Não uso o Gnome desde o Conectiva 3 (ou 5). Assim, perdi a minha manhã tentando incluir ítens no Menu, o que não é tão intuitivo e simples como no kde.
Primeiramente, não consegui descobrir o caminho das pedras para mexer no menu "Computer". Consegui incluir os ítens relativos à minha impressora, que é uma canon i-320, que só funciona com os drivers proprietários da TurboPrint, no menu Aplicações, no qual criei uma nova pasta "Ferramentas" e incluí os dois ítens, "TurboPrint setup" e "TurboPrint config".
Como não consegui localizar entre os ícones disponíveis nenhum para impressoras, deixei sem ícone, para incluí-los depois. A essa altura o menu estava funcionando.
Mais tarde, baixei do site do Gnome um arquivo de ícones e alterei as propriedades dos lançadores para incluir os ícones desejados. A partir daí, o submenu Ferramentas que eu havia criado sumiu com o ícone que eu lhe havia atribuído (um dos oficiais) e o mesmo passou a apresentar-se como vazio.
Editando o menu, via nautilus, exlcui as duas entradas mas o ícone da pasta não voltou e o seu nome passou de "Ferramentas" para "Menu".
Vencido, exclui a pasta, para tentar de novo depois. Mas aí, a pasta "Escritório", instalada pelo Ubuntu, imediatamente acima passou a se apresentar como "Escritório" e nada que eu fizesse, em termos de edição, resolveu o problema.
Será que alguém tem uma solução para isso?