Olá pedrohd, vamos em frente. :-)
1) Tentando melhorar a compreensão da questão, por favor, no terminal, execute os seguintes comandos e poste os resultados:
ls -R /proc/acpi/battery
cat /proc/acpi/battery/BAT1/info
2) Ocorreu-me uma experiência cujos resultados podem ser interessantes para melhor avaliar os substratos do sistema em que o problema ocorre.
2a) Vá para o modo texto puro (tty) e desative o ambiente gráfico.
Ctrl+Alt+F1
sudo service gdm stop
Deixe o computador fazendo uma tarefa contínua simples qualquer, que é apenas para deixar a cpu de fato com uma tarefa além daquelas comuns do sistema, e observe a duração da bateria (ou no mínimo deixa uma meia-hora fazendo isso, já que no ambiente gráfico só fica 10 minutos) ou então verificando se o problema de desligamento ocorre também nesse nível, o que sugere acpi-bios pura e não apenas o gnomepm.
Por exemplo, pode deixá-lo continuamente pingando contra o próprio roteador.
Supondo que seu roteador seja 192.168.1.1
ping 192.168.1.1
Caso por qualquer razão não saiba o endereço do roteador, digite:
route
O que aparece na coluna "Roteador" como "default" é o número do tal.
Caso v. não tenha roteador, por estar diretamente ligado ao modem, ping continuamente para um endereço externo qualquer.
ping
www.uol.com.brou
ping 8.8.8.8
Para parar o ping mate o processo com Ctrl+C
Se o segundo comando no item (1) acima resultou positivo, execute aquele comando agora também nesse nível e anote os resultados.
Como aqui v. não tem ambiente gráfico para copiar e colocar a saída do comando, então direcione essa saída para um arquivo que depois, quando retornar ao ambiente gráfico, v. possa abrir e aí sim usar o copiar e colocar.
cat /proc/acpi/battery/BAT1/info >> /home/seu_nome_usuario/regbattery.txt
a linha acima está pegando a saída do comando (parte à esquerda da linha) e direcionando-o para um arquivo de nome regbattery.txt o qual se encontra no /home/usuario.
Ou seja, ao voltar ao ambiente gráfico procure pelo arquivo regbattery.txt dentro do seu home/usuário e agora pode abri-lo como normalmente faz, clicando nele ou usando o gedit em linha de comando, e então poderá copiar e colar o que tiver obtido de resultado.
reinicie com
shutdown -r now
2b) Estando em tty vá para init 1 (é um e não ele) e repita o procedimento acima. Precisa estar como root para executar init 1.
É só digitar e dar Enter:
init 1
Obs: talvez o sistema seja lançado numa tela de "Menu de Recuperação" ao ir para init 1, escolha "root - desistir e ir para terminal do root com rede", acione a tecla TAB para ir ao OK e dê Enter, aí coloque para pingar como acima.
Repita os procedimentos anteriores, deixando igualmente por um tempo suficiente para avaliar a duração da bateria.
[]'s