Olá a todos,
Fiz a aquisição do serviço de internet Livre.com (antigo Giro) da Embratel. Comprei o aparelho Huawei ETS 2555, que é conectado via porta USB à máquina para conexão com a internet.
Pesquisei na internet como fazer a configuração do aparelho no Linux, e seguindo os passos que encontrei sobre o aparelho Nokia 1508i, que era utilizado para internet da Embratel anteriormente, consegui fazer a conexão com o Ubuntu 11.04.
Só que estou tendo o mesmo problema que os usuários do aparelho Nokia estavam encontrando: Só se consegue utilizar o aparelho e fazer a conexão no Ubuntu 11.04 caso tenha antes entrado pelo Windows, realizado a conexão com a internet, não precisa nem navegar, e depois reiniciar e conectar no Linux.
Se eu acesso o Windows e faço a conexão, reinicio a máquina e entro no Ubuntu 11.04, dou os seguintes comandos para carregar o driver:
# modprobe -r usbserial
# modprobe usbserial vendor=0x12d1 product=0x1803
Então é criado o /dev/ttyUSB0, e abrindo o gnome-ppp ele até detecta automaticamente as configurações do aparelho. Caso a conexão caia, ou precise reiniciar o Ubuntu 11.04, ao executar o mesmo procedimento para carregar o driver vai tudo certo, ele cria o /dev/ttyUSB0, mas no gnome-ppp não reconhece mais o modem. Se clico no botão detectar aparece a seguinte mensagem de erro:
Sorry, no modem was detected! Is it in use by another program?
Neste caso é necessário entrar no Windows novamente e fazer uma conexão para que o aparelho seja detectado novamente pelo Ubuntu 11.04. Isto acaba sendo um incomodo, pois uma simples queda da conexão obriga que a máquina seja reiniciada e tenha que acessar o Windows para depois voltar ao Ubuntu 11.04.
Alguém conhece alguma solução para este problema? Parece que há algum comando ou parâmetro que ativa o aparelho quando conecto pelo Windows, mas que no Ubuntu 11.04 não está sendo realizado.
Se alguém puder ajudar ficarei muito grato, pois é o único serviço de internet que consegui na região onde moro, não tenho outra alternativa. Não quero mais utilizar Windows, quero ficar apenas com o Linux.
Des de já agradeço.