disponibiliza para executar determinada tarefa, daí em diante são apenas passos, dessa ou daquela forma, para chegar ao código objeto, que é o que vai efetivamente ser executado pelo computador.
Essa evidentemente é uma explicação simples para algo complexo, mas creio que seja suficiente para melhor compreender inicialmente a idéia, ainda que de uma forma ligeira.
Um ponto a notar: como você estará fazendo uma compilação manual agregando um driver ao kernel para que seja executada a tarefa de reconhecer o formato exFat, se ocorrer uma atualização de kernel será necessário refazer a compilação para o kernel atualizado ou continuar usando o kernel anterior, isso até que o "team-kernel" (os desenvolvedores do núcleo do sistema Linux) incorpore de vez essa funcionalidade por padrão, o que por extensão fará com que o Ubuntu também a tenha por padrão.
Voltando ao procedimento específico, do ponto de vista do usuário normal, **estando dentro da pasta** originada pela descompactação com os arquivos necessários, no terminal executar a sequência:
./configure
e depois,
sudo make install
Aí é fazer os comandos de cópia conforme a receita postada, apenas notando que lá o caminho é mencionado de forma incompleta ou v. deve se mover para dentro daqueles diretórios.
Supondo que v. tenha descompactado dentro da pasta /home/seu_nome_usuario, e então é aí que estará a pasta util-linux-ng-2.18, o comando completo seria:
Para 32bits:
sudo mv /lib/libblkid.so.1.1.0 /lib/libblkid.so.1.1.0.backup
sudo cp /home/seu_nome_usuario/util-linux-ng-2.18/shlibs/blkid/src/.libs/libblkid.so.1.1.0 /lib/
---> comando acima, tudo em uma única linha, atenção, talvez a formatação de página aqui do Forum quebre a linha; 'seu_nome_usuario" você substitui pelo caso concreto.
Para 64bits, mesma coisa, só mudando o diretório /lib64:
sudo mv /lib64/libblkid.so.1.1.0 /lib64/libblkid.so.1.1.0.backup
sudo cp /home/seu_nome_usuario/util-linux-ng-2.18/shlibs/blkid/src/.libs/libblkid.so.1.1.0 /lib64/
[]'s