Olá Gjgrobe
Pois é, amigo. Tentei várias receitas postadas aqui mesmo e em outros fóruns e não consegui muita coisa. Mas, pelo menos, vi que esse problema aconteceu com muita gente. Mas, felizmente, consegui resolver. Não sei se é o meio mais correto, mas, para mim, deu certo.
Lá vai.
Como eu havia relatado antes, ao reiniciar o computador após uma atualização automática, o Ubuntu não mais iniciou e ficou apenas uma tela preta, sem qualquer caracter ou cursor. Pelo Grub tentei usar versões anteriores do Kernel, mas eu só conseguia chegar no Initramsf e não conseguia sair dele. Usei um LiveCD mas só conseguia abrir o Ubuntu com o comando de testar sem alterar o computador, o que não resolvia, pois eu não tinha acesso aos arquivos do HD. Tentei várias outras formas de iniciar o HD e nenhuma deu resultado.
Já meio conformado em perder arquivos, tentei o recurso de instalar novamente o Ubuntu 9.10 pelo LiveCD e escolhi a opção de instalá-lo paralelamente ao antigo. E deu certo!
Primeiro, porque a instalação dessa forma permitiu-me manter a partição anterior e o Ubuntu "novo" conseguia ler os arquivos normalmente, o que me deu a chance de atualizar os backups e não perder nada. Depois, com a criação de um novo Grub, foi possível iniciar o "antigo" Ubuntu, com todas as configurações anteriores e, assim, aprimorar as cópias dos arquivos (usei para isso uma rede local e copiei todos os arquivos em outra máquina).
Um detalhe é que no momento da nova instalação, a partição anterior SDA1 informava que não havia OS, mas, depois da instalação, o sistema foi recuperado.
Depois de recuperar todos os arquivos do HD, instalei novamente o Ubuntu 9.10, mas desta vez usei a opção de formatar todo o HD e fazer a instalação "limpa". Depois, usando novamente a rede doméstica, copiei de volta os arquivos e refiz as configurações, temas e instalei os programas novamente.
O meu computador é um Note Amazon (1 M de Ram e HD 80 Gb) que uso há 3 anos e sempre com Ubuntu (comecei com o 7.04), sempre atualizado pelo gerenciador de atualizações. Com essa nova instalação "limpa", ele ficou bem mais rápido e estável e eu pude refazer as configurações de moto a manter a mesma aparência anterior, reinstalei os programas que costumo usar e tudo está funcionando perfeitamente.
Afirmo que este problema deve ter sido causado por algum "acidente" do gerenciador de atualizações e continuo sendo um fã do Ubuntu, pois minha máquina só tem este OS. É admirável o trabalho dos desenvolvedores e dos amigos deste fórum que apresentam várias opções de ajuda a usuários leigos como eu.
Agradeço a todos e espero que esta minha (longa) narrativa possa ser útil a outros usuários.
Antônio C Ribeiro